Existe uma certa ironia bonita no fato de Mara Denise Poffo Wilhelm ser a idealizadora do Projeto Mulheres que Inspiram. Porque antes de criar um evento para dar visibilidade às trajetórias femininas marcantes, ela viveu uma das mais intensas: saiu de uma cidade pequena ainda jovem, trabalhou enquanto estudava, abriu um escritório do zero com o marido, teve filhas enquanto o negócio ainda engatinhava, cursou mestrado em Brasília e se tornou referência nacional em um dos ramos mais complexos do Direito. Tudo isso sem nunca ter parado.

Formada em Direito pela Furb, onde ingressou em 1991, sem cursinhos preparatórios e enfrentando uma concorrência feroz para o curso noturno, Mara construiu sua carreira na interseção entre o Direito e a Contabilidade. Mestra em Direito Constitucional pelo IDP/DF, especializada em Direito Tributário pelo Ibet e em Direito Processual Civil, é sócia fundadora da Wilhelm Sociedade de Advogados, consultora jurídica da Contax Contabilidade, Administradora Judicial e Conselheira de Administração Independente do IBGC. Um currículo e tanto.

O começo de tudo

A história começa antes de Blumenau. Cresceu em uma cidade menor e convencer os pais de que poderia sair para estudar já foi o primeiro desafio. “Foi muito difícil, porque sempre fui estudante de escola pública e na cidade onde eu residia não havia cursos preparatórios para o vestibular à época”, recorda. Cursar a faculdade e trabalhar ao mesmo tempo para se manter era a realidade, a experiência em advocacia ficou para depois, porque estagiar não pagaria as contas.

Quando estava prestes a se formar, ela e o marido Alcides, contador, tomaram uma decisão corajosa: empreender juntos. Abriram a Contax Contabilidade, que neste ano completa 30 anos. “Começamos do zero, na busca pelo cliente 001. Fomos muito corajosos, porque não foi fácil”, conta. No meio dessa fase de construção, veio a notícia de uma gravidez, um mix de alegria e susto num momento de instabilidade financeira. A primeira filha, Júlia Helena, chegou, e o casal seguiu em frente.

A virada pelo Direito Tributário

Com a Contax crescendo, Mara e Alcides decidiram cursar juntos a pós-graduação em Direito Tributário pelo Ibet, em Florianópolis, todo final de semana, durante dois anos, enquanto as filhas pequenas ficavam com a sogra, vizinhos e amigos. “O coração era dividido entre a função de mãe e a de profissional”, admite.

Foi nesse período que abriu caminho para a Wilhelm Advogados, que hoje opera com filiais em Curitiba e São Paulo. Com o tempo, a empresa expandiu para novas frentes, trabalhista, societário e, especialmente, insolvência, a área que Mara mais dedica: recuperações judiciais e falências. O Mestrado em Brasília veio depois, e com ele o livro escrito por Mara: O Pedido de Falência pelo Fisco – Conflito com os Direitos Fundamentais, um dos trabalhos precursores sobre o tema no país.

O projeto que nasceu de um agradecimento

Em 2021, a Contax completou 25 anos. Mara queria celebrar de forma diferente, homenageando as mulheres que fazem parte dessa história. Foi assim que surgiu o Projeto Mulheres que Inspiram: de uma vontade de reconhecer, de uma parceria com a Presse Comunicação para dar forma à ideia e de um primeiro “sim” do OCP News para publicar as histórias.

“Mulheres que Inspiram foi a nossa forma de agradecimento a todas as mulheres de Blumenau e região”, conta Mara. O que era para ser uma ação pontual do mês de março se tornou um projeto que não parou mais. Cinco anos depois, chegou à 6ª edição, com o tema Legado em Movimento, realizado pela Contax e pela HALLO! Magazine. Ao longo das edições, dezenas de mulheres do Vale do Itajaí foram homenageadas, e o projeto cresceu até ganhar formato de evento, palestrantes de diferentes áreas e ações solidárias, como o apoio à Casa do Aconchego, do Hospital Santo Antônio.

“O legado não é algo que fica parado no tempo, ele se move, se transforma e inspira novas histórias. Chegamos à 6ª edição com a certeza de que cada mulher que passou por esse projeto deixou uma marca em outra”, resume Mara.

O legado que continua em movimento

Os princípios que guiam Mara são diretos: ética, transparência e um atendimento sempre humanizado. “Cada processo, não importa o valor da causa, eu sei o quanto é importante para o cliente que me confiou a atuação”. Esse cuidado com o outro também aparece nas campanhas sociais da Contax ao longo dos anos, roupas, tampinhas, ração para animais e doações de sangue, que renderam à empresa o título de empresa solidária do Hemosc.

E o legado mais concreto de tudo? As filhas Júlia Helena e Luiza Gabriela, aquelas que ficavam com a sogra nos finais de semana enquanto os pais estudavam em Florianópolis, trabalham hoje nos negócios da família, ambas advogadas.

Para as mulheres que estão começando, Mara tem uma palavra só: persistência. “Não existe jornada ou batalha fácil. A vida vai sempre te testar, mas você precisa encontrar seu caminho, trabalhar com o que gosta, e assim não sentirá o peso do trabalho, porque envolve satisfação pessoal”, pontua. E isso é o que ela fez. E continua fazendo!