Vale do Itajaí terá “Dia da Família na Escola” neste sábado

O “Dia da Família na Escola” 2019 terá foco na qualificação profissional, continuidade dos estudos e participação dos pais na vida escolar dos filhos.
Neste sábado, 6 de abril, as cidades de Blumenau, Indaial, Timbó, Gaspar e Pomerode, por meio do Sistema S (SESI, SENAI, SESC, SENAC, SEST, SENAT e SENAR), promovem o Dia da Família na Escola.


Cerca de 1,2 milhão de estudantes de diversas escolas do Sistema S, além das unidades da rede pública (municipal e estadual), participam do Dia da Família na Escola. A data, celebrada sempre em abril, tem o objetivo de sensibilizar os pais, alunos e familiares sobre a importância da formação para uma vida bem-sucedida e da continuidade dos estudos. A iniciativa virou lei em 2016, a partir de uma proposta do Movimento Santa Catarina pela Educação, com o intuito de integrar a família e os estudantes e ajudá-los a refletir sobre as estratégias para alcançar a realização pessoal e profissional.

“É dever da família apoiar e incentivar os estudantes a descobrir quais são seus próprios talentos. Para isso, é preciso estar presente na vida escolar deles. Este ano queremos mostrar que a educação profissional é uma opção promissora para os estudantes, pois facilita a inserção no mercado de trabalho e amplia a renda em 18% em relação a quem concluiu apenas o ensino médio. Inclusive, algumas formações técnicas têm média salarial maior do que ocupações de nível superior”, comenta o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar.
Entre os focos da campanha deste ano estão a permanência na escola, a qualificação para o mundo do trabalho e o fortalecimento de valores como respeito, responsabilidade, espírito de colaboração, autoestima, entre outros. Além da FIESC, apoiam a iniciativa as federações de trabalhadores, Fecomércio, FAESC, Fetrancesc, UndimeSC e Secretaria de Estado da Educação.

Confira a programação completa das oficinas que ocorrerão no Vale do Itajaí, acesse:
https://goo.gl/eBajxg

Apoiadores do projeto
“Acreditamos na força colaborativa entre a família e o ambiente escolar, fomentando o diálogo e fortalecendo a construção da cidadania desses estudantes que estão se preparando para descobrir sua vocação profissional e para o mercado de trabalho”, afirma o presidente da Fecomércio-SC, Bruno Breithaupt.

“Sabemos que a participação da família reflete diretamente em melhorias nos índices dos alunos e na qualidade do ensino e, no meio rural, isso é ainda mais evidente porque melhora não apenas a produtividade, mas a qualidade de vida de todos os envolvidos”, destaca o presidente da FAESC, José Zeferino Pedrozo.

O presidente da Fetrancesc, Ari Rabaiolli, afirma que a escola é fundamental para formar bons cidadãos e deve ser cada vez mais valorizada. “O Dia da Família na Escola é uma oportunidade de fortalecer as nossas escolas e conhecer projetos educacionais importantes. A data também é uma forma de interação entre pais, alunos, educadores, professores, dirigentes das escolas e entidades que fomentam a educação”, fala.

Para o secretário Natalino Uggioni, esta é uma iniciativa muito relevante, não só para os alunos, mas para a sociedade. “É muito importante que os pais não estejam na escola apenas no Dia da Família, mas que essa visita se estenda ao longo de todo o ano. Eles precisam conhecer e ajudar a cuidar do ambiente escolar, pois quanto mais de perto acompanharem a educação de seus filhos, melhor ela será”, enfatiza.

Roque Antônio Mattei, presidente da UndimeSC, defende que a participação ativa da família na vida escolar é essencial para o desenvolvimento e aprendizado das crianças e adolescentes. “O Dia Estadual da Família na Escola é fundamental para incentivar a comunidade a estar mais próxima e envolvida em ações que venham fortalecer o trabalho desenvolvido pela escola, além de estreitar laços entre professores, alunos, pais e gestores”, afirma.

A falta de atratividade é um dos principais fatores que afastam os estudantes das escolas (40%), de acordo com estudo da Fundação Getúlio Vargas, com base na Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio (PNAD). Outra pesquisa realizada pela MenCare, organização que está presente em mais de 30 países, diz que filhos se tornam mais bem-sucedidos e felizes quando seus pais participam de forma ativa em sua educação. O relatório fala da importância da participação nas tarefas diárias das crianças e constata que os próprios pais também apresentam melhores índices de saúde física e mental quando são mais presentes na vida dos filhos. As crianças melhoram o desenvolvimento cognitivo e o desempenho escolar.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: