No ano de 1516, na Alemanha, o Duque Guilherme IV da Baviera deu um importante passo na história cervejeira: promulgou a Lei da Pureza Alemã (Reinheitsgebot). O fato ocorreu no dia 23 de abril daquele ano e a partir da lei a composição da bebida passou a ser mais segura e todas as cervejas produzidas em território alemão começaram a ser compostas apenas por água pura, malte de cevada e lúpulo.
Neste ano, a lei completa 500 anos e continua sendo muito importante para as cervejarias. Uma delas é Bierland, uma das cervejarias artesanais mais premiadas do Brasil, que possui algumas cervejas inspiradas na escola alemã e, nesta semana, irá lançar outro rótulo com essas características em comemoração à data, a Bierland 1516. De estilo Rauchbier (defumada), a cerveja de edição especial foi produzida com a colaboração da cervejaria Doppio Malto, da Itália. “Há 500 anos, todas as cervejas tinham um toque defumado, já que o processo de secagem do malte era feito com lenha. Por isso, nada melhor que comemorar esta data com uma cerveja alemã pura que possui características tão marcantes e alusivas à data”, ressalta o sócio proprietário da Bierland, Eduardo Krueger.
O nome da cerveja, Bierland 1516, é uma homenagem ao ano em que a Lei da Pureza Alemã foi promulgada. “Na Bierland, temos algumas receitas inspiradas nessa escola, como a Bierland Pilsen, Weizen, Viena e, agora a Bierland 1516”, ressalta o sommelier de cervejas, Yuri Holbrich.
Bierland
Localizada em Blumenau (SC), a cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003, e traduzindo do alemão, o nome significa “Terra da Cerveja”, uma homenagem à cidade onde está localizada. Atualmente a Bierland produz 14 cervejas entre as de linha e sazonais.
Em doze anos de atividades, a Bierland já é uma das cervejarias artesanais mais reconhecidas do Brasil. Ao todo, são 96 premiações, em competições nacionais e internacionais, como o International Beer Challenge, World Beer Awards, Concurso Brasileiro de Cervejas, South Beer Cup, Copa Cervezas de America, entre outros. Para o sócio proprietário, Eduardo Krueger, as cervejas da Bierland são frutos do trabalho intenso de uma equipe comprometida com a qualidade. “Nossas receitas são inspiradas em estilos de diferentes escolas cervejeiras, tais como alemã, belga, inglesa e norte americana, acrescentadas de uma dose de criatividade e ousadia que traz personalidade a cada uma delas”, destaca Krueger.
As bebidas da cervejaria blumenauense podem ser encontradas em todos os estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, além do Distrito Federal e alguns estados do Norte e Nordeste do país, como Bahia, Ceará, Maranhão, Pará, Pernambuco, Rondônia.
Acompanhe-nos
facebook.com/bierland.cervejaria
instagram.com/cervejaria_bierland
twitter.com/cervejabierland
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br