Thomas e seus amigos: da TV para as páginas dos livros

Um dos desenhos animados de maior sucesso entre crianças de quatro a seis anos é o personagem Thomas e seus amigos, exibido na Discovery Kids Brasil. Na onda deste sucesso, a Editora Vale das Letras, de Blumenau (SC), lança uma série especial de livros, na qual os trens e locomotivas protagonizam histórias criativas e diversas aventuras. O objetivo da empresa é unir o gosto pela animação aos benefícios da leitura. “Além de contribuir para o aprendizado da linguagem, as obras possuem elementos que auxiliam na melhor compreensão dos textos e histórias. Cada conto, baseado em episódios já televisionados, apresentam situações que colaboram para a formação pessoal, por meio de histórias educativas e com cunho moral”, ressalta Eduardo Reis Silva, sócio da editora.

Cada livro da série, composta por oito obras, contém 32 páginas, textos leves e ilustrações coloridas. No fim de todos eles, existe uma relação de perguntas baseadas nas histórias, que desafiam os pequenos leitores, auxiliando na compreensão dos textos. Criada há mais de 60 anos, a animação conta as aventuras de Thomas, um trem azul encantador, e seus amigos, entre eles um ônibus, um helicóptero e um trator, na ferrovia da Ilha de Sodor. O desenho explora diferentes temas, como os valores familiares e trabalho em equipe. Além disso, os episódios estimulam o desenvolvimento cognitivo, social e emocional das crianças em idade pré-escolar, por meio de cores, contagem de números ordinais, vocabulário e narração de histórias.

A Vale das Letras já distribui, desde 2011, outros dois produtos com a imagem dos trens e locomotivas. Uma das obras reúne histórias de Thomas e seus amigos e acompanha um kit criativo de atividades, e o livro possui um projetor embutido e dez discos com cenas que podem ser vistas em uma tela ou na parede de casa.

Sinopses

Thomas, James e o Trabalho Sujo – Quando James é escolhido para levar o prefeito de Sodor ao Festival das Luzes, ele passa o dia todo se arrumando e não ajuda seus amigos com o trabalho. Será que o Festival acontecerá sem a ajuda de James?

Thomas, Emily e Vagões Especiais – Emily está empolgada para buscar os vagões especiais para a apresentação de Gordon, mas Diesel resolve aprontar uma e os esconde. Será que Emily conseguirá encontrar os vagões a tempo?

Thomas e o Controlador Verde – Quando Sir Topham Hatt fica doente, Lady Hatt coloca um novo controlador no comando – Percy. Logo ele está mandando em todo mundo. Será um trabalho muito grande para a pequena locomotiva?

Thomas e a Lâmpada do Farol – Na noite do Festival da Colheita, Thomas precisa ir ao Farol levar uma lâmpada nova. Ele quer voltar a tempo para ver os fogos de artifício… Mas será que ele conseguirá chegar em segurança?

Thomas e o Show de Mágica – Quando o Grande Mágico visita Sodor, Thomas precisa ajudar a preparar o show. Mas ele fica tão empolgado, que não presta atenção e busca as coisas erradas. Será que o show irá continuar?

Thomas em… Diversão e Travessuras – Thomas está muito orgulhoso de seu novo apito e fica apitando o dia todo, fazendo as outras locomotivas pularem de susto! Mas logo a travessura barulhenta de Thomas criará problemas para ele.

Thomas, Percy e o Parque de Diversões – Um parque de diversões chegou a Sodor! Sir Topham Hatt tem um trabalho especial para Percy, mas ele não quer fazê-lo. Se Percy não fizer o trabalho, haverá parque de diversões?

Thomas e a Festa à Fantasia – Sir Topham Hatt vai dar uma festa à fantasia para as crianças. Mas Thomas também quer participar. Uma incrível surpresa espera todos eles quando Thomas aparecer em sua fantasia especial!

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: