Uso do sistema de gestão pode ajudar na sobrevivência de novas empresas em Guarulhos

Cidade está entre as 15 mais empreendedoras do País com abertura de 1,8 mil negócios em apenas um semestre.

Guarulhos ocupa a 13ª posição no ranking dos maiores municípios em número de empresas ativas do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT). A cidade tem cerca de 111,4 mil empresas ativas registradas até o final de maio. Também aparece em 12º lugar no ranking dos cem municípios com maior número de novas empresas, com 1.815 novas empresas abertas somente no 1º semestre de 2014.

São milhares de novas empresas que precisam lidar com dificuldades constantes para continuar saudáveis e em desenvolvimento. Para atingir esse resultado positivo nos negócios, independentemente do segmento, um ponto fundamental de apoio é a utilização de um sistema de gestão.

“A escolha de um sistema de gestão mais completo, que inclui um controle e planejamento financeiro, pode ajudar muito nesta questão da sobrevivência da empresa”, afirma o diretor técnico do myrp, Tibério César Valcanaia. Segundo ele, com um sistema de gestão é possível fazer um fluxo de caixa eficiente, com o acompanhamento adequado das entradas e saídas da empresa. “Isso pode evitar problemas graves e até uma eventual falência, já que o descontrole do fluxo de caixa é um dos fatores apontados pelo SEBRAE como um dos principais erros de quem acaba fechando uma empresa”, acrescenta Valcanaia.

O diretor técnico do myrp explica que o ideal é que o fluxo de caixa seja elaborado dentro do sistema de gestão, para que possa ser atualizado automaticamente e integrado com todas as operações da empresa, seja ela de serviços, indústria ou comércio. “Também é importante que o sistema mostre a previsão de gastos e recebimentos a médio e longo prazo, para que o empresário consiga ter uma visão mais clara da sustentabilidade de seu negócio”.

Outro ponto favorável da maioria dos sistemas de gestão é a organização das informações, a facilidade de acesso e consequentemente a possibilidade de uma visão estratégica do negócio. “Ao lançar todas as informações dentro do sistema, elas devem ser organizadas e cruzadas automaticamente, gerando relatórios e análises para o gestor entender a empresa e tomar as melhores decisões”, analisa Valcanaia.

Saiba mais sobre o myrp em: www.myrp.com.br

 

Dicas para iniciar sua empresa

Além de utilizar um bom software de gestão, é importante prestar atenção em outros pontos, antes mesmo de iniciar o negócio, para que ele tenha mais perspectiva de sucesso futuro.

Defina qual é o negócio e pesquise:

Busque informações no mercado e também veja se a área em que vai atuar combina com suas características pessoais e com as tarefas nas quais tem mais habilidade. Estude a concorrência, leia artigos de especialistas, faça cursos, visite eventos e feiras relacionados com sua área de interesse.

Faça um plano de negócio:

O plano de negócio vai orientar o futuro empreendedor na busca de informações detalhadas sobre o ramo, os produtos e os serviços a serem oferecidos, bem como possíveis clientes, concorrentes, fornecedores e, principalmente, sobre os pontos fortes e fracos do negócio, contribuindo assim para a identificação da viabilidade da ideia e na gestão da empresa.

Tome as providências legais:

Para uma micro ou uma pequena empresa exercer suas atividades no Brasil, é preciso, entre outras providências, ter registro na prefeitura ou na administração regional da cidade onde ela vai funcionar, no estado, na Receita Federal e na Previdência Social.

Dependendo da atividade, pode ser necessário também o registro na Entidade de Classe, na Secretaria de Meio-Ambiente e outros órgãos de fiscalizaçao.

Fonte: www.sebrae.com.br

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: