Tratado de Livre Comércio entre Mercosul e União Europeia criará oportunidade para empresas brasileiras acessarem novos nichos de mercado

Tema será tratado por especialistas internacionais durante o Febratex Summit, que ocorre em novembro em Blumenau

O Tratado de Livre Comércio entre o Mercosul e a União Europeia, assinado em junho deste ano e que ainda depende do processo de ratificação, é um dos temas a serem debatidos na Febratex Summit, que acontece nos dias 06 e 07 de novembro no Parque Vila Germânica, em Blumenau. Para falar sobre o tema, o evento receberá, no dia 7, o especialista italiano Francesco Marchi, que foi diretor geral da Euratex e que atualmente é consultor e monitora as políticas comerciais e industriais da União Europeia (UE) relacionadas a têxteis e vestuário.

 

Marchi salienta que, a partir do acordo, as empresas brasileiras terão uma oportunidade fantástica de criar ou acessar novos nichos de mercado e atender a solicitações específicas da UE. “A crescente competitividade dos produtos têxteis brasileiros enviados para a União Europeia resultante do declínio das tarifas garantidas no Tratado de Livre Comércio e do respeito às regras de origem, representa a principal oportunidade para que essa indústria lucre com a dimensão e diversidade dos mercados europeus”, aponta.

 

De acordo com o especialista, outro possível benefício diz respeito à cadeia de valor brasileira de fios e tecidos que, a médio prazo, aproveitará o efeito da cooperação industrial aprimorada, inovações conjuntas, crescentes investimentos e acordos bilaterais entre a UE e as empresas brasileiras de têxteis e de vestuário. “Esse movimento será iniciado pelas empresas maiores ou mais renomadas nos dois parceiros. Mas, como mostra a experiência da União Europeia, as PMEs deverão seguir o mesmo caminho”, acrescenta Marchi.

 

Sobre Francesco Marchi

Francesco Marchi é italiano, mestre em economia pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica). Passou 35 anos de sua carreira no setor têxtil e de vestuário, começando na área de pesquisa e marketing e posteriormente gerente assistente de produto em um dos três maiores grupos têxteis belgas. Durante este período adquiriu um profundo conhecimento das políticas da União Europeia e comércio internacional de produtos têxteis e de confecção (regras e negociações da OMC, regras de origem, questões de acesso ao mercado, negociações do Tratado de Livre Comércio); a política industrial da UE e a transformação da indústria (transformação industrial, alargamento da UE, impactos econômicos, sustentabilidade etc.) trabalhando para organizações de lobby de tecidos e roupas da UE como Comitextil e Euratex desde 1989.

Marchi foi diretor geral da Euratex de 2009 a 2018, agregando profundo conhecimento e experiência no setor. Desde então, Marchi continuou a monitorar as políticas comerciais e industriais da UE relacionadas a têxteis e vestuário, contribuindo para algumas publicações e desenvolvendo seu conhecimento na transformação de empresas em “organizações do tipo cerceta”, usando as abordagens de inteligência coletiva.

 

Febratex Summit

O Febratex Summit será um fórum de conhecimento que reunirá os principais líderes do mercado têxtil nacional e internacional, tem como propósito promover o conhecimento, apresentar tecnologias, indicar caminhos para a digitalização da indústria têxtil brasileira e torná-la ainda mais competitiva no mercado globalizado. Apresentará cases de sucesso divididos em três trilhas de conteúdo: Inovação, Business e Sustentabilidade, com palestras, painéis e exposição de startups com soluções para o setor têxtil. Com mais de 25 convidados renomados da área têxtil, dez internacionais, os participantes terão a oportunidade de conhecer novas ideias e modelos de negócio, ter contato com tecnologia e conhecimento científico na era da digitalização.

Além de Francesco Marchi, o evento reunirá grandes nomes como Ana Tavares, da Tintex; Paulo Vaz, da Associação Têxtil e Vestuário de Portugal; Manuel Pizarro e Vasco Pizarro, da Pizarro S.A; Miguel Pedrosa, da Pedrosa & Rodrigues SA; comendador José Manuel Ferreira, da Valerius Group; Braz Costa, da Citeve; e Stéphan Verin, da UP-TEX.

Os ingressos são limitados e já estão à venda no site febratexsummit.com.br.

 

Apoio e patrocinadores

Lojas Renner e Silmaq são Patrocinadoras Premium. A Epson e Audaces são Patrocinadoras Advanced, e Lectra, Golden Technology, SPGPrints e Cia Hering, Patrocinadoras Target. Color Química do Brasil e TNS são empresas parceiras. O evento também é apoiado por: Sintex, Fundação Hering, SCMC, ABVTEX, ATP (Associação Têxtil Portuguesa), Instituto-E, Istituto di Moda Burgo, Senai, Unisinos Moda, Universidade Feevale, FURB, UFSC, Cordontextil, Fashion Innovation Bureau, FIESC, CIESC, OAB-SP, Sinvest, Abimaq, Abit, ABTT, SindRoupas CE, Sindconfecções CE, Sinditêxtil CE, ASCAP, ACIT, ACIC, AMPE, FAMPESC, Unimed Blumenau, Expotextil Perú, Pesponto, Plastic Concept, Hug Infláveis, Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau.

 

Agenda Febratex Summit

Data: 06 e 07 de novembro de 2019

Horário: das 9h às 19h

Local: Parque Vila Germânica, Blumenau/SC

Ingressos: febratexsummit.com.br

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: