Terminal de Contêineres de Paranaguá amplia data center e atinge nível internacional de segurança da operação

Um dos maiores negócios do segmento na América do Sul, TCP está passando por processo de expansão da capacidade do terminal. Projeto de tecnologia foi coordenado pela Indyxa. 

O Terminal de Contêineres de Paranaguá (TCP) está recebendo o maior investimento do setor portuário no Brasil. São R$ 550 milhões em obras de ampliação da capacidade de movimentação, que passará dos atuais 1,5 milhão para 2,5 milhões de TEUs ao ano. E a tecnologia não poderia ficar de fora da expansão. Foi para dar ainda mais segurança à operações críticas e garantir a continuidade das atividades mesmo em situações emergenciais, que o TCP aumentou também a estrutura do data center. O projeto contou com as soluções de infraestrutura implementada pela Indyxa e parceiros, marca catarinense de tecnologia.

Depois de uma análise criteriosa da operação, um novo espaço abriga o data center do TCP. A estrutura inclui topologia com equipamentos, além da segurança completa de ambientes críticos com as tecnologias VMware Stretched Cluster (Virtualização), Oracle RAC (Banco de Dados), HPE Peer Persistence (Armazenamento) e HPE IRF (Comunicação). Na prática, isso significa que a operação portuária e todas as soluções tecnológicas envolvidas nela agora são redundantes e seguem operando mesmo em situações críticas.

A sala que abriga os equipamentos foi projetada para certificações internacionais EN1364-1 e EN1634-1, que garantem proteção, por exemplo, de 90 minutos contra um incêndio na área externa. O espaço tem sistema de climatização e precisão, geradores, UPS, controle de acesso, sistema supervisório e de detecção, alarme e combate a incêndio. Sendo essa parte do projeto conduzida pelo parceiro de negócio, Clemar.

De acordo com Marcos Setim, Gerente de TI, ser referência na área portuária não só no volume de operações, mas também na segurança delas, é um dos focos do TCP. “O objetivo do projeto foi a transformação do data center visando atender o crescimento e continuidade do negócio no médio e longo prazo. Ele foi atingido”, diz.

De acordo com o gerente de projetos da Indyxa, Douglas Cassaniga, esta foi uma entrega de grandes dimensões. “Um dos maiores desafios foi a implantação, que aconteceu de forma cirúrgica e sem impactos na operação do TCP”, afirma. “Atuamos como fornecedora de tecnologia e integradora de todos os parceiros envolvidos. O resultado nos enche de orgulho”, adiciona.

Sobre a Indyxa

Uma das maiores empresas de tecnologia do Sul do país, com mais de 120 colaboradores, distribuídos em quatro sedes (Blumenau, Brusque, São Paulo e Cidade do México), a empresa possui mais de 15 anos de experiência no segmento. Integramos em nosso portfólio soluções e serviços em infraestrutura de TI com inteligência de negócios, cloud services, segurança e continuidade, ativos e projetos e serviços gerenciados.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: