Três maneiras de usar o microcrédito de forma consciente

micro

O atual cenário econômico tem acelerado o microempreendedorismo no Brasil. Mas, apesar de o setor ter se mostrado lucrativo, tem situações que pode ser importante o reforço de capital para avançar ou manter o próprio negócio. De acordo com o economista e presidente da Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), Ido José Steiner, saber usar o microcrédito, na hora certa, é fundamental para manter os benefícios e gerar novos rendimentos.

Para dar este passo decisivo, Steiner listou três momentos em que o empreendedor pode fazer um empréstimo, renegociando uma operação de maneira responsável para evitar o endividamento excessivo. São eles:

  1. Ativo fixo na compra de máquinas ou equipamentos: É importante quando o microcrédito realmente servir para investir em um equipamento que este seja moderno e necessário, que melhore a renda e/ou as condições de trabalho, aumente a produção e, consequentemente os resultados. Afinal, a própria melhoria financeira propicia a quitação das parcelas devidas.
  2. Matéria-prima: Pode ser uma boa opção quando o microempreendedor realiza um empréstimo para melhorar ou ampliar o estoque – consequentemente vende mais, e ainda com dinheiro disponível por comprar melhor, conseguindo aproveitar o desconto melhores direto com os fornecedores.
  3. Reorganização financeira: Quando precisa reorganizar a situação financeira da atividade ou empresa. Por exemplo, sua empresa encerrou o mês com baixo faturamento e é preciso deixar as contas em dia, aí o conselho é buscar apenas a quantia necessária para cobrir essa necessidade, fazendo um novo contrato com parcelas suaves, para manter a atividade sem problemas de restrições.

“No microempreendedorismo torna-se ainda mais importante do que nos outros setores, manter o pagamento das parcelas em dia. Afinal, na maioria dos casos, esta é a única fonte que o empreendedor tem para conseguir recursos. E pagando certo, tem condições de realizar novas operações e melhorar o empreendimento”, destaca o presidente.

BluSol

A Instituição Comunitária de Crédito Blumenau Solidariedade (BluSol), com sede em Blumenau (SC), oferece crédito ao empreendedor de micro e pequenos negócios, seja ele formal ou informal. O objetivo é gerar emprego e renda por meio do fomento aos empreendedores. A BluSol tem uma unidade no Paraná e mais 11 unidades em cidades catarinenses, que contemplam o atendimento em 69 municípios.

Como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (11), concede crédito para compra de matéria-prima e mercadorias, para a compra ou reforma de máquinas e equipamentos e reformas e ampliação dos espaços destinados aos negócios e também para capital de giro.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: