Desafio ValeEUrobotic também contou com estudantes da educação básica em competição de robótica; ação foi criada em parceria entre o SESI/SENAI, a UFSC e o SIMMMEB
Estudantes de diferentes níveis de ensino foram desafiados a propor soluções inovadoras conforme as demandas das indústrias de diferentes setores econômicos do Vale do Itajaí. Esta é a proposta do Desafio ValeEUrobotic, iniciativa desenvolvida em parceria entre o SESI/SENAI de Blumenau, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o Simmmeb (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar).
O Desafio integrou a programação da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb, realizada entre os dias 15 e 17 de agosto e premiou os estudantes da educação básica e dos ensinos técnico e superior. Na educação básica, os alunos participaram de competições de robótica em duas categorias: LEGO® Sumô e Seguidor de linha LEGO®. Já para os estudantes de ensino técnico e superior, a proposta era desenvolver soluções para demandas reais propostas por empresas da região.
Para a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, a iniciativa ajudou a integrar os espaços de educação com os desafios da indústria, além de demonstrar que o setor pode ser uma opção para o futuro. “O principal propósito é essa conexão da educação com os desafios da nossa indústria, que fosse um momento de aprendizado, mas também de diversão, de viver a experiência da competição dentro do Espaço de Educação Maker do SESI, que impulsiona a criatividade e o aprendizado, e especialmente para esse público mais jovem, que pode olhar para a indústria como uma opção de sua carreira profissional. Eventos como esse reforçam isso e tornam o setor mais atrativo”, apontou.
Sem medir esforços
A competição mobilizou estudantes de diversas cidades do Vale do Itajaí, como Pomerode, onde quatro estudantes representaram a cidade. Eles fazem parte do Programa de Iniciação Profissional do SENAI de Pomerode e formaram a equipe PomerLego. Os alunos Maryane Braga, Bruno Kreutzfeld, Matheus Bruch e Kaylane Zibell sob a orientação do professor Bruno Soares, participaram da categoria Seguidor de Linha Lego, que consiste em completar um trajeto estabelecido pela organização, em menor tempo possível.
Independente do resultado, os estudantes estavam empolgados com a oportunidade de mostrarem seus conhecimentos. Bruno Guilherme Kreutzfeld, de 14 anos, que participa do programa pelo segundo ano consecutivo, conta que a brincadeira com Lego – que ele adora desde a infância – se transformou em uma opção de trabalho no futuro. “Hoje em dia eu gosto muito de montar robôs e acho que pode ser uma profissão, sim, pois ajuda muito a entender sobre o trabalho com robótica e programação”, relata Bruno.
Pai de Bruno e empresário da indústria, Fábio Kreutzfeld, também acredita que iniciativas como esta ajudam os jovens a entender melhor o ambiente industrial. “Eu bato muito na tecla da oportunidade, da experiência, visão da área industrial, do comércio, ou seja, visão do que o mundo está esperando deles. Então é uma oportunidade muito grande, até de ocupar o tempo vago que essas crianças têm hoje, com um projeto fantástico”, avalia.
Resultados
Os premiados foram anunciados no encerramento da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb. Confira o resultado:
Etapa Educação Básica
Categoria LEGO® Sumô
1º – Batatas Mecanizadas
2º – MATRIX
3º – Outobots 5G
4º – Mamão com Açúcar
5º – ATLAS
Categoria Seguidor de linha LEGO®
1º – RRMB
2º – BMEK
3º – Rodebots Black
4º – Astra
5º – ULTRON
6º – MEKABOT
7º – PomerLego
8º – HERMES
9º – Rodebots RED
Etapa Educação Técnica e Superior
1º – High Vision (nota 8,63)
2º – Herr und Frau Tech (nota 8,25)
3º – Tudo Normalizado (nota 7,70)
4º – AAD Supervisory (nota 7,50)
5º – DataStorming (nota 5,09)
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br