Uma história de superação contra a leucemia

Agência de Saúde Timbó, pertencente à Unimed Blumenau, ajudou paciente na luta contra a doença.

 

Vanessa Nardelli foi diagnosticada com leucemia mielóide aguda aos 26 anos. “Tudo começou com uma simples dor de garganta, dor no corpo, sintomas típicos de um resfriado”, conta. Hoje, aos 28 anos, ela relembra do diagnóstico e dos nove meses de tratamento intensos, em uma campanha que inspira outras pessoas a buscar tratamento e a vencer a leucemia.

Vanessa ressalta a importância do seu tratamento na Agência de Saúde Timbó. “Todos meus curativos, exames e auxílios médicos de nutricionistas e psicólogos, recebi na Agência de Saúde Timbó. No período em que lutei contra a leucemia, fiquei muito fraca, lá eles me auxiliavam e ajudavam no que era preciso”, explica Vanessa.

“Por meio dessas histórias inspiradoras, queremos mostrar que a prevenção e diagnóstico precoce são muito importantes no processo de cura ou controle de doenças”, destaca o diretor presidente da Unimed Blumenau, Alexandre José Ferreira.

 

Leucemia

De acordo com o médico hematologista cooperado à Unimed Blumenau, Alan Michel Furlan, “leucemia é uma doença que afeta os glóbulos brancos do sangue conhecidos como leucócitos. A doença surge quando algumas dessas células sofrem mutações e começam a se multiplicar de forma descontrolada na medula óssea, substituindo as células sanguíneas normais. A medula óssea é o local no interior do osso onde são formadas as células sanguíneas (glóbulos brancos, glóbulos vermelhos e plaquetas). As células da leucemia, denominadas blastos, aumentam e substituem as células normais da medula óssea, causando diminuição dos demais componentes do sangue”, explica o hematologista.

O Hematologista e cooperado a Unimed Blumenau, Delson Langaro, explica que, “a baixa imunidade leva com frequência a infecções pelo corpo, à anemia (diminuição de glóbulos vermelhos) e a sangramentos anormais (pela diminuição de plaquetas), que com frequência leva ao aparecimento de manchas roxas no corpo. Com a progressão da leucemia, pode surgir febre, sudorese anormal, perda de peso, aumento do baço, fígado e linfonodos (ínguas)”.

“Os tratamentos são variáveis, e devem ser definidos de acordo com cada tipo de leucemia, conforme avaliação médica. A leucemia é uma doença que não temos como evitar, pois não está relacionada a hábitos de vida, a fatores alimentares ou hereditários. Contudo, é importante mantermos bons hábitos de vida, pois assim o tratamento costuma ser mais fácil e com melhor resultado. Pessoas mais saudáveis tendem a tolerar melhor os medicamentos e apresentar menos complicações. Portanto, a melhor ação é fazermos o diagnóstico precoce através de uma avaliação médica, assim que detectarmos surgimento de possíveis sintomas” finaliza o hematologista Furlan.

 

Agência de Saúde Timbó

A Agência de Saúde Timbó, pertencente à Unimed Blumenau e disponibiliza diversos serviços para seus clientes, entre eles, materiais de orientação e cuidados em saúde. Os serviços incluem reforço nas orientações em relação à tomada de medicamentos; suporte telefônico ou presencial após atendimentos de Pronto Atendimento e Internação, quando necessário; solicitação, avaliação e acompanhamento de exames, tanto para prevenção de doenças quanto para seu controle. Orientação e acompanhamento em relação ao retorno em consultas médicas, indicadas de acordo com a necessidade individual de cada cliente também estão no rol de atividades da Agência.

A equipe de atendimento é composta por médicos clínicos e de saúde da família, enfermeiros, técnicos de enfermagem e recepção. A agência também conta com equipe multiprofissional, composta por nutricionistas, psicólogos e fonoaudiólogos, o que permite prestar um cuidado ideal para cada cliente.

O cliente também pode coletar seus exames laboratoriais, tudo em um mesmo ambiente, com as seguintes vantagens:

  • Autorização de exames no local.
  • Resultados em até 24 horas.
  • Resultados pela internet.
  • Comunicado de resultados liberados por SMS.

As consultas devem ser agendadas pela Central de Agendamentos Unimed, pelo telefone 47 3331- 8550, que orienta sobre o agendamento, local e horários de atendimento e retiram dúvidas gerais.

 

Serviço

Agência de Saúde Timbó

Local: Rua 7 de Setembro, 592 – 2º andar – Centro.
Horário de Atendimento:Segunda a Sexta: das 7h às 18h.
Telefone: (47)3281- 4026

 

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: