Empresários conhecem os diferenciais do Porto de Itapoá

Um espaço onde história, natureza e tecnologia se misturam. Foi esta a primeira impressão que empresários de Blumenau e região tiveram na tarde de quarta-feira (17) ao visitar o Porto de Itapoá, que será inaugurado em dezembro deste ano. A programação realizada no local foi promovida pela Hamburg Süd e Aliança Navegação e Logística, em conjunto com a Câmara de Comércio Brasil-Alemanha. Após a travessia do canal entre São Francisco do Sul e Itapoá, os profissionais puderam conhecer de perto o complexo portuário.

O projeto do Porto do Itapoá, instalado na Baia da Babitonga, existe há aproximadamente 17 anos, quando o Grupo Battistella adquiriu a área e instituiu sociedade com a Hamburg Süd e a BRZ Investimentos. Foram investidos R$ 500 milhões na construção dos dois berços, que atenderão até dois navios de 300 metros simultaneamente. Na primeira fase, o empreendimento terá capacidade para receber 300 mil containers por ano. Além disso, a profundidade no local é de 16 metros, o que vai beneficiar navios de grande porte que não podem mais atracar em Itajaí, onde o calado é de 12 metros. “Nosso objetivo é promover um desembarque com segurança, rapidez e eficiência. Por ser um empreendimento privado, a burocracia é ainda menor e conseguimos realizar as atividades portuárias com agilidade”, afirma o diretor-superintendente do Porto de Itapoá Gabriel Vieira.

Com a implantação do complexo portuário, outras empresas serão instaladas na região, promovendo o desenvolvimento econômico. A SC-415, que liga a cidade de Garuva a Itapoá, já está sendo revitalizada. Uma subestação foi implantada no município, que antes recebia energia do Paraná. “A geração de empregos é outro ponto importante. Vamos fechar 2010 com 250 funcionários. O objetivo para 2011 é de 500 e, para o ano seguinte, um número total de 750 profissionais”, acrescenta Vieira.

Do outro lado do canal, está São Francisco do Sul, a terceira cidade mais antiga do Brasil, fundada em 1504. Agora, com a implantação do Porto de Itapoá, o município já vê a economia se movimentar em uma região marcada pelo turismo histórico. Na Baia da Babitonga, a preservação ao meio ambiente também é destaque. Ali, existem mais de 300 golfinhos residentes, além de diferentes espécies de outros animais e plantas marinhas. Com o Porto de Itapoá, a história e a natureza, a partir de agora, passam a dividir espaço com o desenvolvimento econômico e com as melhorias trazidas pela implantação do novo terminal portuário.

[photopress:DSC02457__1_2_3_4.jpg,resized,centered]

2 Comments

  1. Ola Adorei a reportagem e poderia colocar ou enviar mais fotos adorei parabens

    Reply

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: