SESI ensina libras em empresas de Blumenau

O SESI Vale do Itajaí, entidade do Sistema FIESC, proporciona o conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras), através do Curso de Libras, para colaboradores de empresas de Blumenau. Com o objetivo de aprimorar o conhecimento em Libras, o curso proporciona para a pessoa, com ou sem deficiência auditiva, a comunicação no ambiente de trabalho, removendo as barreiras da comunicação que dificultam a relação interpessoal.

A Língua Brasileira de Sinais promove a comunicação com as pessoas surdas e o conhecimento passa a ser um importante diferencial dentro do ambiente corporativo. A diferença dessa língua é a utilização de sinais gestuais como meio de comunicação, com sinais marcados por movimentos específicos realizados com as mãos e combinados com expressões faciais e corporais.

Os depoimentos obtidos nas empresas em que são realizados os cursos normalmente envolvem relatos de aproximação dos colaboradores ouvintes e surdos. “Uma satisfação dos colaboradores surdos em perceber que a empresa deseja sua inclusão, removendo as barreiras da comunicação e reconhecendo que não é a deficiência que define as pessoas. O curso, muito mais do que ensinar Libras, aproxima pessoas, desmitifica a deficiência e proporciona um ambiente de trabalho mais inclusivo e igualitário”, afirma a supervisora da Educação Inclusiva do SESI, Carla Cazarolli.

Curso na empresa
Um exemplo do Curso de Libras ministrado pelo SESI em companhias de Blumenau foi na HBSIS – empresa de tecnologia da informação da mesma cidade. Realizado semanalmente, de agosto a novembro de 2016, o curso proporcionou o despertar de 20 colaboradores para a importância da inclusão.

Com o propósito de aumentar o acesso de pessoas com deficiência auditiva ao mercado de trabalho, a empresa ofereceu o curso aos colaboradores. “A chegada de um profissional deficiente auditivo na companhia foi um dos grandes motivos que nos levou a procurar o curso do SESI e aprender a linguagem de sinais”, revelou a responsável pela frente de Treinamento e Desenvolvimento da HBSIS, Renata Basílio.

As aulas tiveram como tema as propriedades da língua de sinais, vocabulários contextualizados, interpretação textual e conteúdos práticos, como dicas de relacionamento no trabalho, gentilezas e cumprimentos. “As aulas foram implantadas com o intuito de disseminar o conhecimento em linguagem de sinais entre os profissionais da empresa, permitindo que eles tenham um diálogo contínuo e seguro ao comunicar-se com deficientes auditivos”, informou Renata.

A entrega dos certificados aos participantes da primeira turma da HBSIS foi realizada dia 13 de janeiro. Neste ano, a empresa pretende abrir novas turmas, com o objetivo de elevar ainda mais a qualidade da comunicação entre os seus profissionais.

sesi_libras_entrega_certificados

Primeira turma de colaboradores da HBSIS a realizar o Curso de Libras do SESI recebeu o certificado dia 13 de janeiro31

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: