As dores nas costas podem aparecer em qualquer idade do ser humano. O que muita gente não sabe é que esse problema, na maioria dos casos, é causado por alterações neurais ou musculares e não necessariamente ósseas. A neurocirurgiã Danielle de Lara, que atua em Blumenau (SC), afirma que, segundo estudos, 70% das dores nas costas são relacionadas a problemas que podem ser evitados ou prevenidos.
Segundo a especialista, cuidados com a postura, por exemplo, podem prevenir ou diminuir as dores. “Dores musculares são comuns e, na maioria das vezes, envolvem mais de um músculo”, afirma. Além da postura inadequada, a obesidade e falta de atividades físicas também são fatores de risco. “A prevenção é sempre o melhor remédio”, aponta.
Danielle explica que quando a dor é frequente, desencadeada por um movimento específico e não alivia com analgésicos comuns, é hora de procurar ajuda. Na maioria dos casos, os métodos de tratamentos são simples, com medicamentos, massagens relaxantes, atividades físicas específicas como Pilates ou RPG e fisioterapia.
No entanto, a neurocirurgiã ressalta que é importante procurar um médico para diagnosticar a causa das dores e iniciar o tratamento adequado. “Quando não aliviam com analgésicos comuns e não são tratadas adequadamente, as dores frequentes nas costas podem desencadear, ou mesmo serem causadas, por outros problemas como hérnia de disco, escoliose, desvios posturais, entre outros”, aponta.
Sobre Danielle de Lara
Neurocirurgiã em atividade em Blumenau e região Fellowship em Neurocirurgia
Minimamente Invasiva pela Ohio State University
Professora do curso de Medicina da FURB
Orientadora da Liga de Neurociências da FURB
Preceptora da Residência Médica em Cirurgia Neurológica do Hospital Santa Isabel
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br