Na mesma semana em que líderes mundiais se reúnem na COP 30 para debater metas de neutralidade de carbono, o SENAI lança em Santa Catarina a Jornada de Descarbonização da Indústria. A metodologia, desenvolvida integralmente pela rede Instituto SENAI, com a expertise de três institutos de tecnologia: ambiental, cerâmica e mobilidade elétrica, combina consultoria técnica, inovação e tecnologia, com foco em reduzir emissões de gases de efeito estufa e ampliar a eficiência energética, a partir de quatro frentes: diagnóstico, estratégia, mitigação e compensação.   

O líder do Hub de Descarbonização da FIESC, Charles Leber, apresentou o modelo na abertura do II Seminário Internacional sobre Descarbonização e Eficiência Energética que FIESC e SENAI realizaram nesta quarta-feira, 12 de novembro, em Blumenau. 

O seminário reuniu pesquisadores, empresários e lideranças e discutiu soluções de descarbonização, eficiência energética e competitividade industrial. O coordenador de mercado para o Vale do Itajaí, Lucas Lazzari, destacou a importância do tema: ‘Da transição à liderança: preparando a indústria brasileira para os desafios e oportunidades globais’ e falou em nome da gerente executiva, Graziela da Silva. O Brasil é o 6º maior emissor de gases do efeito estufa do planeta. “A descarbonização deixou de ser tendência para se tornar uma prioridade estratégica das empresas”, considerou. 

A programação do encontro iniciou com um painel conduzido pelos Institutos SENAI. As palestras da pesquisadora portuguesa Maria João Rodrigues, do Instituto Superior Técnico de Lisboa, e do engenheiro suíço Pirmin Aregger, cofundador da empresa Recoal, especializada em tecnologias de captura e reaproveitamento de carbono, foram os destaques internacionais, realizadas por videoconferência. 

O encontro também apresentou exemplos de como o uso de energias renováveis, consultorias técnicas e planejamento integrado destas ações, vêm gerando resultados positivos para o parque industrial catarinense.

A unidade da Nidec em Joinville, onde são fabricados os produtos Embraco, foi a primeira da empresa no mundo a alcançar neutralidade de carbono, operando 100% com energia renovável e zero envio de resíduos a aterros. A planta é responsável pela produção de soluções de refrigeração da marca Embraco, reconhecidas globalmente por sua alta eficiência energética e contribuição direta para a redução de emissões de carbono. A empresa participou do seminário, falando sobre os desafios para reduzir e compensar as emissões da indústria. 

A ZEN, de Brusque, indústria de autopeças, desde 2021, realiza o inventário de gases de efeito estufa e já reduziu em 42% a intensidade de emissões. O resultado reflete um ciclo de investimentos de R$ 150 milhões em modernização industrial e tecnologias mais limpas, incluindo um centro de transformação mecânica preparado para o uso de hidrogênio verde. 

A IPEL, de Indaial, implantou uma tecnologia inédita de aeração por ar difuso (também conhecida como bolha fina) em sua Estação de Tratamento Biológico (ETB). A inovação, pioneira no setor papeleiro brasileiro, resultou em ganhos energéticos entre 20% e 40%, conforme as condições operacionais.

O Gerente de Serviços Tecnológicos dos Institutos SENAI de Tecnologia em Santa Catarina, Alceri Antonio Schlotefeldt, destacou na abertura do evento que a jornada é “um passo firme de Santa Catarina como referência em sustentabilidade e inovação tecnológica quando o assunto é baixo carbono”, disse. 

“No SENAI estamos prontos para atender todas as indústrias, sabemos que o diagnóstico é o primeiro passo, mas a jornada é necessária, especialmente para aquelas empresas que integram cadeias produtivas e precisam se adequar às emissões máximas permitidas”, pontuou o líder do HUB, Charles Leber.      

Indústrias interessadas em se integrar à jornada de descarbonização, devem procurar os Institutos SENAI. https://institutos.sc.senai.br/   

Sobre a COP 30

A 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática (COP 30) será realizada no Brasil, em Belém do Pará, entre os dias 10 e 21 de novembro. Delegações de 140 países se reúnem no maior evento global das Nações Unidas para discussão e negociações sobre mudança climática. Participam líderes mundiais, cientistas, organizações não governamentais, representantes da sociedade civil, de governos, do setor privado, e de organizações internacionais.