Como lucrar com o e-commerce
“Oportunidades no Comércio Eletrônico: como vender e lucrar na internet”. Esse é o tema de uma palestra promovida pelo Núcleo Web da Associação Empresarial de Blumenau no dia 9 de novembro, próxima terça-feira. O evento terá a participação de empresas que são grande cases de sucesso nessa área: Fábio Seixas, da Camiseteria, e Gislon José Koerich, da Cia. Hering. O evento será às 19h30, no Teatro Carlos Gomes. As inscrições custam R$ 15,00 para associados e R$ 20,00 para não associados.
Informações com Alexandra, pelo telefone (47) 3326-1230 ou email nucleos1@acib.net.
Sobre a Camiseteria
O Camiseteria.com investe na integração de três conceitos para subverter a forma de se fazer moda: democracia fashionista, tendência na qual o próprio consumidor escolhe o que vai usar; design colaborativo, quando a criação é pré-aprovada pelo público-alvo; e comunidades na internet, que são capazes de reunir em um só lugar pessoas com interesses comuns.
A comunidade envia estampas que são avaliadas por qualquer pessoa que quiser votar e as melhores são transformadas em camisetas de alta qualidade e acabamento (as etapas que envolvem a produção são terceirizadas). O designer contemplado tem seu trabalho divulgado, além de ganhar R$ 500,00 em créditos no site no momento da aprovação do layout e R$ 800,00 em dinheiro.
Sobre a Cia. Hering
A história da Cia Hering, há 130 anos, une-se de forma inseparável à história dos Hering, uma família de imigrantes alemães que, como tantas outras que vieram fazer a América, acabaram por escrever importante capítulo do desenvolvimento industrial do Vale do Itajaí e do estado de Santa Catarina. Tudo começou na distante Hartha na Alemanha. Hermann Hering ouvira falar de uma colônia fundada em 1850 pelo Dr. Blumenau em Santa Catarina.
Homem empreendedor, Hermann aportou na nova colônia em 1878, deixando a família aos cuidados do irmão Bruno Hering. Em 1880, Hermann compra um tear circular, um caixote de fios e escreve à esposa Minna pedindo que ela encaminhe ao Brasil seus filhos mais velhos, Paul e Elise e seu irmão Bruno. Os primeiros tempos foram difíceis, mas os Hering nunca desanimaram. Tem início a produção na pequena tecelagem “Trikotwaren Fabrik Gerbruder Hering” numa casa na atual rua XV de Novembro na cidade de Blumenau. Assim nasceu a Indústria Têxtil Companhia Hering.
FG empreendimentos na Folha de São Paulo
Começamos o mês de novembro muito bem! Mais um cliente da Presse foi destaque na Folha de São Paulo.
Ontem, 7 de outubro, a FG Empreendimentos foi citada no jornal Folha de São Paulo. A matéria fala sobre os benefícios que a construtora oferece aos profissionais.
Em outubro, a Baumgarten Gráfica também foi destaque no mesmo jornal. Para saber mais, basta clicar aqui.
No mesmo mês, a história da HBSIS foi relatada na revista Info. Para ler a matéria, clique aqui.
Em setembro, foi a vez da Weiku do Brasil. A empresa foi citada na revista Casa Cláudia. Confira a matéria neste link.
Abaixo, você confere a matéria sobre a FG Empreendimentos no site do jornal Folha de São Paulo:
[photopress:Folha_de_S.Paulo___Um_jornal_a_servi__o_do_Brasil_1289217984798.jpeg,resized,centered]
[photopress:Folha_de_S.Paulo___Iniciativas_t__m_como_objetivo_reduzir_custos_e_rotatividade___07_11_2010_1289217917986.jpeg,resized,centered]
Fornos Jung lança forno para esmaltação
A linha industrial da Fornos Jung, de Blumenau (SC), ganha mais uma opção. Chega ao mercado brasileiro um novo forno contínuo para esmaltação. O processo é utilizado principalmente na indústria de eletrodomésticos da linha branca. As peças são guiadas por uma monovia aérea para cumprir o percurso dentro do forno e ficam por apenas cinco minutos submetidas à temperatura de 850°C.
O forno possui um sistema de cortinas de ar que aproveitam o ar aquecido para impedir fuga de calor pelas extremidades, economizando energia. As dimensões úteis são 0,75 x 0,75 x 5 metros. O aquecimento é elétrico, por resistências, e a potência é de 210 kW.
Sobre a Jung
A história da Jung começou em 1980, com o desenvolvimento do seu primeiro forno elétrico para porcelana. Devido aos excelentes resultados e empreendedorismo da equipe, novas linhas de produtos foram desenvolvidas, nas linhas de Fornos Artísticos, Industrial e Laboratorial de maior complexidade, além dos fogões elétricos. A Linha Industrial é o principal viés de crescimento da empresa, contando hoje com o que há de mais moderno no segmento de fornos e estufas, com destaque nos equipamentos de operação contínua, possibilitando qualquer grau de automação, ferramentas para aumento da produtividade, baixo consumo de energia e variados sistemas de movimentação da carga. Atualmente a Jung produz mais de 100 opções de equipamentos standard e modelos especiais desenvolvidos para necessidades específicas dos clientes.
Baumgarten Gráfica faz intervalo na produção para lançar Programa de Sustentabilidade
A produção da Baumgarten Gráfica, de Blumenau (SC), parou na tarde desta quarta-feira, 3 de novembro. Os mais de 300 funcionários participaram do lançamento do Programa de Sustentabilidade que será implantado na indústria. A nova política segue uma tendência mundial e tem como objetivo garantir o bem-estar das pessoas por meio de ações voltadas para a minimização do uso de recursos naturais. “As práticas se estendem a todos, funcionários, clientes, fornecedores, governo, membros da comunidade. Precisamos pensar nos profissionais de nossa empresa, mas também nas próximas gerações. Este é um momento único. A Baumgarten está passando por uma grande mudança e a primeira delas é esta: paramos a produção e unimos todos em volta de um mesmo objetivo”, explica o presidente Ronaldo Baumgarten Jr.
As ações foram elaboradas pelo Comitê Interno de Sustentabilidade, formado por profissionais de diferentes áreas da empresa. O grupo conta com o apoio do consultor ambiental Renan Lindner, da OA Engenharia.O programa pretende também promover a educação continuada dos colaboradores, melhoria de procedimentos internos, otimização das atividades e integração de todos os profissionais.
A empresa definiu indicadores de sustentabilidade nos âmbitos ambiental, social e econômico. A cada um, foram atribuídas metas e procedimentos para acompanhamento e melhorias. Além disso, recentemente, a Baumgarten aderiu ao Carbon Disclosure Project (CDP), para levantar, acompanhar e definir ações para redução das suas emissões de carbono.
Prova do comprometimento da empresa é a concepção do novo parque gráfico, que deve ser concluído ainda este ano. “O projeto arquitetônico foi todo pensado para reduzir demandas energéticas; propõe volumes horizontais para as edificações industriais e compartilhamento de serviços e utilidades de apoio”, exemplifica o presidente.
O projeto procura o uso mínimo de materiais e recursos energéticos. Com o emprego das mais modernas técnicas, o novo parque gráfico contará com a coleta e reuso de águas pluviais, sistemas para gestão de água, energia e resíduos, iluminação natural, minimização de entradas de energia térmica para ampliação de conforto, entre outras.
Sobre a Baumgarten Gráfica Ltda.
A Baumgarten foi fundada em 1881 por Hermann Baumgarten, filho de imigrantes alemães. Iniciou suas atividades produzindo o primeiro jornal de Blumenau e região do Vale do Itajaí em Santa Catarina, denominado “Blumenauer Zeitung” e impresso em alemão. Durante a Segunda Guerra Mundial, em função da proibição da língua alemã no Brasil, a empresa iniciou outros trabalhos gráficos, consolidando-se no ramo de decoração de embalagens.
Atualmente é uma das maiores, mais completas e modernas indústrias gráficas da América Latina; conta uma equipe qualificada de aproximadamente 300 funcionários e maquinário de alta tecnologia. Com o conceito One Stop Shop – que norteia os serviços da Baumgarten Gráfica – o cliente encontra na empresa praticamente todas as soluções possíveis em rótulos, auto-adesivos, in-mould, termoencolhíveis, roll labels, tags, etiquetas em pano, blisters, além de bandejas em cartão termoformado. A empresa também tem o importante diferencial de dispor de praticamente todos os sistemas de impressão de rótulos: rotogravura, offset, serigrafia, letter-press, flexografia, hot stamping, cold foil, embossing e impressão digital.
Cirurgia bariátrica pode não representar fim da obesidade
Especialistas alertam para a prevenção contra o aumento de peso da população
O excesso de peso já atinge metade da população adulta; uma em cada três crianças (de 5 a 9 anos); e um quinto dos adolescentes no País, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O problema atinge cerca de metade dos adultos em todas as regiões, com destaque para o Sul (56,8% dos homens, 51,6% das mulheres) e Sudeste (52,4 e 48,5% para homens e mulheres respectivamente).
Para combater a obesidade, considerada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como uma epidemia, especialistas destacam que é necessário melhorar os hábitos alimentares e estimular medidas preventivas. Hipertensão arterial, doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, dislipidemia, artroses, varizes e síndrome metabólica são algumas das consequências da obesidade.
Com a intenção de se livrar do problema, é cada vez mais comum no Brasil a realização de cirurgias bariátricas, também conhecidas como redução do estômago. “No entanto, o que muita gente não sabe é dos riscos que se corre com esse procedimento e das contraindicações”, destaca a médica nutróloga da Agemed, Sabrina Floriani. A cirurgia é indicada apenas nos casos em que a obesidade está estável há pelo menos cinco anos, em pessoas com IMC (Índice de Massa Corpórea) maior ou igual a 40 ou maior ou igual a 35 com doenças desencadeadas ou agravadas pela obesidade e que ameacem a vida e ainda com falha comprovada ao tratamento clínico (dieta associado a atividade física e terapia comportamental).
“Complicações como infecções na parede abdominal, ruptura dos pontos internos do estômago e intestino, desnutrição crônica ou déficit de vitaminas por falta de absorção são comuns no pós- operatório, podendo levar a morte caso não identificados e tratados adequadamente”, alerta Sabrina.
Para se submeter a esse tipo de cirurgia, há necessidade de tratamento prévio por dois anos com nutricionista, psicólogo, educador físico e médico. O paciente deve ter tentado tratamento clínico antes. “A cirurgia não é indicada para emagrecimento por estética, que é o que, em alguns casos, é vendido pelos cirurgiões. Muitos são pacientes jovens que não sabem o verdadeiro risco desta cirurgia”, ressalta a nutróloga.
Maioria volta a ganhar peso depois da cirurgia
Um índice alarmante: 60% das pessoas que fazem a cirurgia voltam a ganhar peso, sendo que 10% engordam novamente até 20 kg. “Diferente dos que as pessoas imaginam, a cirurgia não ‘cura’ a obesidade e seu sucesso depende da mudança de hábitos. Não é incomum que indivíduos que não fizeram acompanhamento psicológico prévio apresentarem desvio da compulsão alimentar para outras vias, como o alcoolismo, ou então procurar alimentos de fácil esvaziamento gástrico e de alta concentração calórica que são consumidos durante todo o dia resultando em aumento de peso, como leite condensado, sorvete, doces e refrigerantes”, explica Sabrina.
Conheça algumas desvantagens da cirurgia bariátrica
– Necessidade de reposição nutricional para o resto da vida
– Custo elevado de suplementos alimentares para o resto da vida
– Desconforto gástrico ao se alimentar
– Diarréia crônica
– Não ser definitiva em muitos casos, havendo casos frequentes de recirurgia
– Alto índice de complicações e mortalidade de cerca de 1% (a mesma porcentagem de cirurgias de grande porte, abdominais, em pacotes com comorbidades)