Pacientes com asma grave podem participar de pesquisa para tratamento em Blumenau
Auxiliar na busca de novos medicamentos e tratamentos para a asma grave é um dos objetivos do primeiro Centro de Pesquisa Clínica Privado em Doenças Respiratórias de Santa Catarina (SC), situado no Hospital Dia do Pulmão (HDP), em Blumenau. Quem sofre com a doença e não teve resultado com as medicações disponíveis atualmente, pode procurar o HDP e se cadastrar gratuitamente para a pesquisa de uma nova medicação. Ainda em fase de teste, mas com segurança comprovada de acordo com rígidos protocolos internacionais, a medicação traz a grande vantagem de ser aplicada por via oral – ao inverso das anteriores, disponíveis apenas de forma injetável (injeções).
A pneumologista e investigadora principal do Centro de Pesquisa Clínica, Marina Andrade Lima, é a responsável junto ao HDP pela iniciativa em Blumenau. Segundo ela, para a realização da pesquisa, o paciente é escolhido pela equipe médica e, se concordar com o convite, assina um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido.
Os pacientes que têm interesse em participar da pesquisa devem procurar o Hospital Dia do Pulmão e realizar o cadastro. O projeto é gratuito durante todo o procedimento, que tem a duração de um ano. Se o resultado for positivo, o paciente ganhará a medicação por toda a vida. “O paciente que chega até o final da pesquisa passa a receber a medicação utilizada gratuitamente para continuar o tratamento, caso tenha se mostrado eficaz durante o estudo. Além disso, é reembolsado o auxílio transporte e alimentação nos dias em que comparecer ao hospital durante o decurso do estudo”, conta a pneumologista.
Marina aponta que apenas no Brasil isso ocorre, de acordo com a resolução do conselho nacional de saúde – Lei 466/12 de pesquisa clínica. Conforme ainda explica a especialista, a medicação só estará disponível daqui cinco anos. “É uma oportunidade de encontrar o medicamento que faz a diferença. Que controle a asma e melhore a qualidade de vida do paciente”, destaca.
Mais informações podem ser solicitadas pelo telefone (47) 3037-7099 ou no HDP, situado na Rua Engenheiro Paul Werner, nº. 1141 – bairro Itoupava Seca, Blumenau.
A medicação
A medicação investigada neste ano, segundo a especialista, é inovadora. No Brasil, a pesquisa iniciou final de janeiro em Blumenau (SC) e em outras cidades como em São Paulo (SP), Florianópolis (SC), Porto Alegre (RS) e Rio de Janeiro (RJ). “O grupo de Blumenau é integrado por pacientes que já utilizavam diversas medicações para combater a asma, porém, não conseguiram controlar a doença. É um grupo de pessoas que ainda não tem o tratamento que nós, profissionais, consideramos excelente. Por isso estamos pesquisando novas medicações”, aponta.
A pesquisa
Somente no ano passado, foram executados cinco projetos com, aproximadamente, 150 pacientes do HDP. Com o intuito de avaliar a segurança e a eficácia de intervenções e medicamentos, as pesquisas iniciais são referentes à Asma em adultos e adolescentes, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Fibrose Pulmonar. Neste ano, a pesquisa realizada é de uma medicação para combater a Asma Grave.
Uma das pacientes, S. L. Z, 17 anos, conta que em 2016 foi diagnosticada com Asma e, após as consultas, também foi escolhida para participar de uma das primeiras pesquisas do Hospital. “Foram seis meses de acompanhamento e exames específicos. A pesquisa já terminou, mas está me fazendo muito bem manter o tratamento certo no meu dia a dia. Não sinto mais tanta falta de ar, por exemplo, entre outros incômodos”, afirma. Ela conta ainda que, atualmente, mantém consultas marcadas periodicamente.
O Centro de Pesquisa Clínica do Hospital Dia do Pulmão é acompanhado pelo Comitê de Ética da FURB, Conep, ANVISA, FDA Foodand Drugs Administration e EMA European Medicines Agency
Sobre o Hospital
O Hospital Dia do Pulmão atua em Blumenau desde 1982, com prestação de serviços voltados ao diagnóstico e tratamento de doenças respiratórias. Destacam-se nesta trajetória pioneira, a introdução da fisioterapia respiratória e pneumologia pediátrica.
Além de atendimento nas áreas de pneumologia, alergologia, otorrinolaringologia e cirurgia torácica, o Hospital do Pulmão conta com serviço de Pronto Atendimento, consultórios, exames e tratamentos. Outro diferencial é a sala de vacina, reconhecida e acreditada pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), pela excelência dos profissionais, de suas instalações, de sua organização administrativa e funcional e obediência à legislação.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Bierland avança com o projeto de ampliação e reforma da cervejar
Diante disso, haverá interrupção, por tempo indeterminado, do atendimento no Bar da Fábrica e das visitações à Cervejaria. Em breve, estará de portas abertas uma nova Bierland, com mais espaço e cheia de novidades para clientes, fornecedores e amigos.
Sobre a Bierland
Localizada em Blumenau/SC, a Cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003 e, traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está situada. Atualmente, a Bierland produz 14 cervejas entre as de linha e sazonais.
Em 13 anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 108 premiações em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Para o sócio proprietário, Eduardo Krueger, as cervejas da Bierland são fruto do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, como alemã, belga, inglesa e norte-americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia, que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.
Acompanhe-nos
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
4 alterações necessárias na lei de recuperação de empresas
Com o objetivo de incentivar o procedimento da recuperação de empresas, melhorar os índices de sucesso e auxiliar na retomada do crescimento econômico, o Ministério da Fazenda, por intermédio da Portaria 467/2016, criou um grupo de trabalho composto por juristas, economistas e técnicos no assunto para deliberarem sobre os ajustes necessários na Lei nº 11.101/05, conhecida como Lei de Recuperação de Empresas e Falências (LRF).
O advogado especialista em recuperação judicial de empresas, Alcides Wilhelm, destaca algumas alterações que serão analisadas para que a lei continue se mostrando eficaz, trazendo modernidade e dinamismo. Confira:
- Criação de varas judiciais especializadas no assunto: atualmente, a competência para o processamento de um pedido de recuperação judicial é das varas cíveis comuns, onde os magistrados julgam os mais variados temas, o que dificulta o andamento do processo.
- Criação de linha de crédito para empresas em recuperação, os chamados “DIP Financing”: comuns em outros países e fundamentais para que os projetos de recuperação sejam exitosos, a criação desta linha de crédito merece um destaque já que a sua falta vem sendo um dos motivos para o baixo índice de empresas que conseguem sair da recuperação.
- Trava bancária (garantia fiduciária): nas propostas de alteração da lei, os créditos com esta modalidade de garantia passariam a se sujeitar à recuperação, mediante a criação de uma nova classe de credores, os “com garantia fiduciária”.
- Stay Period: atualmente o período é de 180 dias, também deve ser alterado, adequando-se a lei ao que a jurisprudência já vem chancelando, ou seja, um prazo maior para a suspensão do curso da prescrição e de todas as ações e execuções contra o devedor. Comenta-se que esse prazo deva ser alterado para 1 ano.
Além das alterações citadas acima, de acordo com Wilhelm, outras alterações ainda estão sendo analisadas. “A criação das varas especializadas, o ‘DIP Financing’ e a questão da trava bancária, são essenciais para que o instituto da recuperação judicial possa atingir a sua plenitude, melhorando os índices de sucesso de empresas recuperadas”, acrescenta.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Unimed Blumenau e HSC promovem a 1ª Semana de Saúde
A Unimed Blumenau e o Hospital Santa Catarina de Blumenau promovem, em parceria, a 1ª Semana de Saúde. A programação, que inicia no dia 25 de maio e segue até o dia 31, contempla duas importantes palestras ministradas pelas profissionais renomadas Marcela Eduarda, psicóloga e coach, e Maria Júlia Paes, doutora em enfermagem. A proposta tem como foco profissionais e acadêmicos que atuam no cuidado ao paciente. As palestras serão oferecidas gratuitamente e não há necessidade de inscrição.
A primeira palestra, no dia 25, é com a psicóloga e coach Marcela Eduarda, com o tema “Os pilares de um profissional de sucesso: desperte o potencial que existe em você”. Ela acontece no auditório da Unimed, das 19h30 às 20h30. No dia 30 de maio, é vez da doutora em enfermagem Maria Júlia Paes tratar sobre “Boas práticas de enfermagem – Assistência voltada à experiência do paciente”. A palestra será no auditório do Hospital Santa Catarina de Blumenau, das 8h30 às 11h30.
Serviço
Palestra: Os pilares de um profissional de sucesso: desperte o potencial que existe em você
Dia: 25/05/17
Horário: 19h30 às 20h30
Local: Auditório Unimed – Rua das Missões, 455 – Ponta Aguda, Blumenau
Palestra: Boas práticas de enfermagem – Assistência voltada à experiência do paciente
Dia: 30/05/17
Horário: 8h30 às 11h30
Local: Auditório Dr. Anton Hafner, 2º andar prédio administrativo do HSC Blumenau – Rua Amazonas, 301 – Garcia, Blumenau
Sobre as palestrantes
Marcela Eduarda – Graduação em Psicologia FURB (2003). MBA executivo em Recursos Humanos/Gestão de Pessoas (INPG, 2008). Coach e Psicóloga especialista em Gestão de Pessoas com: Coach pelo Instituto Corporate Coach U-SP-THE COACHING CLINIC – 2007, Life Coaching Course – High Rise VT – 2012. Coach Personal e Professional pela Sociedade Brasileira de Coaching. Mestre em Administração pela FURB (2014).
Maria Júlia Paes – Bacharel em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP (1979), mestrado, doutorado e livre docência em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da USP. Atualmente é professora titular aposentada pela Universidade de São Paulo.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br
Sescon Blumenau participa da Assembleia do Conselho de Representantes (ACR) da Fenacon
Representantes do Sescon Blumenau, o presidente Jefferson Pitz e o vice-presidente Nelson Mohr, participaram da Assembleia do Conselho de Representantes (ACR) da Fenacon, Sescap e Sescon e do lançamento da V edição da Agenda Política Legislativa da Fenacon. O evento ocorreu em Brasília nos dias 18 e 19, e abordou temas importantes para a área contábil de todo o país.
O lançamento da V edição da Agenda Política Legislativa da Fenacon aconteceu no dia 18, no auditório do hotel Royal Tulip Brasília Alvorada , onde foram realizadas assembléias gerais ordinárias e houve a aprovação de contas do instituto Fenacon. No mesmo dia, houve também um debate sobre a Reforma Trabalhista em relação à perda da contribuição sindical, como também sobre a oferta de cursos com temas diversos e a baixa procura pelos mesmos.
Já no dia 19, os assuntos que ganharam destaque foram o Projeto de Lei MP 766 que, segundo o vice-presidente do Sescon Blumenau, refere-se a algumas emendas da medida provisória sobre o Programa de Regularização Tributária, para atender as empresas optantes do Simples Nacional. Mohr aponta que o projeto agora está em debate na Câmara de Deputados, e deve ser votado pelos deputados e senado até o próximo dia 29 de maio.
Outro tema abordado foi sobre as multas do Guia de Recolhimento do FGTS e de Informações à Previdência Social (GFIPS), que as empresas estão recebendo. “A ação reflete sobre os contadores e escritórios de contabilidade, e já está em discussão no Congresso. O projeto de lei está em andamento”, afirma Nelson.
Ainda conforme Mohr, o assunto mais debatido na Assembleia foi sobre o fim da Contribuição Sindical que, atualmente, mantém maior parte da Fenacon. “Praticamente todas as entidades do sistema têm uma dependência econômica desta contribuição. O que está pondo em risco a manutenção da contribuição sindical patronal é a reforma trabalhista que entre outros assuntos estabelece o fim da obrigatoriedade da contribuição sindical patronal. Com isto, todos têm pensado em busca de novas receitas”, pois com o fim das entidades Patronais, empregadores de todo o país terão dificuldades nas relações com o governo e também com as negociações trabalhistas, esclarece o vice-presidente do Sescon Blumenau.
3º Encontro da Rede de Notícias Sistema Fenacon, Sescap/Sescon
Além do encontro dos dirigentes do Sescon, na Assembleia do Conselho de Representantes (ACR), a Fenacon promoveu também o encontro exclusivo para as entidades com diretores e assessores de comunicação, que ocorreu nos dias 18 e 19.
A programação iniciou com a apresentação do Centro de Comunicação da Rede de Notícias, e seguiu com as seguintes palestras:
“Como obter melhores resultados gastando menos energia?”
“Mídias digitais para instituições: como a ferramenta pode ser utilizada por sindicatos”
“Marketing de Relacionamento: como se aproximar de seu associado”
“Bate-papo “Relação das assessorias de imprensa com conteúdos e mídias digitais” com os jornalistas”
Palestra “Assessoria Legislativa”
De acordo com a diretora de Comunicação do Sescon Blumenau, Solange Schroder, “encontros como este são fundamentais para trocar ideias e experiências entre as entidades, como também para desenvolver novos projetos de comunicação e marketing para as empresas”.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br