Lançamento da campanha Vote por Blumenau, nesta quinta-feira

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A campanha Vote por Blumenau será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (26), em um café da manhã para a imprensa, no hotel Himmelblau, às 8h. Liderada pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib), a campanha conta com o patrocínio de diversas entidades empresariais e sindicatos patronais, como CDL, Ampe, Sescon, Sintex, Simmmeb, Sindilojas, Sindicato das Indústrias Gráficas e Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau. Também tem o apoio institucional da OAB, Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina e Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí.

A intenção da iniciativa é sensibilizar a população principalmente para evitar os votos nulos e brancos e despertar para a importância de se votar em candidatos da região. Segundo dados levantados pelo diretor executivo da Acib, Charles Schwanke, em 2006 houve um total de quase 30% de votos brancos, nulos e abstenções na região. Uma média total da distribuição dos votos nas últimas três eleições resulta em 57,9% de votos em candidatos da região e 13,9% em candidatos de fora. “Ao todo, Blumenau conta hoje com 222.419 eleitores. O índice de votos brancos, nulos e abstenções da última eleição são assustadores, representam mais de 60 mil votos”, aponta Schwanke.

O site da campanha www.votepelovale.com.br entrará no ar no dia do laçamento. Também serão apresentados os materiais gráficos e o jingle que será veiculado nas rádios da cidade. A programação prevê ainda para o dia 25 de setembro passeata na rua XV de Novembro e distribuição de material de conscientização em semáforos.

Construção civil segue forte em Balneário Camboriú

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A construção civil fechou o primeiro semestre deste ano com saldo positivo em geração de empregos em Balneário Camboriú. Nos primeiros seis meses, foram contratados 2.708 empregados e desligados 2.267, gerando variação positiva de 9,48% e saldo de 441 vagas – o melhor desempenho da cidade, se comparado aos demais setores produtivos. Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego/Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). “Num momento de aparente retração na abertura de vagas em vários setores, a construção civil segue forte, em franca expansão. Isso nos deixa felizes pelo bom desempenho, mas igualmente cientes da grande responsabilidade que o segmento possui na economia local e regional”, avalia o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú, Carlos Haacke.

Diante desse cenário e com o crescente número de vagas no setor, fica cada vez mais difícil atrair e reter talentos. As construtoras precisam inovar e criar formas de fazer com que os colaboradores sintam-se motivados para continuar no emprego. “Estamos encontrando grandes dificuldades para contratação de mão-de-obra. Realizamos muitas ações de marketing para atrair candidatos, mas, a oferta é grande por parte das empresas”, aponta a coordenadora de RH da FG Empreendimentos, Daiane Gorges.

Segundo ela, um dos benefícios que mais atrai a atenção dos candidatos é a alimentação. Nesta quesito, a FG saiu na frente, oferecendo buffet nas obras. Assim, em vez de comer em marmitas prontas, os trabalhadores podem se servir à vontade. A alimentação é acompanhada por nutricionista. “Muitos não gostavam de marmitas, pois os alimentos vinham misturados ou frios. Agora, cada um pode escolher o que deseja comer todos os dias”, afirma Daiane.

Outros benefícios como ginástica laboral, transporte para os funcionários que residem na cidade vizinha, seguro de vida e treinamento, fazem parte da rotina de quem trabalha na FG. Daiane também ressalta a importância de investir em educação e cultura, com palestras, cursos e oficinas de artes e de música. “Esses benefícios, somados, representam a melhoria do desempenho nas atividades diárias e, consequentemente, o que a empresa terá são colaboradores mais motivados e dedicados ao trabalho”, observa a coordenadora de RH.

Para beber no inverno

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O inverno ainda não chegou ao fim e as bebidas que acompanham a estação mais fria do ano continuam em alta. Além dos vinhos, que já fazem parte do dia-a-dia, principalmente nessa época, bebidas quentes como Armagnac, Cognac, Grappa e licores têm ganhado mais espaço nas taças dos brasileiros.

Facilmente confundidos, o Armagnac e o Cognac diferem em algumas características. Os dois são produzidos na França, provêm de regiões demarcadas, têm graduação alcoólica de 40% e usam a uva como ingrediente base para sua produção. Mas, a principal diferença entre eles é o processo de destilação: enquanto o Cognac passa por um processo de bi-destilação, o Armagnac é destilado uma única vez. Isso faz com que o Armagnac fique com um aspecto mais rústico, encorpado e complexo, enquanto o Cognac fica mais delicado, sutil e rico em aromas.

A importadora Decanter trouxe ao Brasil duas experiências sensoriais extraordinárias em termos de Cognac e Armagnac. O Cognac francês Tesseron foi eleito o melhor destilado do mundo pela Wine Enthusiast, com exemplares de 15 anos de envelhecimento até mais de um século. Já o Armagnac Delord, também francês e premiado entre os melhores do mundo, é um dos mais complexos destilados da região de Bas Armagnac.

Outra opção para esquentar as noites frias é uma boa Grappa, feita a partir da destilação de resíduos do bagaço da uva, semelhante à aguardente. A Grappa Segnana, importada pela Decanter, é uma das mais nobres da Itália e é perfeita para finalizar uma refeição. Com relação aos licores, a novidade é o Cassis de Bourgogne Briottet, conhecido como o melhor da França. Ele é obtido com a maceração de bagas de groselha negra (cassis, em francês) e é indispensável em qualquer bar. Mas, também se mostra um importante aliado na cozinha, tanto para enriquecer sobremesas como para surpreender em finalizações de molhos.

Secretário de Estado da Fazenda participa de palestra e debate em Blumenau

Na próxima segunda-feira (23), a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) promove um debate sobre “Aspectos econômicos de Santa Catarina” com o secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert. Entre os assuntos a serem abordados estão: arrecadação, investimentos, aspectos macroeconômicos que tem impacto em Santa Catarina e gestão pública.

O evento tem o apoio da CDL, Sindilojas, Intersindical Patronal, Sescon e Ampe. Após a palestra do secretário será aberto espaço para perguntas dos representantes das entidades e do público presente. O debate será no pequeno auditório do Teatro Carlos Gomes (auditório Willy Sievert), às 18h.

Sobre Cleverson Siewert

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA em Marketing e em Gestão Empresarial, ambos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Já atuou em empresas como Tigre Tubos e Conexões e exerceu diversos cargos no Governo do Estado de Santa Catarina, na Secretaria de Estado da Fazenda.

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