Tratamento inédito em Santa Catarina é realizado pelo Hospital Dia do Pulmão

Método diferenciado nunca feito no Estado traz nova esperança aos pacientes com Enfisema Pulmonar.

O Hospital Dia do Pulmão, de Blumenau, em parceria com o Hospital Moinhos de Vento, de Porto Alegre, implantará no próximo dia 10 de maio válvulas brônquicas unidirecionais no pulmão de dois pacientes que sofrem de Enfisema Pulmonar. Trata-se de um tratamento inovador no Brasil e pioneiro em Santa Catarina para melhorar a qualidade de vida das pessoas portadoras da doença.

O tratamento consiste na implantação das válvulas com o auxílio de um aparelho de endoscopia, o broncoscópio. O objetivo do uso das válvulas é impedir que o ar fique preso nas partes do pulmão afetadas pelo Enfisema, pois é este aprisionamento do ar que gera a dificuldade de quem sofre com a doença em respirar e se movimentar. Ou seja, com a implantação ocorre a redução de volume da área de pulmão doente, permitindo que áreas mais sadias possam se expandir.

Segundo o pneumologista e responsável pelo tratamento no Hospital Dia do Pulmão, Dr. Marcel Muller da Silveira, o método é realizado no Brasil desde 2002 e até o momento 127 pacientes já receberam o implante, com resultados que demonstram melhora na função pulmonar, qualidade de vida e na capacidade de exercício em grau variável, dependendo das características de cada paciente e de sua doença.

Dos 127 pacientes, até o momento, quatro já foram tratados em Santa Catarina, através da experiência inédita na unidade hospitalar blumenauense, em parceria com a equipe no Núcleo de Tratamento do Enfisema do Hospital Moinhos de Vento, que trouxe a técnica para o país. Os implantes das válvulas ocorreram em abril e junho de 2013 e, desde então, os pacientes estão sob análise minuciosa dos profissionais dos dois hospitais, para avaliar as etapas de desenvolvimento do tratamento. Após resultados positivos dos primeiros testes, dois novos pacientes serão submetidos ao tratamento em Blumenau e o método começa a ganhar maiores dimensões no Estado.

Válvulas brônquicas

Dr. Marcel explica que, normalmente, de duas a quatro válvulas são implantadas em cada paciente, sem necessidade de anestesia, sendo que o procedimento de implantação leva em média uma hora. A avaliação dos pacientes compreende, entre diversos exames, um extenso estudo de função pulmonar e tomografia de tórax. Esta análise tomográfica se diferencia de exames de tomografia convencionais, pois as imagens são captadas para serem avaliadas em um software sofisticado que permite conhecer exatamente as dimensões e a anatomia do pulmão. “O tratamento pode ser planejado com precisão: antes de tratar o paciente, a equipe define quantas válvulas serão necessárias e exatamente onde serão implantadas. Além de diminuir riscos, isso também permite um procedimento mais rápido”, destaca o pneumologista.

De acordo com Dr. Marcel, nem todos os pacientes portadores de Enfisema podem se submeter ao tratamento com válvulas, somente os casos onde existia um Enfisema heterogênio (em torno de 30% dos casos) e uma anatomia favorável. O tratamento endoscópio também deve ser reservado para casos graves em que medicamentos não são suficientes para minimizar a falta de ar do paciente.

O procedimento embora realizado em pacientes com doença em estado mais avançado é considerado de baixo risco, com complicações, morbidade e mortalidade inferiores às técnicas invasivas para o tratamento do Enfisema Pulmonar , como a cirurgia redutora de volume pulmonar. Outra grande vantagem do método é a possibilidade de reversão a qualquer momento, com retirada das válvulas em caso de necessidade. “A estrutura diferenciada do Hospital Dia do Pulmão, certificada pela Sociedade Brasileira de Pneumologia como um dos dez Centros de Referência em Função Pulmonar no Brasil, é que permite a realização deste avanço no tratamento de uma doença com impacto individual e populacional tão significativo”, destaca Dr. Marcel.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: