Vinhos: Três harmonizações para iniciar o ano

Para iniciar bem o ano de 2017, o sommelier da Decanter, Sidney Lucas, indica algumas opções de vinhos exclusivos para saborear ainda neste mês de janeiro.

O espumante Lírica Crua, da vinícola Hermann, eleito o melhor do Brasil pelo especialista de vinhos mais respeitado no Brasil, Jorge Lucki, apresenta aromas focados em frutas cítrica como na pera frescas e flores brancas delicadas, além de cremosidade, frescor e uma textura deliciosa. A bebida é uma excelente opção para acompanhar canapés à base de pescados, frutos do mar tempurados, truta assada ao forno e ainda com sashimis de peixes gordos (atum, salmão, tambaqui, pirarucu).

Outra sugestão do sommelier é o vinho Domaine de la Guillaudière Rosé 2014, que traz uma coloração rosa pálido. “O nariz é um sedutor desfile de flores e frutinhas silvestres frescas, com laivos minerais. Rosé de incrível verve no palato, dotado de empolgante frescor e sapidez que o tornam um aperitivo absolutamente sedutor”, descreve Lucas. O vinho combina perfeitamente com pratos leves. Entre eles, segundo o sommelier, salada com ostras pochés e vinagre de framboesa, tomate farcie au fromage de chèvre (tomates maduros ao forno recheados com queijo fresco de cabra), espetinhos de camarão marinados com páprica na churrasqueira e a tradicional quiche Lorraine (receita francesa, feita com recheio à base de ovos e creme de leite com pedacinhos de bacon e queijo).

Sidney aposta no vinho Jean-Luc Colombo Côtes-du-Rhône Les Abeilles Rouge 2013. A bebida apresenta cor rubi intensa, borda em ligeira evolução, com fruta vermelha madura, ameixa seca e lavanda. Harmoniza com entrecôte grelhado na brasa com flor de sal.

Decanter

Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter. Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sido alguns dos suportes desse crescimento.  No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.

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Projeto inédito leva sustentabilidade e inovação ao setor têxtil

Levar inovação ao setor têxtil de Blumenau e região e produzir peças com reduzido impacto ambiental, unificando os elementos de criatividade e de técnica. Estes são alguns dos objetivos do Projeto “Melhoria de Produto Aplicando Ecodesign”, que vem sendo executado pelos Institutos SENAI de Tecnologia Ambiental e Têxtil, Vestuário e Design, de Blumenau, em parceria com as empresas Altenburg, Dudalina e Eurofios. Este é um projeto inédito na região.

De acordo com o coordenador técnico, consultor do Instituto SENAI de Tecnologia Ambiental de Blumenau e coordenador do projeto, Ronald Schwanke, o setor têxtil e de confecção tem sido constantemente tema de debates quando o assunto é a sustentabilidade, e várias são as iniciativas das indústrias nesta direção, mas ainda é preciso evoluir muito. “O projeto vai ao encontro dessa evolução, com o propósito de desenvolver um produto sustentável que contribua para o meio ambiente e para a sociedade, mas que seja um produto de sucesso no mercado”, destaca Schwanke.

Projeto
Apoiado pelo Departamento Nacional do SENAI, o projeto visa desenvolver produtos com foco na sustentabilidade e inovação e disseminar as metodologias de Avaliação de Ciclo de Vida e de Ecodesign no setor Têxtil e Confecção, o que caracteriza o ineditismo dele no Brasil. “A partir de ferramentas, como avaliação de ciclo de vida e de princípios de Design Thinking e Ecodesign, os produtos são desenvolvidos com estratégias de redução de impacto ambiental, tanto na sua concepção quanto no seu processo produtivo, com benefícios ambientais percebidos pelo consumidor”, explica Schwanke.

Durante o projeto, serão realizados workshops de criação colaborativa para o desenvolvimento de briefings de produtos inovadores e de reduzido impacto ambiental. “A equipe do SENAI vai dar todo o suporte e apoio para que as empresas participantes criem e desenvolvam produtos baseados no Ecodesign. Depois disso, elas vão decidir se esses produtos chegarão ao mercado”, ressalta Schwanke, acrescentando que essa é uma ideia inovadora que vem tendo uma aceitação muito boa dos participantes.

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Começa a obrigatoriedade de emissão de NFC-e para as primeiras categorias de varejistas no Rio Grande do Norte

A partir de 1º de janeiro de 2017 entram na obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) as primeiras categorias de contribuintes no Rio Grande do Norte. Estarão obrigados a emitir o documento eletrônico os novos contribuintes, exceto aqueles que possuam pelo menos um estabelecimento usuário de ECF inscrito no CCE-RN anterior a essa data; e para os contribuintes que desenvolvam, como principal ou secundária, atividades enquadradas nos grupos CNAE 453, 454, 475 e 476.

De abril de 2013 a abril deste ano foi feito um projeto piloto de NFC-e no estado e a partir do final de abril foi liberada a adesão voluntária ao documento. Depois da obrigatoriedade de janeiro, o cronograma ainda inclui outras categorias em 2017, a partir de abril, os varejistas com CNAE 472, 473, 477, 478, e a partir de julho, as demais empresas varejistas não alcançadas pelos grupos acima, assim como Restaurantes, Bares e similares; Hotéis, Motéis e similares.

A consultora de negócios do sistema myrp, Karine Gresser, ressalta a necessidade dos varejistas escolherem, o quanto antes, uma opção de sistema para a emissão do documento fiscal do varejo, para cumprir a legislação, não ter problemas com a SEFAZ e com a continuidade das vendas.

Para garantir que os comerciantes se adaptem no prazo, uma opção rápida e fácil é o sistema de gestão myrp, que pode ser colocado em operação na loja em poucos minutos. Além das funcionalidades básicas como a emissão de NFC-e e NF-e, envio de NFC-e por e-mail e geração de backup automático, o sistema de gestão myrp inclui controles mais abrangentes como a gestão do estoque do varejista e gestão financeira, com fluxo de caixa e registros das contas a pagar e receber.

 

Sobre o myrp:

O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.

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Obrigatoriedade de emissão de NFC-e para nova categoria de varejistas em Rondônia

A partir de 1º de janeiro de 2017 entra na obrigatoriedade de emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) mais uma categoria de contribuintes do comércio em Rondônia. Estarão obrigados a emitir o documento eletrônico os contribuintes optantes pelo Simples Nacional, que recolhem o ICMS na forma da Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006 e que, no somatório dos seus estabelecimentos, tenham auferido, no ano calendário de 2015, receita bruta igual ou superior a R$ 120 mil.

 

As primeiras obrigatoriedades de NFC-e, em Rondônia, começaram em março de 2015, e seguiram com a inclusão de outras categorias de estabelecimentos comerciais. O cronograma no estado continua ainda em 1º de julho de 2017, para os contribuintes optantes pelo Simples Nacional, que recolhem o ICMS na forma da Lei Complementar n. 123, de 14 de dezembro de 2006 e que, no somatório dos seus estabelecimentos, tenham auferido, no ano calendário de 2015, receita bruta igual ou superior a R$ 80 mil; e a partir de 1º de janeiro de 2018, para todos os contribuintes.

 

A consultora de negócios do sistema myrp, Karine Gresser, ressalta a necessidade dos varejistas escolherem, o quanto antes, uma opção de sistema para a emissão do documento fiscal do varejo, para cumprir a legislação, não ter problemas com a SEFAZ e com a continuidade das vendas.

 

Para garantir que os comerciantes se adaptem no prazo, uma opção rápida e fácil é o sistema de gestão myrp, que pode ser colocado em operação na loja em poucos minutos. Além das funcionalidades básicas como a emissão de NFC-e e NF-e, envio de NFC-e por e-mail e geração de backup automático, o sistema de gestão myrp inclui controles mais abrangentes como a gestão do estoque do varejista e gestão financeira, com fluxo de caixa e registros das contas a pagar e receber.

 

Sobre o myrp:

O myrp é um sistema de gestão empresarial que faz a emissão de todos os documentos fiscais eletrônicos, como NFC-e, NF-e e CT-e, e possibilita o gerenciamento de uma pequena empresa, com controle financeiro, de estoque e vendas. O sistema funciona no modelo de armazenamento na nuvem e pode ser utilizado por empresas da indústria, atacado, comércio, serviços e transportes.

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Planejar a compra do material escolar é opção para controlar orçamento

A compra do material escolar dos filhos deve estar mais cara neste início de ano. Vários fatores devem influenciar esse aumento, como a inflação, o preço dos produtos, a alta do dólar, entre outros. Por isso, o professor da FGV e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança, Andriei Beber, orienta que é essencial fazer um planejamento, para que as compras sem pesquisas prévias não comprometam o orçamento familiar. “É possível driblar os preços altos, com alternativas para encontrar os melhores valores e formas de adquirir os produtos e ainda economizar na hora da compra do material escolar dos filhos”, informa Beber.

Os livros são apontados como os grandes vilões, os produtos mais caros da lista de materiais escolares. Já o valor das mochilas, estojos e lancheiras, por exemplo, tiveram 30% de aumento, principalmente devido à alta da moeda norte-americana.

“Mas a volta às aulas não precisa ser um pesadelo. E para driblar os preços altos e controlar o orçamento da família, há algumas alternativas para encontrar os melhores valores e formas de adquirir os produtos sem esvaziar a carteira”, diz Beber.

Dicas
Abaixo, o professor da FGV lista algumas dicas para economizar na hora de comprar o material escolar das crianças:

– Pesquise em diferentes locais para conseguir comprar mais barato: a pesquisa ainda é a melhor alternativa para quem deseja economizar. Fazer orçamentos em diferentes lugares é o jeito mais prático de descobrir produtos em ofertas, como em papelarias e livrarias, sites e em sebos online. Assim como negociar os valores para obter um desconto maior. Tire um dia apenas para pesquisas. Conheça os valores oferecidos pelo mercado.

– Faça as compras sem os filhos: sem dúvida alguma a criança gostaria de ganhar determinada marca de caderno ou aquela mochila que viu na TV. Entretanto, nem sempre comprar tudo o que ela deseja é um bom negócio, já que muitas vezes é influenciada pela mídia e não sabe o quanto isso pesa no orçamento da família. Para evitar a compra por impulso ou para satisfazer o desejo dos filhos, faça as compras sozinho ou tenha uma conversa séria explicando aos filhos sobre a necessidade de economizar.

– Reaproveite o material já comprado: ter tudo novo é muito bom, mas existem muitos materiais que podem ser reaproveitados durante mais um ano escolar. Reúna os materiais que ainda estão em bom estado e compre apenas o necessário da lista. Com isso, seus filhos aprenderão sobre educação financeira desde cedo.

Sobre Andriei Beber
Andriei José Beber é especialista e palestrante nas áreas de Finanças, Gestão e Governança. É Doutor em Engenharia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde foi professor e pesquisador. Atualmente integra o corpo docente da Universidade do Vale do Itajaí (Univali). Pesquisador e coordenador do CEMIC – Centro de Estudos de Manutenção da Infraestrutura Civil, atua em consultorias na área de investimentos, gestão e manutenção de infraestrutura.

Conselheiro de Administração Certificado pelo IBGC – Instituto Brasileiro de Governança Corporativa e tem experiência na área de finanças, controladoria, estratégia, remuneração e sustentabilidade. É professor do Programa de Cursos Conveniados da FGV Management e ganhador do prêmio mérito docente na categoria Finanças e Métodos Quantitativos nos anos 2009, 2010, 2013 e 2014. Possui mais de 100 trabalhos publicados no Brasil e no exterior.

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Para o professor da FGV, Andriei Beber, pesquisar é a melhor forma de garantir a melhor compra do material escolar dos filhos

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