Tratamentos milenares propõem cura e mudança de hábitos

Cada vez mais as pessoas estão atentas a tratamentos que contemplem o ser humano como um todo: a mente e o corpo. Por isso, a busca por terapias complementares tem aumentado significativamente nos últimos anos. Seja para tratar enfermidades ou promover o bem-estar, diversas práticas alternativas propõem a autocura por meio da meditação, arte, yoga e o reiki, uma técnica trabalha questões físicas e emocionais pela imposição das mãos.

Em Blumenau, o Espaço Índigo promove diversas atividades como arteterapia, aula de biofluxo, yoga, meditação, alimentação curativa e reiki com o objetivo de transformar a realidade de quem o frequenta. O terapeuta Shams Sabbagh revela que o reiki é um dos mais procurados, a terapia fundamenta-se em práticas e técnicas milenares que propõe a cura por meio da energia das mãos e visa restabelecer o equilíbrio energético vital de quem o recebe.

A engenheira florestal Ana Nunes e Silva, de 30 anos, pratica o reiki há três meses e já vê mudanças profundas em sua rotina. “Eu tinha um problema muito sério na minha carreira e uma dor no peito que nenhum médico conseguiu diagnosticar. Com o reiki percebi que era de fundo emocional. Hoje estou bem melhor, mais feliz e aberta para coisas novas, aberta a mudanças. Minha vida mudou completamente”, revela Ana.

Criada em 1922 pelo monge budista Mikao Usui, a prática terapêutica alternativa é reconhecida desde 2002 pela Organização Mundial da Saúde como terapia integrativa, ou seja, que trabalha questões físicas e emocionais complementando tratamentos convencionais. O reiki estabelece não apenas o relaxamento momentâneo enquanto é aplicado, mas promove também a mudança de hábitos e na forma de compreender a vida.

Diversas pessoas tem procurado o Espaço Índigo para conhecer o reiki e suas aplicações, além de estudar meditação, visualização e respiração, com várias vivências práticas. “O reiki utiliza-se da imposição de mãos para fazer fluir a energia da vida. Trata-se de um método eficaz, simples e que conduz ao autoconhecimento”, explica Shams Sabbagh, especialista em reiki, yoga e estudos sobre chacras – centros energéticos dentro do corpo humano, segundo a filosofia yogue.

A mudança interior é um dos principais benefícios apontados por quem pratica o reiki. A técnica contábil Cássia Travesso, de 47 anos, revela: “Hoje existe uma nova Cássia, muito mais tranquila espiritualizada. O reiki me trouxe a certeza de que o nosso universo é maravilhoso e que há energias positivas. A sensação de paz em poder ajudar o próximo aplicando Reiki e me auto-aplicando é muito satisfatória”, explica Cássia, praticante do reiki há 8 meses.

Arterapia

Além do reiki, atividades de expressão artística e corporal também são alternativas para quem procura maior equilíbrio físico e mental. A arteterapia promove a criação artística sem preocupação estética e a expressão de sentimentos. Para seus praticantes, a arte é um canal para que o inconsciente se liberte, desenvolvendo o processo de criatividade e reduzindo a ansiedade, medos e sentimentos reprimidos.

“A arteterapia é trabalhada de forma intuitiva, visando ao desenvolvimento da sensibilidade, criatividade e autoexpressão, fazendo com que de forma natural o indivíduo desperte sua criança interior”, explica Adryana Costa, instrutora de arteterapia e aulas de biofluxo, outra técnica de expressão corporal. Através da música e da dança, as aulas promovem o conhecimento do próprio corpo, deixando a timidez de lado.

A contemplação silenciosa da meditação também é uma alternativa para reduzir o estresse e combater enfermidades. Com benefícios mentais e físicos – redução da frequência cardíaca, melhora na respiração e diminuição da condutância elétrica da pele, a meditação pode auxiliar na redução do estresse e ansiedade, diminuir a insônia e depressão, aumentar a autoestima e, inclusive, ajudar na redução do consumo do álcool e cigarro. “A meditação é uma oportunidade incrível de interiorização, pois possibilita uma aceleração do processo de autoconhecimento além de um relaxamento para a mente”, relata a terapeuta Adryana Costa.

Yoga

Unido práticas físicas e mentais, o yoga também ajuda na manutenção de uma boa saúde. Além de aliviar doenças respiratórias, dor nas costas e auxiliar na perda de peso, o yoga auxilia no funcionamento das glândulas endócrinas e pode ser utilizado como terapia de apoio em inúmeras enfermidades. No Espaço Índigo, uma variação da técnica é oferecida aos seus frequentadores, o Biofluxo Yoga. “Baseado no yoga, o biofluxo proporciona a chance de estar em sua própria presença como nunca antes. Os benefícios são o aumento da flexibilidade, da energia e disposição, desenvolvendo força harmonia e equilíbrio”, explica Shams.

Autocura

A autocura é um dos principais ideais do Espaço Índigo. Através de atividades que levam em consideração a individualidade de cada pessoa, oferece cursos e terapias para melhorar os problemas físicos e estados emocionais, promovendo o equilíbrio e a melhora do ambiente e o estilo de vida de seus alunos. A sede do Espaço Índigo em Blumenau fica na rua Nereu Ramos, 21 – sala 3. Informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3340-0697 ou e-mail contato@espacoindigo.com.br.

espaco_indigo

O Espaço Índigo promove diversas atividades com o objetivo de transformar a realidade de quem o frequenta. (Foto: Divulgação)

 

espaco_indigo_2

O reiki é uma das terapias mais procuradas. A técnica trabalha questões físicas e emocionais pela imposição das mãos. (Foto: Divulgação).

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: