Venda do produto ganhou força em diversos locais do País nos últimos anos, gera empregos e auxilia a economia.
Conhecido mundialmente, o limão é bastante versátil, podendo ser usado como tempero em diversos pratos ou na preparação de sobremesas e sucos, mas, o produto não se destaca apenas na culinária. Ele é expressivo também para a economia brasileira. Na última década, a exportação do limão dobrou no País, representando um faturamento de cerca de R$ 80 milhões ao ano.
O estado de São Paulo é o principal produtor e exportador da fruta, seguido por Bahia e Minas Gerais. “O Brasil é um dos maiores produtores mundiais do limão Tahiti e o maior exportador da fruta à União Europeia”, afirma Jeferson Boschetti, Sales Manager & Fresh/Frozen Specialist da DC Logistics Brasil.
Diversos produtores estão aderindo à exportação do produto, considerando um cenário bastante promissor. Na DC Logistics Brasil, a exportação do limão representa cerca de 30% do total de cargas refrigeradas exportadas pela empresa.
Boschetti comenta que os principais países para onde o limão é exportado são Holanda, Espanha, Inglaterra, Emirados Árabes e França. A União Europeia e diversos outros países aumentaram a demanda pelo limão brasileiro nos últimos anos, tornando o Brasil mais competitivo no cenário internacional. “A alta competitividade do produto se deve à produção brasileira elevada, boa qualidade, favorecida pelo clima tropical e os preços”, ressalta Boschetti.
O especialista em comércio exterior ainda comenta que, durante 52 semanas do ano, há exportações de limão na empresa, sendo que, de dezembro a maio, a demanda é maior. Com período de safra entre junho e agosto, dependendo das condições climáticas, principalmente as chuvas, o cenário pode ser alterado.
“Os cuidados específicos na hora de transportar o produto garantem a qualidade ao consumidor final. Os limões devem ser transportados em contêineres refrigerados entre 7 e 9 graus, com ventilação entre 25 e 30 cbm/h e umidade entre 80 e 85 por cento. Exceto nas exportações aos Emirados Árabes, que geralmente compram limões de dimensões menores, podem ser transportados a uma temperatura de 6 graus”, explica Boschetti.
“A exportação do limão brasileiro auxilia a economia, gera empregos e competitividade no mercado internacional, portanto, o limão pode ser considerado um grande aliado do comércio brasileiro”, finaliza Jeferson Boschetti, Sales Manager & Fresh/Frozen Specialist da DC Logistics Brasil.
Sobre a DC Logistics Brasil
A DC Logistics Brasil teve início em 1994, quando se consolidou atuando no gerenciamento logístico do transporte internacional. A DC propõe soluções diferenciadas, trabalhando em escala nacional e contando com 12 escritórios próprios espalhados pelo Brasil, o que proporciona mais agilidade e influi em importantes ligações entre os principais polos logísticos nacionais e internacionais. Saiba mais sobre a DC Logistics Brasil no site www.dclogisticsbrasil.com.
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