Mudanças na Santa Casa de Misericórdia de Mococa (SP), proporcionam melhorias no desempenho no uso dos sistemas, reduzem retrabalho e auxiliam na tomada de decisão.
Os avanços tecnológicos têm forte impacto no ramo da saúde e não estão limitados somente a softwares e equipamentos médicos modernos. O uso da tecnologia na saúde envolve também outro ponto importante: a renovação tecnológica de servidores, essenciais para garantir o funcionamento de toda a infraestrutura de TI de ambientes médicos e hospitalares, com necessidades de atendimento 24h por dia, sete dias na semana. Com os servidores e o banco de dados em dia, é possível adquirir benefícios como a otimização, objetividade e eficiência na gerência das atividades administrativas, mais precisão nos processos desenvolvidos, garantindo, ainda, a qualidade e segurança no atendimento aos usuários dos serviços.
Um exemplo de uso bem sucedido da tecnologia na área de saúde é a Santa Casa de Misericórdia de Mococa (SP), que recentemente renovou o parque tecnológico do seu servidor de banco de dados, com o objetivo de ter mais agilidade nos processos, maior controle dos recursos internos e externos, além da integração entre as diversas áreas de atuação na instituição. Com mais de um século de existência, o Hospital e Maternidade conta com cerca de 10,5 mil m² de área construída, 145 leitos e realiza 330 cirurgias por mês.
“Há sempre uma necessidade de inovação na saúde, tendo em vista que o produto está diretamente relacionado à saúde dos pacientes. A inovação ocorre para melhorar as condições de uso dos sistemas informatizados, evitando, muitas vezes, o retrabalho, tornando o processo menos burocrático e benéfico para o paciente, trazendo, ainda, informações concretas da situação em tempo real e tomada de decisão concisa”, destaca o coordenador de tecnologia da informação e comunicação da Santa Casa de Mococa, Guilherme Felipe Bachiega Soares.
Com mais estabilidade, a renovação do ambiente tecnológico aumentou a performance do negócio. Soares explica que a escolha da Indyxa se deu por conta da experiência da empresa em banco de dados. “Com a implementação, nós conseguimos alcançar um aumento de desempenho no uso dos sistemas, a possibilidade de novas funcionalidades e avanço tecnológico expressivo”, afirma.
Douglas Cassaniga, coordenador de PMO da Indyxa, empresa especializada em soluções e serviços de tecnologia, que realizou a migração de dados para o novo sistema, explica que o projeto seguiu algumas etapas. “Nós mapeamos todo cenário que se encontrava na organização, documentamos as rotinas e o formato que o ambiente estava provisionado. Após essa fase, realizamos as instalações e disponibilizamos o ambiente recém-implementado para testes”, comenta.
O especialista revela ainda que quando foi realizada a migração da infraestrutura de banco de dados para o novo servidor, foi feito um planejamento, análise e dupla checagem para ter certeza que não haveria necessidade de algum ajuste, uma vez que a solução é utilizada para cuidados médicos e segurança dos pacientes. Cassaniga também lembra que o planejamento na área de TI é fundamental para garantir a qualidade e sucesso no desenvolvimento do projeto, ou seja, a aplicação é indispensável para conquistar resultados positivos. “Ao final do projeto e com um planejamento bem executado, não tivemos nenhum incidente”, finaliza.
O coordenador de tecnologia da informação e comunicação da Santa Casa de Mococa comenta sobre os resultados obtidos com os serviços da Indyxa. “Adoramos o serviço que foi prestado, do início ao fim! A configuração dos servidores ficou impecável, a migração do banco de dados foi fantástica, entregou até mais do que foi proposto no projeto”, destaca.
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