Tecnologias do concreto

Concreto auto-adensável é um dos concorrentes do convencional e está conquistando o mercado da construção.

Na indústria da construção civil, o concreto cumpre papel fundamental. Presente em grande parte das obras, o material, formado por misturas entre cimento e agregados – como areia, pedra, água e aditivos – já conquistou o mercado e por isso vem ganhando novas tecnologias de usabilidade. Entre as diversas técnicas desenvolvidas, destaca-se o concreto auto-adensável, também conhecido com CAA.

O principal benefício do concreto auto-adensável, que o faz ser cada vez mais utilizado na indústria da construção civil, e a principal diferença em relação ao convencional, é o total preenchimento dos espaços da fôrma, sem a necessidade intervenções. “Este tipo de concreto se molda com seu peso, mantendo a homogeneidade, sem precisar de outras tecnologias, como adensamento e vibração externa. Desta forma, está conquistando os setores de pré-moldados, pré-fabricados e também de aplicações de concreto em geral”, explica Fabio Pires, diretor da Camargo Química, empresa especializada em produtos químicos para a construção.

Duas características são fundamentais para o trabalho do CAA e que diferem de outros concretos: fluidez e estabilidade. São ambas as propriedades que garantem a facilidade de preencher amplamente os espaços e também evitar que haja exsudação e segregação. Segundo Pires, a fluidez é que proporciona o preenchimento e a estabilidade contribui com a homogeneidade.

Para formar o concreto auto-adensável, utilizam-se os mesmos produtos do concreto convencional, porém com mais adição de finos, que podem ser aditivos plastificantes e modificadores de viscosidade, além de minerais ou fílers. A Camargo Química, por exemplo, possui duas linhas de plastificantes e superplastificantes para adicionar na fabricação do CAA: Admix Hyper, superplastificantes a base de policarboxilatos e isentos de cloretos; e Admix, plastificantes e redutores de água. “As adições são os componentes fundamentais para garantir a fluidez e a estabilidade. As duas linhas da Camargo atuam diretamente nestes objetivos do concreto”, destaca Pires.

Vantagens

O concreto auto-adensável apresenta soluções mais rápidas e eficientes em obras, o que ocasiona em otimização de mão de obra. Além disso, também garante bom acabamento, bombeamento em grandes distâncias, durabilidade das fôrmas, antecipação nas operações de cura, facilidade de nivelamento, redução do custo de aplicação por m³ de concreto, bem como a não necessidade de espalhamento e vibração.

Uso

Assim como o concreto convencional, o CAA é indicado para uso de diversas estruturas da construção civil, como: fundações executadas por hélice contínua; paredes, vigas e colunas; estações de tratamento de água e esgoto; reservatórios de águas e piscinas; pisos, contrapisos, lajes, pilares, muros e painéis; acabamento em concreto aparente; peças pequenas; e fôrmas com grande concentração de ferragens.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: