Virtualização de documentos fiscais contribuiu para sustentabilidade

Emissão de notas fiscais eletrônicas reduz consumo de papel e de energia, diminuindo o impacto ambiental na emissão de documentos pelas empresas

Nos últimos dois anos a adesão das empresas à chamada TI Verde cresceu 500%, segundo o Estudo de Tendências de Investimento em TI 2011 do Instituto Sem Fronteiras (ISF). Cada vez mais as organizações têm promovido iniciativas para reduzir o impacto ambiental. A decisão por inciativas sustentáveis está vindo da alta cúpula da empresa e não mais de departamentos isolados.

O conceito de TI Verde abrange não apenas o descarte dos equipamentos eletrônicos, mas também a produção, o gerenciamento e o uso dos recursos de computação. Nesse sentido, um dos grandes aliados tem sido a virtualização dos processos, como a NF-e (Nota Fiscal eletrônica) e a NFS-e (Nota Fiscal de Serviços eletrônica). “Com a implantação desses novos sistemas, as empresas reduziram as impressões dos documentos fiscais, diminuindo, da mesma forma, o espaço físico demandado para armazenagem desses documentos e toda a logística necessária para sua recuperação dentro da organização. Também é minimizada a emissão da CO2 por conta da redução do uso do combustível ou correios para o envio das notas fiscais”, analisa o sócio da G2KA Sistemas, Maicon Klug.

Estudos apontam que para cada árvore cortada, o mercado recebe 12 mil folhas de papel. Se uma empresa emite 200 notas fiscais por mês, multiplicando por cinco, que é o número de vias necessárias, serão 1000 folhas de papel circulando mensalmente. Esse mesmo número, se contabilizado por um ano, gera em torno de 12 mil folhas, ou seja, apenas uma empresa, no período de um ano, deixa de derrubar uma árvore.

O conceito de “TI Sustentável” vem se popularizando e ganhando força em todo o mundo. Chega a ser um elemento chave na estratégia de aquisição de produtos e ativos e no gerenciamento dos recursos de TI de empresas e governos com o fim de reduzir suas “pegadas ecológicas”. Segundo dados do Ministério da Fazenda, cerca de 656 mil empresas já emitem a Nota Fiscal eletrônica no Brasil e aproximadamente 370 municípios aderiram à Nota Fiscal de Serviços eletrônica.

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: