Viva a diferença!

Mercado de trabalho abre as portas para a diversidade

Historicamente a mulher vem buscando novos desafios, seja em cargos mais altos ou diferentes áreas de atuação. Campos antes pouco ocupados pelo sexo feminino atualmente vêm sendo procurados por elas. Um exemplo é a Tecnologia da Informação, um universo predominantemente masculino, no qual as mulheres começam a se inserir.

Na HBSIS, empresa blumenauense de soluções corporativas em TI, 27% dos 180 colaboradores são do sexo feminino. A supervisora de Recursos Humanos da empresa, Ximena Luengo, acredita que a mulher tem dado mais importância para fazer o que gosta e não mais o que a sociedade impõe. “Outra questão é que a mulher pesquisa muito antes de concretizar uma ação, e como a área de TI vem aumentando muito, surge nela o interesse neste segmento”, analisa.

Além do expressivo número de mulheres, a HBSIS também conta com uma grande diversidade cultural, étnica e de idade. “Temos colaboradores que vão de 17 a 55 anos e que nasceram em todas as partes do Brasil: Tocantins, Bahia, Paraná, Goiânia, Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, em outros países com Chile e Índia, e inclusive uma indígena de Ibirama, advinda da tribo Xokleng” destaca Ximena. Segundo ela, a diversidade é muito positiva, pois há troca de experiências. “O pique, sede de novidade e ousadia do jovem soma com a prudência e maturidade do mais experiente”, exemplifica.

Para o consultor da Civitas Responsabilidade Social Juvenal Correia Filho, a construção de uma sociedade sustentável requer a valorização da diversidade e a promoção da equidade entre os diferentes. “O desenvolvimento sustentável do Brasil dependerá da justa e adequada integração social e econômica de grupos tradicionalmente discriminados e desfavorecidos, tais como os negros, indígenas, pessoas com deficiência, entre outros. Discutir, criar e implantar mecanismos que mudem essa realidade é um grande desafio das empresas brasileiras e multinacionais”, concluiu Correia.

A HBSIS
Pensar a tecnologia dentro da realidade de cada cliente, atender suas necessidades e particularidades. Este é o desafio que a blumenauense HBSIS se propõem todos os dias, a cada projeto. Para cada necessidade, a empresa apresenta uma forma diferenciada de atuação. São diversas opções de serviços, que se adaptam ao atual cenário de rápidas mudanças, garantindo integração entre as áreas de negócio dos clientes:
• Outsourcing de Service Desk
• Outsourcing de Desenvolvimento de Sistemas
• Desenvolvimento Sob Demanda
• Gestão de Projetos de TI
• Consultoria de Processos
• Soluções de Gestão

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: