Conhecer as habilidades dos profissionais que fazem parte de uma equipe pode trazer ainda mais benefícios para a empresa. A partir deste conhecimento, os gestores são capazes de analisar quem tem potencial de crescimento na empresa, quem é indicado para determinado cargo, quais aspectos o profissional precisa trabalhar para melhorar seu desempenho, de que maneira a empresa pode ajudá-lo no desenvolvimento de certas habilidades, entre outras questões importantes.
Na Dudalina, empresa com sede em Blumenau, conhecer as características e habilidades de cada Supervisor Regional de Vendas do Varejo foi fundamental para a estruturação de uma equipe engajada e focada em resultados, sem perder o foco em um dos valores principais da empresa, PESSOAS. Para isso, a empresa utilizou o Assessment, uma ferramenta que pode ajudar a desenvolver as habilidades dos profissionais individualmente. Conforme explica Giovana Tensini de Aguiar, psicóloga e consultora da SBA Consultores Associados, o Assessment é uma ferramenta que fornece uma visão global da equipe e o trabalho deve envolver tanto o colaborador quanto o seu superior, com o objetivo de diagnosticar o potencial das pessoas. “Com essa avaliação, aliada a um plano de ação e desenvolvimento, o resultado é a adesão de cada profissional à função e à cultura da empresa, sempre levando em conta os valores e a estratégia organizacional, bem como o crescimento profissional de cada um e da empresa como um todo”, ressalta.
A ferramenta já vem sendo aplicada na Dudalina há algum tempo com a equipe de supervisores regionais de vendas, da área de Varejo. “Hoje, temos oito supervisores regionais e todos passam por essa avaliação. Percebemos que a ferramenta contribui muito com o desenvolvimento pessoal e profissional de cada um. Eles são avaliados individualmente para que em um primeiro momento, possamos conhecer o seu potencial e trabalhar em cima dele, com base nas competências essenciais definidas pela empresa. Os benefícios são inúmeros, tanto para a empresa quanto para a equipe”, destaca a gerente de RH de Varejo da Dudalina, Tânia Acosta.
Mapa de competências
De acordo com Giovana, o Assessment permite identificar os gaps de desenvolvimento e realizar um mapa das competências de cada colaborador avaliado, além de identificar suas habilidades, atitudes e valores individuais. Após a consultoria, a empresa pode registrar uma melhoria significativa na produtividade dos colaboradores. “Importante lembrar que esta é uma ferramenta de avaliação, sendo que o profissional que está sendo avaliado também deve procurar se desenvolver pessoal e profissionalmente, por meio de cursos, vivências internacionais, leitura de livros, entre outros”, recomenda. A ferramenta é indicada para cargos de liderança ou potenciais líderes, supervisores e diretores.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br