Cotonicultura em alta: Brasil possui mais de 1,3 milhão de empregos formais na área

E através da organização da Better Cotton Initiative (BCI) toda cadeia produtiva une forças para uma produção mais eficiente, reduzindo os impactos ambientais e melhorando as condições de trabalho dos produtores.

Segundo estimativa do International Cotton Advisory Committee (Icac), cerca de 300 milhões de pessoas trabalham anualmente na cadeia produtiva do algodão. De acordo com a Associação Brasileira de Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), só no Brasil são 1,34 milhão de empregos formais no setor. É uma das principais culturas para o agronegócio brasileiro, e o país é o quarto maior produtor e segundo maior exportador mundial da fibra.

Para unir a cadeia têxtil e promover melhorias contínuas nas relações trabalhistas e da responsabilidade socioambiental, existe  a Better Cotton Initiative (BCI), uma organização sem fins lucrativos A iniciativa visa a conscientização e orientação do cotonicultor, colaboradores e demais agentes da cadeia produtiva do algodão para a importância de relações trabalhistas justas e da responsabilidade socioambiental no campo.

Os membros do BCI têm o compromisso de produzirem de acordo com um conjunto de critérios definidos pela iniciativa.Somente em 2022, 2.2 milhões de produtores de Better Cotton produziram 4.7 milhões de toneladas de Better Cotton, ou 20% da produção mundial de algodão.

Empresa catarinense é parceira da iniciativa

Hoje a sustentabilidade ambiental já não é mais vista como um diferencial, e sim como um pilar das grandes empresas, como é o caso na Incofios.Do início ao fim, todo o processo de produção visa preservar ao máximo o meio ambiente. Afinal, utilizar os recursos naturais de forma consciente é vislumbrar um futuro promissor.

“Entre as ações que desenvolvemos para minimizar os impactos ambientais  estão a utilização de uma estação de tratamento de água (ETA) industrial para centrais de umidificação e vaporizadoras, processo de reciclagem e recuperação de resíduos e geradores de energia”, destaca o CEO da Incofios, Vitor Luiz Rambo Junior.

Para se ter uma ideia dos resultados obtidos, em 2021 foram gerados 1.800 milhão de resíduos originados dos fios produzidos e destes 98,43% foram reciclados e menos de 2% destinado ao aterro sanitário. A Incofios acredita e participa da BCI buscando tornar a produção de algodão melhor para as pessoas, melhor para o meio ambiente e melhor para o futuro do setor.

Sobre a Incofios

Há 21 anos no mercado, com sede em Indaial, região têxtil do Vale do Itajaí, a Incofios atende a Indústria Têxtil com a melhor solução em fios 100% algodão.A produção atual gira em torno de 1900 toneladas de fios ao mês, distribuídas em 29.760 fusos de fio penteado/compacto e 8.328 rotores de Open End.

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: