Estudantes do ensino técnico e superior apresentam soluções inovadoras para indústrias do Vale do Itajaí

Desafio ValeEUrobotic também contou com estudantes da educação básica em competição de robótica; ação foi criada em parceria entre o SESI/SENAI, a UFSC e o SIMMMEB

 

Estudantes de diferentes níveis de ensino foram desafiados a propor soluções inovadoras conforme as demandas das indústrias de diferentes setores econômicos do Vale do Itajaí. Esta é a proposta do Desafio ValeEUrobotic, iniciativa desenvolvida em parceria entre o SESI/SENAI de Blumenau, a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e o Simmmeb (Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico de Blumenau, Pomerode e Gaspar). 

O Desafio integrou a programação da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb, realizada entre os dias 15 e 17 de agosto e premiou os estudantes da educação básica e dos ensinos técnico e superior. Na educação básica, os alunos participaram de competições de robótica em duas categorias: LEGO® Sumô e Seguidor de linha LEGO®. Já para os estudantes de ensino técnico e superior, a proposta era desenvolver soluções para demandas reais propostas por empresas da região. 

Para a gerente executiva do SESI/SENAI/IEL Vale do Itajaí, Silvia De Pieri, a iniciativa ajudou a integrar os espaços de educação com os desafios da indústria, além de demonstrar que o setor pode ser uma opção para o futuro. “O principal propósito é essa conexão da educação com os desafios da nossa indústria, que fosse um momento de aprendizado, mas também de diversão, de viver a experiência da competição dentro do Espaço de Educação Maker do SESI, que impulsiona a criatividade e o aprendizado, e especialmente para esse público mais jovem, que pode olhar para a indústria como uma opção de sua carreira profissional. Eventos como esse reforçam isso e tornam o setor mais atrativo”, apontou. 

 

Sem medir esforços

A competição mobilizou estudantes de diversas cidades do Vale do Itajaí, como Pomerode, onde quatro estudantes representaram a cidade. Eles fazem parte do Programa de Iniciação Profissional do SENAI de Pomerode e formaram a equipe PomerLego. Os alunos Maryane Braga, Bruno Kreutzfeld, Matheus Bruch e Kaylane Zibell sob a orientação do professor Bruno Soares, participaram da categoria Seguidor de Linha Lego, que consiste em completar um trajeto estabelecido pela organização, em menor tempo possível.                 

Independente do resultado, os estudantes estavam empolgados com a oportunidade de mostrarem seus conhecimentos. Bruno Guilherme Kreutzfeld, de 14 anos, que participa do programa pelo segundo ano consecutivo, conta que a brincadeira com Lego – que ele adora desde a infância – se transformou em uma opção de trabalho no futuro. “Hoje em dia eu gosto muito de montar robôs e acho que pode ser uma profissão, sim, pois ajuda muito a entender sobre o trabalho com robótica e programação”, relata Bruno. 

Pai de Bruno e empresário da indústria, Fábio Kreutzfeld, também acredita que iniciativas como esta ajudam os jovens a entender melhor o ambiente industrial. “Eu bato muito na tecla da oportunidade, da experiência, visão da área industrial, do comércio, ou seja, visão do que o mundo está esperando deles. Então é uma oportunidade muito grande, até de ocupar o tempo vago que essas crianças têm hoje, com um projeto fantástico”, avalia. 

 

Resultados

Os premiados foram anunciados no encerramento da 10ª Semana da Indústria do Simmmeb. Confira o resultado:

Etapa Educação Básica

Categoria LEGO® Sumô

1º – Batatas Mecanizadas

2º – MATRIX

3º – Outobots 5G

4º – Mamão com Açúcar

5º – ATLAS

 

Categoria Seguidor de linha LEGO®

1º – RRMB

2º – BMEK

3º – Rodebots Black

4º – Astra

5º – ULTRON

6º – MEKABOT

7º – PomerLego
8º – HERMES

9º – Rodebots RED

 

Etapa Educação Técnica e Superior

1º – High Vision (nota 8,63)

2º – Herr und Frau Tech (nota 8,25)

3º – Tudo Normalizado (nota 7,70)

4º – AAD Supervisory (nota 7,50)

5º – DataStorming (nota 5,09)

 

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Tubarão (Santa Catarina)
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: