Um novo conceito em farmácia: drogarias brasileiras apostam na venda de novos produtos

Muito além dos tradicionais remédios, os estabelecimentos estão investindo em itens que facilitem o dia a dia do consumidor.

 

O mercado farmacêutico vem se reinventando ao longo dos últimos anos. Hoje em dia, é muito comum perceber que já foi o tempo em que as farmácias vendiam somente remédios. A lista de produtos e o modelo de drugstores, conceito americano onde é possível encontrar desde brinquedos, eletrônicos, produtos de beleza, e, claro, remédios, já é uma realidade em solo brasileiro e regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), à medida em que o consumidor busca por mais facilidade em seu dia a dia.

Um exemplo disso, a Walgreens, uma das maiores redes de farmácias dos Estados Unidos, é referência mundial quando o assunto é a venda de itens que normalmente não seriam encontrados nas farmácias. Em solo brasileiro, um modelo de drogaria investindo em novos produtos para comercialização é a Farmácia Farma e Farma de Prudentópolis, no Paraná. Recentemente, a franquia incluiu em seu mix de produtos um item inovador: a flanela com tecnologia antiembaçante Outfog, que chegou ao mercado com o desafio de eliminar o embaçamento das lentes de quem utiliza máscara, item de segurança essencial para diminuir o contágio do Coronavírus.

“A receptividade dos clientes em relação à flanela foi muito boa, devido à dificuldade do uso de óculos junto com as máscaras. O retorno foi bom devido ao fato de que os clientes que compraram, indicavam a flanela para seus amigos e parentes. Era um produto que faltava no mercado farmacêutico e, com certeza, continuaremos a ter sempre em estoque, visto que as vendas da flanela deram uma excelente lucratividade, superando a nossa expectativa”, destaca Leomar Kaczarouski, proprietário da drogaria paranaense.

Na visão do proprietário da drogaria, o consumidor tem buscado cada vez mais as farmácias como opção para a compra de itens para o seu dia a dia. “Os produtos procurados vão desde barras de cereais e proteína, bebidas, até guloseimas, como balas e chocolates. O sucesso desses itens também se dá ao fato de que normalmente, quando a pessoa entra na farmácia para comprar algum medicamento, ela acaba levando algum outro produto também. E esse investimento em novos produtos, representa um aumento no faturamento de qualquer farmácia, além de ser um diferencial competitivo para o estabelecimento”, comenta Kaczarouski.

A venda da categoria chamada de “não medicamentos”, especialmente de itens de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos, da sigla HPC, é o que mais chama a atenção dos varejistas. Um levantamento divulgado pela Federação Brasileira das Redes Associativistas e Independentes de Farmácias (Febrafar), aponta que 32% das vendas totais das farmácias em 2018 no Brasil, foram resultado de não medicamentos, principalmente, de produtos de HPC, totalizando um faturamento de R$ 120,3 bilhões. “Na Farma e Farma, os itens de higiene pessoal, perfumaria, conveniência e beleza já representam uma importante fatia do faturamento da farmácia, sendo um dos mais procurados, depois dos remédios”, completa o proprietário da franquia da Farma e Farma de Prudentópolis, Leomar Kaczarouski.

 

Distribuidoras

No ramo de distribuidoras farmacêuticas, também já existem empresas que estão investindo em itens que facilitem o dia a dia das pessoas. Atendendo farmácias e drogarias nos três Estados do Sul do Brasil, a GAM, distribuidora de produtos de perfumaria e medicamentos, por exemplo, também visualizou na flanela a oportunidade de inovar no mercado. “É uma excelente solução para os usuários de óculos. Em nosso ciclo social ouvia-se muitas reclamações com a dificuldade de lentes embaçadas. No Brasil temos um grande número de farmácias, então isso facilita o acesso dos usuários ao produto, principalmente, num momento onde as restrições de circulação são necessárias”, revela Mario Luiz Maccari, gerente de compras da GAM.

Além disso, Maccari avalia que o segmento vem cada vez mais se consolidando na venda da linha de produtos voltados para higiene e beleza, ou na abreviação HB. “Também observa-se uma inclinação para itens de conveniência voltados para a saúde, como alimentos light e diet. Essa movimentação das farmácias voltada para linha HB iniciou aproximadamente há duas décadas e a GAM acompanhou, fomos diversificando nosso mix de produtos de acordo com a demanda e atualmente disponibilizamos uma linha completa para os pontos de venda com mais de cinco mil itens em estoque”, aponta o gerente de compras da distribuidora de produtos de perfumaria e medicamentos, Mario Luiz Maccari.

Outro grande distribuidor no ramo de farmácias, o diretor comercial da La San Day, distribuidora do canal farma com mais de 3.800 farmácias em sua rede de clientes, Altemir Barreto, afirma que a flanela Outfog é produto com um grande diferencial, já que na farmácia o uso dos produtos pode ter uma orientação de uso maior. “É um item oportuno para este momento, de fácil utilização e que evita o incômodo do embaçamento das lentes. Com um alto valor agregado, esperamos continuar as vendas em grande escala”, diz.

Barreto conta que,               para a La San Day é muito importante investir em produtos inovadores para o ramo farmacêutico. “É essencial agregar valor a categoria “não medicamentos”, trazendo itens que, assim como a flanela, facilitem o dia a dia do consumidor. Com mais de 300 produtos em nosso catálogo, como suplementos alimentares, nutracêuticos, dermocosméticos e itens de higiene e beleza, o nosso objetivo é continuar levando diferenciais aos distribuidores, varejistas e consumidores”, observa o diretor comercial da La San Day.

Para o empresário e sócio da LPR Brasil, Felipe Bittencourt, que comercializa a Outfog, a tendência de comercialização de outros itens em farmácia tende a continuar crescendo no Brasil, principalmente, em meio à pandemia de Coronavírus. “A flanela teve uma grande procura do mercado de farmácias. Nosso objetivo é levar a solução para o maior número de pessoas, neste momento que elas mais precisam. Fazendo com que o uso da máscara fique mais fácil e confortável”, revela Bittencourt.

Sobre a flanela Outfog

A flanela Outfog possui compostos orgânicos que favorecem a formação de um filme sobre a lente que altera a tensão superficial da água, quebrando assim as microgotículas que causam o embaçamento. Recomendada para óculos de grau, óculos de sol, óculos de natação, visor de capacete, vidro de carro e óculos de snowboard, a flanela antiembaçante possui boa aderência na lente por até 36 horas, e pode ser utilizada por até 500 vezes. Saiba mais em https://www.outfog.com.br/

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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