Atrasos e reclamações em atendimento médico podem ser evitados

Pacientes devem ficar atentos a algumas atitudes e cuidados considerados importantes.

Na área da saúde, tanto em clínicas e consultórios privados quanto em hospitais e postos públicos, a exigência por rápidos agendamentos de consultas, atendimento bom e agilidade na espera é sempre grande. Contudo, o que muitos não sabem é que os próprios pacientes podem melhorar esses aspectos.

Segundo o diretor-técnico do Hospital Dia do Pulmão, Dr. Mauro Kreibich, ainda há uma cultura no Brasil de que a culpa por possíveis atendimentos ruins em saúde são apenas das unidades e dos profissionais. “Diariamente nos deparamos com pacientes que não trazem os exames já realizados para a consulta ou não sabem quais remédios estavam tomando. São fatores que influenciam e prejudicam o atendimento, mas que eles não se dão conta”, explica.

No Hospital Dia do Pulmão, por exemplo, uma das questões que podem gerar desconforto e até reclamações é o Serviço de Pronto Atendimento (SPA). Dr. Kreibich ressalta que os pacientes manifestam-se negativamente por eventuais demoras em consultas, mas não buscam informações sobre como os procedimentos funcionam. “Muitas enfermidades estão presentes nas pessoas há dias e só em determinado momento elas decidem buscar diretamente o SPA, enquanto poderiam ter agendado consultas mais precocemente e evitar esperas desnecessárias ”, comenta.

O médico destaca que alguns sintomas são característicos de urgências pneumológicas e estas pressupõem atendimento mais premente e portando a abordagem em Serviço de Pronto Atendimento (SPA).

No caso dos adultos, a dificuldade respiratória, dores intensas, ou forte pressão no peito, acompanhadas lábios e/ ou extremidades azuladas , palidez, atordoamento, pulso acelerado ou lentificado, são sintomas que merecem atenção com maior agilidade. Em crianças, os sinais de urgência pneumológica são febre persistente acompanhada de recusa alimentar e prostração, respiração difícil, lábios e extremidades azuladas.

Por ser uma unidade especializada, o atendimento do SPA está focado nas vias respiratórias das crianças e adultos. “Mas, na maioria das vezes é possível marcar uma consulta e ir a médico com calma e tranquilidade”, explica Kreibich.
Outra questão que precisa ser compreendida no Hospital do Pulmão é sua característica principal, a de ser um hospital-dia. “A realização de todos os exames no mesmo dia é um diferencial nosso. O paciente sai daqui com todos os exames realizados com diagnóstico estabelecido e a tratamento iniciado, porém, é necessário que eles venham ao SPA ou às consultas cientes deste processo, que, dependendo de cada caso e do fluxo do dia, pode ser um pouco extenso”, ressalta Kreibich.

Cartilha de orientações

Para melhorar e tornar mais ágeis os atendimentos, com a ajuda dos pacientes, o Hospital Dia do Pulmão elaborou uma cartilha com informações importantes sobre consultas e os serviços disponíveis . Denominado de “Respire bem”, o informativo ficará disponível no site www.hospitaldopulmao.com.br e nas dependências de acesso ao público do hospital. O objetivo é que os pacientes tenham em mãos todas as orientações necessárias para facilitar o contato médico.

Na cartilha estão informações sobre: primeira consulta; agendamento de consulta; como evitar atrasos por parte de pacientes; o que levar para a consulta; exames feitos no mesmo dia; SMS de confirmação de agendamento; onde se dirigir ao chegar ao hospital; retornos e avaliações; consultas no SPA; explicações de exames; vacinas; terapias com medicamentos; atestados; e declarações.

Mais informações:
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