Andreia Rengel é inspiração na liderança em tecnologia

CEO da AMcom e responsável por incluir a empresa na lista de melhores empresas para se trabalhar no Brasil é homenageada pelo Projeto Mulheres que Inspiram.

Chegar a um cargo de liderança costuma ser um longo caminho para as mulheres. Em áreas como a Tecnologia da Informação, área que tem um percentual maior de homens atuando, pode ser ainda mais difícil. Mas esse foi o caminho trilhado por Andreia Rengel e que mudou o rumo de uma das principais empresas de tecnologia. CEO da AMcom há quatro anos, ela revela em entrevista ao Projeto Mulheres Inspiram que a caminhada é, de fato, longa e sinuosa, mas o destino pode ser recompensador. 

O Projeto Mulheres que Inspiram, que está na terceira edição, é uma iniciativa da Contax Contabilidade e Planejamento Tributário desenvolvida com o apoio da Presse Comunicação e da NSC Comunicação, com o objetivo de celebrar a trajetória de mulheres que servem de inspiração e exemplo para outras pessoas – como é o caso de Andreia. 

Apesar de ter transformado a AMcom de uma empresa de pequeno porte com 20 colaboradores em uma organização de atuação global com mais de 500 pessoas trabalhando juntas, sua atuação nem sempre esteve ligada à Tecnologia. E ela mesma conta que uma das principais oportunidades que recebeu para crescer na carreira foi a de trabalhar com vendas. “Ter que convencer alguém sobre algo é um exercício que impulsiona qualquer profissional para um  olhar mais estratégico e agrega muito no desenvolvimento pessoal e profissional”, aponta. 

Mulheres na Tecnologia

Atualmente, Andreia comanda uma empresa com cerca de 28% de mulheres – nos cargos de liderança, o índice sobe para 44%. Mesmo assim, ela reconhece que o setor ainda é um campo predominantemente masculino e que é preciso muito trabalho para equiparar os dois lados. 

“Uma das razões para essa disparidade é que as mulheres historicamente foram desencorajadas a seguir carreiras em áreas relacionadas à tecnologia e programação. Para ajudar a superar essa disparidade de gênero, é importante incentivar as mulheres a se interessarem pela tecnologia desde cedo, bem como criar ambientes de trabalho mais inclusivos e acolhedores para as mulheres. Além disso, é fundamental que as empresas trabalhem para aumentar a diversidade e a inclusão em todos os níveis, desde a contratação até a promoção e liderança de mulheres na área de TI”, analisa. 

Estar em um cargo de liderança na área também é um feito a ser celebrado. Atualmente, apenas 35% dos cargos de CEO no Brasil são ocupados por mulheres, de acordo com a pesquisa Women in Business, da consultoria Grant Thornton. O número aponta um crescimento – era 31% em 2021 – mas ainda assim há um longo caminho até a equidade. “Acredito que esse aumento é uma conquista muito grande para as mulheres e é mérito do esforço que estamos fazendo para conquistá-lo.  Eu consigo perceber também no meu dia a dia uma mudança cultural, onde tanto homens e mulheres começam a se enxergar mais como profissionais, respeitando as diferenças e entendendo que essa diversidade contribui para o resultado das organizações. Além disso, acredito que nós mulheres CEO´s estamos sendo referências para que outras mulheres saibam o quanto é possível ser executiva e conciliar todas as demais responsabilidades pessoais, que muitas vezes são agregadas para as mulheres”. 

Enxergar oportunidades

Andreia afirma que sempre enxergou os desafios profissionais como oportunidades de crescimento, mesmo que não dominasse o assunto ou a tarefa que precisava cumprir. “Vários desses momentos aconteceram ao longo da minha carreira e sempre superei eles buscando referências nos temas para me ajudar a chegar mais rápido nos resultados”. 

Outro ponto de referência para a CEO são as mulheres. Quando questionada sobre quem são as mulheres que a inspiram, ela afirma que todas com quem tem contato no dia a dia, que passaram ou estão presentes em sua vida são fontes de inspiração. “Com elas aprendo diariamente e me inspiro a fazer sempre o melhor em tudo que realizo”, declara.

Para o futuro, Andreia aponta que a luta pela igualdade de gênero seguirá contínua e progressiva no mundo todo, com mais países adotando política para promover essa equiparação e mais mulheres assumindo papéis importantes na liderança de empresas e governos. 

“Espero  que o futuro das mulheres seja caracterizado por uma busca contínua por igualdade de gênero, maior autonomia e oportunidades de liderança, acesso à educação e ao mercado de trabalho”, finaliza. 

Sobre o projeto Mulheres que Inspiram

O projeto Mulheres que Inspiram foi idealizado em 2021 pela Contax Contabilidade e Planejamento Tributário e desenvolvido com o apoio da Presse Comunicação. Em 2023, o projeto tem ainda o apoio da NSC Comunicação. O objetivo da iniciativa é aproveitar o Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, para homenagear as mulheres por meio de histórias de empreendedoras de Blumenau e região nas mais diversas áreas com trajetórias que podem inspirar e ser exemplos para muitas outras pessoas.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: