Lançamento da campanha Vote por Blumenau, nesta quinta-feira
[photopress:Logo_Voto___til_1.jpg,resized,centered]
A campanha Vote por Blumenau será lançada oficialmente na próxima quinta-feira (26), em um café da manhã para a imprensa, no hotel Himmelblau, às 8h. Liderada pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib), a campanha conta com o patrocínio de diversas entidades empresariais e sindicatos patronais, como CDL, Ampe, Sescon, Sintex, Simmmeb, Sindilojas, Sindicato das Indústrias Gráficas e Sindicato das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas de Blumenau. Também tem o apoio institucional da OAB, Sindicato das Seguradoras, Previdência e Capitalização em Santa Catarina e Associação de Imprensa do Médio Vale do Itajaí.
A intenção da iniciativa é sensibilizar a população principalmente para evitar os votos nulos e brancos e despertar para a importância de se votar em candidatos da região. Segundo dados levantados pelo diretor executivo da Acib, Charles Schwanke, em 2006 houve um total de quase 30% de votos brancos, nulos e abstenções na região. Uma média total da distribuição dos votos nas últimas três eleições resulta em 57,9% de votos em candidatos da região e 13,9% em candidatos de fora. “Ao todo, Blumenau conta hoje com 222.419 eleitores. O índice de votos brancos, nulos e abstenções da última eleição são assustadores, representam mais de 60 mil votos”, aponta Schwanke.
O site da campanha www.votepelovale.com.br entrará no ar no dia do laçamento. Também serão apresentados os materiais gráficos e o jingle que será veiculado nas rádios da cidade. A programação prevê ainda para o dia 25 de setembro passeata na rua XV de Novembro e distribuição de material de conscientização em semáforos.
Construção civil segue forte em Balneário Camboriú
[photopress:Foto_BC.jpg,full,centered]
A construção civil fechou o primeiro semestre deste ano com saldo positivo em geração de empregos em Balneário Camboriú. Nos primeiros seis meses, foram contratados 2.708 empregados e desligados 2.267, gerando variação positiva de 9,48% e saldo de 441 vagas – o melhor desempenho da cidade, se comparado aos demais setores produtivos. Os números são do Ministério do Trabalho e Emprego/Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). “Num momento de aparente retração na abertura de vagas em vários setores, a construção civil segue forte, em franca expansão. Isso nos deixa felizes pelo bom desempenho, mas igualmente cientes da grande responsabilidade que o segmento possui na economia local e regional”, avalia o presidente do Sinduscon de Balneário Camboriú, Carlos Haacke.
Diante desse cenário e com o crescente número de vagas no setor, fica cada vez mais difícil atrair e reter talentos. As construtoras precisam inovar e criar formas de fazer com que os colaboradores sintam-se motivados para continuar no emprego. “Estamos encontrando grandes dificuldades para contratação de mão-de-obra. Realizamos muitas ações de marketing para atrair candidatos, mas, a oferta é grande por parte das empresas”, aponta a coordenadora de RH da FG Empreendimentos, Daiane Gorges.
Segundo ela, um dos benefícios que mais atrai a atenção dos candidatos é a alimentação. Nesta quesito, a FG saiu na frente, oferecendo buffet nas obras. Assim, em vez de comer em marmitas prontas, os trabalhadores podem se servir à vontade. A alimentação é acompanhada por nutricionista. “Muitos não gostavam de marmitas, pois os alimentos vinham misturados ou frios. Agora, cada um pode escolher o que deseja comer todos os dias”, afirma Daiane.
Outros benefícios como ginástica laboral, transporte para os funcionários que residem na cidade vizinha, seguro de vida e treinamento, fazem parte da rotina de quem trabalha na FG. Daiane também ressalta a importância de investir em educação e cultura, com palestras, cursos e oficinas de artes e de música. “Esses benefícios, somados, representam a melhoria do desempenho nas atividades diárias e, consequentemente, o que a empresa terá são colaboradores mais motivados e dedicados ao trabalho”, observa a coordenadora de RH.
Para beber no inverno
[photopress:cassis_reduzida.jpg,full,centered]
O inverno ainda não chegou ao fim e as bebidas que acompanham a estação mais fria do ano continuam em alta. Além dos vinhos, que já fazem parte do dia-a-dia, principalmente nessa época, bebidas quentes como Armagnac, Cognac, Grappa e licores têm ganhado mais espaço nas taças dos brasileiros.
Facilmente confundidos, o Armagnac e o Cognac diferem em algumas características. Os dois são produzidos na França, provêm de regiões demarcadas, têm graduação alcoólica de 40% e usam a uva como ingrediente base para sua produção. Mas, a principal diferença entre eles é o processo de destilação: enquanto o Cognac passa por um processo de bi-destilação, o Armagnac é destilado uma única vez. Isso faz com que o Armagnac fique com um aspecto mais rústico, encorpado e complexo, enquanto o Cognac fica mais delicado, sutil e rico em aromas.
A importadora Decanter trouxe ao Brasil duas experiências sensoriais extraordinárias em termos de Cognac e Armagnac. O Cognac francês Tesseron foi eleito o melhor destilado do mundo pela Wine Enthusiast, com exemplares de 15 anos de envelhecimento até mais de um século. Já o Armagnac Delord, também francês e premiado entre os melhores do mundo, é um dos mais complexos destilados da região de Bas Armagnac.
Outra opção para esquentar as noites frias é uma boa Grappa, feita a partir da destilação de resíduos do bagaço da uva, semelhante à aguardente. A Grappa Segnana, importada pela Decanter, é uma das mais nobres da Itália e é perfeita para finalizar uma refeição. Com relação aos licores, a novidade é o Cassis de Bourgogne Briottet, conhecido como o melhor da França. Ele é obtido com a maceração de bagas de groselha negra (cassis, em francês) e é indispensável em qualquer bar. Mas, também se mostra um importante aliado na cozinha, tanto para enriquecer sobremesas como para surpreender em finalizações de molhos.
EVENTO CANCELADO – Vantagens da participação em feiras são apresentadas em palestra
A palestra sobre vantagens e possibilidades da participação em feiras, que ocorreria nesta segunda-feira, 23, foi CANCELADA. Uma nova data será divulgada pela Câmara de Indústria e Comércio Brasil-Alemanha.
Secretário de Estado da Fazenda participa de palestra e debate em Blumenau
Na próxima segunda-feira (23), a Associação Empresarial de Blumenau (Acib) promove um debate sobre “Aspectos econômicos de Santa Catarina” com o secretário de Estado da Fazenda Cleverson Siewert. Entre os assuntos a serem abordados estão: arrecadação, investimentos, aspectos macroeconômicos que tem impacto em Santa Catarina e gestão pública.
O evento tem o apoio da CDL, Sindilojas, Intersindical Patronal, Sescon e Ampe. Após a palestra do secretário será aberto espaço para perguntas dos representantes das entidades e do público presente. O debate será no pequeno auditório do Teatro Carlos Gomes (auditório Willy Sievert), às 18h.
Sobre Cleverson Siewert
Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Paraná, possui MBA em Marketing e em Gestão Empresarial, ambos pela Fundação Getúlio Vargas do Rio de Janeiro. Já atuou em empresas como Tigre Tubos e Conexões e exerceu diversos cargos no Governo do Estado de Santa Catarina, na Secretaria de Estado da Fazenda.