A mente por trás da campanha que trouxe Cristiano Ronaldo para o litoral do Brasil

Eduardo Zilinsky, proprietário e criativo da agência Escala, Metra, de Santa Catarina, revela detalhes da produção que tem o ícone do futebol como protagonista

Uma bola que viaja o mundo, passa por lugares marcantes e chega ao destino com uma mensagem de carinho e admiração. Este é o ponto de partida da campanha “Família Aveiro e FG”, que roda o Brasil tendo o jogador de futebol Cristiano Ronaldo como protagonista ao lado da mãe, Dolores Aveiro, e da irmã, Katia Aveiro com a cidade de Balneário Camboriú como cenário. E a mente por trás da ideia de colocar um dos maiores ícones do futebol mundial é o publicitário catarinense Eduardo Zilinsky, proprietário e criativo da agência Escala, Metra. 

Com 33 anos de mercado, a Escala, Metra é conhecida como a “agência das estrelas” por conta das campanhas com artistas nacionais e internacionais. Uma das mais célebres – também em parceria com a FG Empreendimentos – foi a que colocou a atriz americana Sharon Stone no topo dos maiores edifícios de Balneário Camboriú – cidade com o metro quadrado mais valorizado do país –  e a manteve como garota propaganda da empresa por oito anos. Depois dela, a brasileira Grazi Massafera também já foi o rosto da marca por algumas temporadas. Agora, o posto é da Família Aveiro. 

“A empresa (FG) cresceu, se tornou também uma marca reconhecida no mundo todo, e a comunicação teve tudo a ver com isso, virou também uma ‘marca’. E trazer o Cristiano Ronaldo também reforça esse fato. Buscamos um ícone mundial e, claro, alguém que é um exemplo, como esportista mas também como pessoa, alguém, positivo, com um caráter exemplar”, aponta Zilinsky. 

 

Uma ideia na cabeça

O publicitário revela que a campanha levou, no total, três anos para se tornar realidade. Juntar Cristiano Ronaldo e a FG Empreendimentos era um desafio que ele precisava solucionar e, para isso, contou com uma equipe de peso. Acompanhado pelo diretor comercial da FG, Altenvir Baron, e pelo agente Adriano Gatto, o primeiro contato foi estabelecido com a irmã do craque, Katia Aveiro, quando a empresária ainda comandava o Casa Aveiro, restaurante que a família manteve na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. 

“Encontramos esse caminho, e foi um caminho vencedor. Estabelecemos esse contato com ela (Katia) e com o marido (Alexandre Bertolucci Jr.), fizemos essa aproximação com a família, apresentamos todo o projeto e foi assim que essa ideia chegou no Cristiano Ronaldo”, esclarece, complementando que um dos pontos fortes da negociação foi oferecer para CR7 também a imagem de Balneário Camboriú como um destino interessante. “Ele recebeu a informação sobre a construtora, mas também ‘vendemos’ para ele a cidade, mostramos que hoje Balneário é como uma ‘Miami’ brasileira, é uma cidade cosmopolita, que tem alguns dos maiores arranha-céus do mundo, mas que também tem segurança, qualidade de vida, enfim, tudo que Balneário Camboriú pode proporcionar”, complementa. 

Toda a ideia encantou o craque português, que colocou uma condição inegociável para fechar a parceria: que a campanha tivesse a participação da família – e assim, Katia e Dolores Aveiro, que já são fenômenos de popularidade em Portugal, co-protagonizam o vídeo que circula por todo o Brasil.

 

Mensagem intercontinental

O segundo desafio de Zilinsky era comunicar a mensagem que a união entre a FG Empreendimentos e a Família Aveiro representa e como Cristiano Ronaldo faria isso. O ponto de partida para isso foi pensar justamente em qual é a ferramenta que faz CR7 se comunicar com o mundo. 

“É pela bola. A bola diz quem ele é, a personalidade, mostra a vivência. Como ele poderia mandar uma mensagem, um e-mail para a mãe dele? Pela bola. Então colocamos ele lá em Portugal pegando uma bola e mandando um recado para a mãe, felicitando a família por essa parceria e essa escolha por Balneário Camboriú. Então ele reflete, manda a bola em um chute intercontinental e, antes de chegar nas mãos de Dolores, ela quica em vários pontos icônicos de Balneário Camboriú, porque, além de falar dessa parceria entre as famílias, queríamos também levar essa imagem da cidade para a campanha – a mesma imagem que conquistou o Cristiano Ronaldo”, explica o criativo, que recebeu a aprovação geral de Jean Graciola, presidente e co-fundador da FG Empreendimentos para dar vida à ideia. 

Katia e Dolores Aveiro viajaram a Balneário Camboriú para as gravações, enquanto a parte de Cristiano Ronaldo foi gravada na Europa. “Foi difícil equacionar as agendas dos três, principalmente a dele, que é extremamente complexa. Mas nós conseguimos encaixar todas as necessidades para executar a ideia e fazer tudo acontecer”, conta Zilinsky, sem revelar – é claro! – a receita do sucesso. 

 

>> ASSISTA AO VÍDEO DA CAMPANHA ESTRELADA PELA FAMÍLIA AVEIRO

 

Ao longo do vídeo de um minuto que foi lançado no dia 23 de julho no intervalo do Fantástico para todo o Brasil, o espectador pode ver, de fato, locais que identificam Balneário Camboriú para qualquer um que já esteve na cidade ao menos uma vez, como a Ilha das Cabras, a Roda Gigante e o Molhe do Pontal Norte, a Praia Central e a Passarela da Barra – e também despertam a curiosidade de quem ainda não teve a oportunidade de visitar estes locais de perto. “E o filme traz essa sintonia da família vivendo um produto e um local. Então a nossa linha criativa foi essa: levar essa mensagem por meio da bola”, afirma. 

 

Repercussão nacional

O lançamento da campanha foi acompanhado de uma estratégia que engloba diversas plataformas e ações que vão impactar o público de maneiras diferentes ao longo do próximo ano. No dia do lançamento, 200 bolas de futebol foram espalhadas ao longo da orla da Praia Central de Balneário Camboriú com o QR Code que direcionava as pessoas a uma contagem regressiva para o lançamento do vídeo. Além disso, o lançamento foi acompanhado por uma live no YouTube e logo após a veiculação do vídeo todas as redes sociais da empresa ativaram publicações, vídeos e materiais sobre a campanha. 

Outra ação coordenada foi a troca da campanha nos outdoors da FG Empreendimentos em Santa Catarina e no Brasil ainda durante a madrugada de domingo. “Foi uma série de ações orquestradas para acontecer tudo ao mesmo tempo e promover esse impacto. Se a gente quer conectar consumidores a marcas, hoje é necessário fazer uma ação 360°, porque eu levo a marca até os consumidores onde eles estiverem: na TV, na internet, na beira da praia. Fazemos isso de forma criativa e diferenciada, numa ação nacional com simpatia, com criatividade, saindo do eixo normal e surpreendendo as pessoas”, ressalta Zillinsky, adiantando que outras ações da campanha ainda vão ocorrer em todo o país.

Desde o lançamento da campanha, o vídeo já teve 1.680.471 visualizações no YouTube e 34.593 reações positivas nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube).  Na televisão – principal plataforma de veiculação da campanha até agora – 2,1 milhões de pessoas já foram impactadas pelo vídeo produzido pela Escala, Metra, considerando apenas as reproduções em canais por assinatura do Grupo Globo. 

“A repercussão superou e continua superando as nossas expectativas. Está sendo incrível, tenho recebido ligações de muita gente falando sobre esse feito e com certeza os números vão mudar, pois ainda temos muito mais sobre essa parceira apresentar ao longo de toda essa campanha”, finaliza Zilinsky.

 

Sobre a Escala, Metra

Fundada em 1990 pelo publicitário Eduardo Zilinsky, a Escala, Metra é uma agência de publicidade especializada em criar campanhas que movimentam, impulsionam e provocam reações nos espectadores para transformá-los em consumidores. Com dois escritórios em Santa Catarina, nas cidades de Blumenau e Itajaí, promove um trabalho meticuloso com uma equipe estratégica que produz conteúdo para grandes marcas do Brasil e do mundo.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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