A tecnologia é o tecido conectivo que liga negócios, governos e a sociedade

Por D.J. Castro especialista em marketing digital e branding e sócio-proprietário da Nexia Branding.

Segundo o Instituto Future Today, existem onze grandes fontes de mudança que devem ser mapeadas para detectar as tendências que transformam a nossa realidade. Entre elas, uma das principais é a Tecnologia.

A tecnologia é o tecido conectivo que liga os negócios, governos e a sociedade. Por conta disso, é muito importante compreender as mudanças tecnológicas para poder perceber para onde as coisas estão evoluindo e poder optar por quais tecnologias serão utilizadas em determinado projeto ou negócio.

As quatro leis das tendências tecnológicas

  1. As tendências são movidas por forças primárias de mudança e as nossas necessidades humanas básicas.
  2. As tendências são oportunas mas persistem na esteira de novos desenvolvimentos.
  3. Tendências são a convergência de sinais fortes e fracos ao longo do tempo.
  4. Tendências evoluem enquanto emergem.

Para quem pretende fazer planejamento estratégico como um futurista, é preciso pensar exponencialmente e agir de forma incremental. Traçar os cenários possíveis a partir das informações que temos no presente, de acordo com a probabilidade, e montar planos de contingência para cada possibilidade.

As decisões táticas devem estar alinhadas com as estratégias de longo prazo da organização. Assim se equilibra a visão de futuro com as ações no presente, garantindo maior possibilidade de sucesso. Essa visão estratégica reduz a incerteza sobre o futuro. É mais sobre preparação do que sobre previsão.

Essa abordagem é uma atividade estratégica que usa dados quantitativos e qualitativos, frameworks e ferramentas para construir visões plausíveis de futuro para que os gestores possam tomar decisões bem informadas hoje em dia.

Companhias com uma metodologia dedicada à visão estratégica tem muitas vantagens sobre os concorrentes, com 33% mais lucratividade e 200% mais crescimento. Estratégia focada no futuro melhora o planejamento, a definição de objetivos, a entrada em novos mercados, e também ajuda a construir mentalidade mais flexível e adaptável entre executivos e colaboradores, mesmo durante tempos de incertezas.

E, como provou Charles Darwin: quem se adapta melhor, sobrevive melhor na vida e nos negócios.

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: