Como ter mais engajamento nas redes sociais?

Para muitas empresas, as mídias sociais ainda são um terreno delicado. Muitos estão lá apenas para “marcar presença” e não efetivamente prontos para dialogar e promover suas marcas. Todos sabem que as mídias sociais podem trabalhar a favor da organização, porém, o que muitos ainda não entendem é o quão bem devem usar as ferramentas disponíveis para criar autênticas interações sociais e engajamento.

Mas, o que, é afinal, esse engajamento? Primeiro, não se trata apenas de uma única interacão com um de seus clientes, mas uma linha aberta de comunicação ao longo de um período de tempo. O termo “relacionamento com o cliente” pode vir à mente, porém o engajamento em mídia social é um pouco diferente. É sobre como você usa redes como Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn para criar uma experiência positiva com o cliente.

Uma pesquisa da Venture Beat, que envolveu 11 mil entrevistados, mostrou que 17,4% dos usuários da internet queixam-se às marcas por meio das mídias sociais.

Além disso, um relatório Dimensional Research descobriu que os clientes que enfrentavam uma má interação com o serviço ao cliente eram 50% mais propensos a compartilhar a má experiência nas mídias sociais. Com relatórios de engajamento, você pode ver como os clientes interagem com sua marca e o que eles estão dizendo em tempo real. Isto lhe dá uma oportunidade melhor de saber se sua equipe está respondendo rapidamente e eficazmente. Não só isso, mas com as ferramentas certas, você pode visualizar o alcance potencial de seu produto nas mídias sociais e quão bem seu marketing se envolve com os clientes.

Diante disso tudo, você pode estar se perguntando: mas, como melhorar o meu engajamento com o público nas redes sociais? Nós damos cinco dicas para lhe ajudar:

 

  • Faça perguntas de forma criativa. Se você quer realmente inspirar seus fãs, busque fazer as perguntas de forma com que eles sintam vontade de responder.
  • Organize uma sessão de perguntas e respostas, por meio de ferramentas como hangouts do Google, chats ou até mesmo um post no Facebook solicitando ao público o que ele quer saber sobre sua empresa ou seu produto. Por exemplo, a NASA ocasionalmente organiza hangouts do Google com astronautas e cientistas, que estão abertos a qualquer pessoa interessada em exploração espacial ou trabalho feito pela NASA.
  • Incentive os usuários a gerarem conteúdo. É uma excelente maneira de fazer seus fãs falarem em sua página e obter engajamento. O #WhiteCupContest, da Starbucks, é um excelente exemplo de sucesso de conteúdo gerado pelo usuário. O gigante do café lançou, em 2014, o concurso convidando os clientes a desenhar o copo, tirar uma foto e compartilhar em mídias sociais usando a hashtag. A campanha recebeu mais de 4.000 participações em apenas três semanas.
  • Conecte-se com uma causa social. Mesmo que uma causa social não se relacione diretamente com sua marca, você ainda pode abraçá-la e promovê-la em sua página. É sempre bom fazer o bem para os outros. Além de tudo, reforça sua marca.
  • Poste sobre eventos atuais. Ser factual traz sempre tráfego fresco a sua página, se é centrado em um feriado, em um evento ou em um programa ao vivo, por exemplo.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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