Três erros comuns na área contábil e como evitá-los

rea_contabil(1)

Não há exagero em afirmar que a contabilidade é tão importante para as empresas quanto a medicina é para a saúde das pessoas. A especialidade contribui para que se cumpram as exigências legais e fiscais do País e, quando bem feita, é também fundamental para a tomada de decisões estratégicas. No entanto, conforme explica a contadora e sócia da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário, Débora Correa, muitos erros ainda são comuns. E eles podem ser uma das causas pela qual mais de metade das empresas brasileiras fecham após quatro anos.

 

Falta de planejamento tributário

Débora orienta que o primeiro passo necessário é um bom planejamento tributário. “Saber o modelo de tributação mais indicado para o seu negócio pode trazer uma economia significativa e muitas empresas não tem o suporte necessário para se planejar dessa forma”, explica a contadora. A redução no pagamento de tributos, com as medidas adequadas, pode chegar a mais de 50%, dependendo do caso.

 

Desorganização

Outro erro comum é a desorganização com os arquivos contábeis e com a agenda de pagamentos. “Muitas empresas atrasam pagamentos por não terem uma agenda organizada. Isso, além de gerar multa, pode ocasionar danos mais severos, como por exemplo, exclusão de parcelamentos, perda de licitação por falta de certidão negativa de débitos, entre outros”, alerta Débora. Para evitar problemas com a fiscalização, a profissional orienta também a se manter todos os documentos contábeis, como as notas, digitalizados. O lançamento de todas as receitas e despesas da empresa também deve ser feito e documentado corretamente e de forma organizada.

 

Misturar patrimônio e contas pessoais com as empresariais

Também é comum, principalmente, em empresas familiares de pequeno e médio porte, misturar as finanças pessoais e empresariais. Este é um erro que pode até gerar ao contador uma advertência por parte do Conselho Regional de Contabilidade. “É preciso se organizar, separar muito bem as contas da empresa das dos sócios. Uma dica é estipular logo que possível um pró-labore para os empresários, assim, todos saberão o quanto receberão mensalmente”, orienta Débora.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: