Unidade de saúde de Blumenau conta como se mantém sem contaminação interna desde o inicio do enfrentamento da Covid-19

O Hospital Dia do Pulmão implantou um Comitê de Controle do Covid-19 e reforçou os protocolos de prevenção contra a doença.

 

No combate ao novo Coronavírus, profissionais de saúde ao redor de todo o mundo estão diariamente em contato com pessoas com suspeita ou confirmação da doença e, portanto, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área compõem o grupo mais exposto ao risco de contágio. Na linha de frente na luta contra a Covid-19, o Hospital Dia do Pulmão, centro de referência na área respiratória, em Blumenau, realizou estratégias, planejamentos, políticas e boas práticas internas para conseguir se manter sem contaminação interna, garantindo os cuidados e prestando os melhores serviços aos pacientes.

 

Com ações e protocolos que a unidade desenvolveu, o hospital se mantém sem contaminação interna de seus profissionais desde o início da pandemia do novo Coronavírus. “Todos os profissionais fazem o atendimento utilizando equipamentos de proteção individual, além disso a limpeza de todos os ambientes do hospital foram reforçadas, bem como a colocação de álcool em gel para a higienização das mãos. Os pacientes  são submetidos a triagem  clínica e complementar, e são direcionados  para ambientes específicos conforme qualquer  supeita de Coronavírus. Nas salas de espera, corredores e salas de atendimento o hospital dispõe de sinalizações com as devidas orientações para este período de pandemia. As cadeiras nas salas de espera também ficam distantes para evitar aglomeração”, informa o médico pneumologista e diretor técnico da unidade, Dr. Mauro Sérgio Kreibich.

 

Além disso, o hospital implantou um Comitê de Controle do Covid-19, composto por equipe médica, enfermagem, Gestão de Pessoas e Centro de Pesquisas Clínicas. “O Comitê foi desenvolvido com o objetivo de acompanhar a agilidade, os avanços e as condutas da doença. Com a implementação é possível debater as mudanças que temos que implementar para um manuseio seguro e correto da pandemia”, destaca Dr. Kreibich.

 

O médico também destaca que os colaboradores com mais de 60 de anos ou portadores de doenças que os colocam no grupo de risco da Covid-19 foram afastados temporariamente para dar mais segurança a estas pessoas.

 

Dr. Kreibich revela que os dados dos países  que precedem o Brasil no combate ao Covid-19, demostaram que a taxa de  infecção dos trabalhadores de saúde é significativamente maior, cerca de 2,10% do que  de outros  trabalhadores (0.43%). “A maioria dos profissionais  infectados pertenciam a hospitais gerais (89.26%), seguido por hospitais especializados (5.7%) e hospitais comunitários (5,04%). Desta  forma podemos  concluir que  além da natureza da  nossa instituição, as medidas implemementas pelo Comitê de Controle do Covid-19 e o engajamento da equipe vem alcançando ao longo desta pandemia, a segurança e a tranquilidade para o nosso corpo técnico funcional, para os pacientes  que nos procuram e  para toda a comunidade”, conclui Dr. Kreibich.

 

Sobre o Hospital

 

Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.

 

Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos que permitem o atendimento, diagnóstico e tratamento sequencial nas dependências do HDP.

 

Essa abordagem permite conduzir 99.39% dos pacientes na estrutura do Hospital Dia do Pulmão, o que permite a desospitalização do atendimento. Somente 0,61% dos pacientes atendidos pelo HDP são encaminhados para os hospitais convencionais.

 

No incio deste ano, o HDP reestruturou o Setor de Pronto Atendimento, separando os atendimentos  dos pacientes adultos  e  pediátricos.

 

Outro diferencial da área de imunizações é a estrutura física e pessoal dentro de parâmetros sanitários e técnicos internacionais, passando pela monitorização do transporte, conservação (central de refrigeração com sistema de backup que inclui gerador de energia) e manuseio por equipe certificada e treinada especificamente nesta atividade.

 

Recentemente a ativação da consultoria de Vacinas, que permite análise via WhatsApp das carteiras de vacinações, orientações e até agendamentos como o diferencial que caracteriza o HDP ao longo dos seus 37 anos.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: