Venda de livros infantojuvenis em expansão

Para acompanhar o mercado e investir em novo segmento, a Editora Vale das Letras aposta no público jovem com seus últimos lançamentos.

O mais recente Levantamento Anual do Segmento de Livrarias, realizado pela Associação Nacional de Livrarias (ANL) em 2012, mostra o desenvolvimento de uma área do mercado editorial brasileiro que até pouco tempo não tinha tanto espaço entre os leitores: os livros infantojuvenis. De acordo com o estudo, em 2011 o setor infanto-juvenil foi o que mais cresceu em vendas, desbancando a literatura estrangeira e de autoajuda. Além disso, foi a segunda área com mais representatividade no faturamento, perdendo apenas para a literatura estrangeira. Um exemplo do crescimento deste mercado é a Editora Vale das Letras, que atua fortemente no segmento infantil, mas está investindo também nos adolescentes com três novas séries de livros.

Entrar nas livrarias hoje em dia é se deparar com diversas opções de livros que possuem capas coloridas, desenhos diferenciados e títulos engraçados, características que chamam a atenção de quem vive a fase do final da infância e início da adolescência. Conforme destaca Eduardo Reis Silva, diretor da Vale das Letras, é esse público que faz os livros com temáticas de comédia e aventura, que narram o dia a dia de personagens se tornando adolescentes e enfrentando mistérios e mundos, virarem sucessos de vendas. “Como exemplo, podemos citar a série “Diário de um Banana”, que esteve entre os 10 livros mais vendidos em 2011 de acordo com o levantamento da ANL, e a saga Harry Potter, Best-seller mundial nos últimos anos. É um segmento que tende a crescer cada vez mais, por isso estamos também direcionado investimentos para este nicho”, destaca.

As três primeiras séries da Vale das Letras para essa faixa são licenças exclusivas adquiridas com editoras britânicas. As sagas “Agatha Parrot” (Egmont) e “Sofia e o Bosque das Sombras” (HarperCollins), e os famosos livros da escritora britânica Kate Maryon (HarperCollins) foram traduzidas para vários idiomas e a expectativa da editora é de que façam sucesso também no Brasil. “São três estilos de histórias diferentes, mas que possuem as características que agradam os jovens. Agatha Parrot é uma menina criativa e inteligente, que gosta de se aventurar com as amigas de sua rua e de contar sobre o dia a dia para a família e os colegas da escola. Enquanto Sofia é uma menina corajosa, que se torna a guardiã de um portal mágico e precisa enfrentar diversas criaturas, como duendes, para salvar seu mundo. Já os livros de Maryon contam histórias distintas, de personagens principais diferentes em cada volume, mas com assuntos que envolvem os jovens, como o livro “Glitter”, que tem Liberty, uma garota que precisa enfrentar diversas mudanças após seu pai perder o emprego, como trocar de escola, até que descobre a música em sua vida”, explica Silva.

“Agatha Parrot” foi a primeira série da Vale das Letras a entrar no mercado editorial. Os dois primeiros livros de seis no total, “Agatha Parrot e a Cabeça Flutuante” e “Agatha Parrot e o Garoto Cogumelo”, foram lançados para a venda simultaneamente em setembro. A segunda saga que chegou recentemente às principais livrarias do país é a de “Sofia e o Bosque das Sombras”, com os dois primeiros livros também de seis: “O Duende Rei” e “Os Seres do Pântano”. Os livros “Glitter” e “Um Milhão de Anjos”, da série de cinco volumes da autora Kate Maryon, estão disponíveis para compra desde dezembro.

Conheça os livros

– Agatha Parrot e a Cabeça Flutuante
“Oiêêê! Este livro fala sobre a Escola da Rua Ímpar, onde eu estudo com a louquinha da Ivy, que sempre desce as escadas pulando de quatro em quatro degraus – UHU! E com a Martha, que é grandalhona e pode dar uma lição nos meninos quando bem entende. A professora mais esquisita que nós temos é a professora Latília, que usa óculos e luvas na hora de mexer no apontador de lápis. Esta história fala da vez que ela tentou executar a Martha com um machado capenga feito de cartolina, mas aí a cabeça da Martha saiu voando e explodiu! Ha ha ha, genial!” Agatha Parrot.

– Agatha Parrot e o Garoto Cogumelo
“Oiêêêê! Esta história fala da vez que eu estava vendo CANTE, DANCE E BRILHE (o pior show de talentos de todos os tempos – UHU! –, mas que eu amo, adoro, amodoro!) e meu malvado irmão James afanou o controle remoto para ver um jogo de futebol. Não se preocupe. Eu dei o troco do meu jeito! Tudo de que precisei foi de um bolo amarelo gigante, algumas fadas, uma festa na escola e um enorme estofamento de sofá. Ah, e o papai acabou com as unhas dos pés pintadas! Tudo isso faz sentido para você? Vai fazer quando ler esse livro! Ha ha ha, irado!” Agatha Parrot.

– Sofia e o Bosque das Sombras – O Duende Rei
Em seu décimo aniversário, a vida de Sofia muda para sempre. Agora ela é a nova guardiã de mágico portal no misterioso Bosque das Sombras. Sua missão é impedir que as criaturas perversas que vivem lá venham para nosso mundo. Mas o desastre começa quando o Duende Rei rouba a chave do portal!

– Sofia e o Bosque das Sombras – Os Seres do Pântano
Sofia é a guardiã de um portal mágico no misterioso Bosque das Sombras. A missão dela é impedir que as criaturas horríveis que vivem do outro lado do portal invadam nosso mundo. Mas seus poderes especiais não parecem funcionar contra os Seres do Pântano! Sofia ainda poderá vencê-los e salvar o mundo?

– Glitter
Liberty tem certeza de que há mais na vida do que conseguir bons resultados nas provas e ganhar muito dinheiro, mas seu pai viciado em trabalho e super-rico não concorda. No entanto, quando o negócio de seu pai vai à falência e não sobra nenhum dinheiro, todo o mundo perfeito de Liberty vira de cabeça pra baixo…

– Um Milhão de Anjos
O pai de Jemima é do Exército e tem de ir para o Afeganistão por seis meses. Sua mãe está prestes a ter mais um bebê, sua avó está com a cabeça cheia das próprias memórias de guerra. Contudo, enquanto Jemima envia milhões de anjos para proteger seu pai, quem cuida dela?

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: