Pesquisa aponta que pelo menos 96% dos empresários declararam ter dificuldades de contratar colaboradores qualificados em 2014
Um estudo desenvolvido pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) aponta que profissionais de nível técnico têm grandes oportunidades de ingressar na indústria catarinense. Segundo o levantamento, realizado nos meses de novembro e dezembro, a carência de trabalhadores qualificados afeta com mais intensidade a área de produção, sobretudo profissionais técnicos (67%). Pelo menos 96% dos empresários declararam ter dificuldades de contratar colaboradores em 2014.
Ao encontro dessa necessidade, as unidades do Senai de Indaial, Pomerode e Timbó têm vagas em cursos técnicos para os interessados em se qualificar. Para Indaial há oportunidade para os cursos técnicos de mecânica, vestuário e qualidade. Já em Pomerode, ainda há vagas para o curso técnico em mecânica e Timbó, para o de eletrotécnica.
Uma pesquisa realizada pelo Senai/SC revela que 83% dos egressos dos cursos técnicos estavam trabalhando em até um ano após sua formatura. Esse modelo de ensino, além de proporcionar credibilidade, garante amplas possibilidades de atuação para quem deseja entrar no mercado de trabalho ou buscar uma melhor colocação na empresa em que trabalha. Por exemplo, quem faz técnico em mecânica pode atuar o desenvolvimento de projetos; controlar processos de produção mecânica e realizar a manutenção mecânica de máquinas e equipamentos segundo normas técnicas, considerando padrões de qualidade, de saúde e segurança no trabalho e meio ambiente.
Sobre os cursos técnicos
Vestuário
Tem como objetivo implementar e supervisionar o processo produtivo e participar do processo de desenvolvimento do produto, de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa, seguindo normas técnicas, de saúde e segurança do trabalho, princípios de gestão da qualidade, e de preservação ambiental.
O profissional poderá atuar em indústrias de confecção do vestuário, empresas de desenvolvimento de produtos e ateliês de costura, supervisionando o processo de confecção do produto conforme padrões de qualidade, em estúdios e na prestação de serviços como autônomo.
Qualidade
O técnico em qualidade é o profissional que elabora manuais, procedimentos, diagnósticos e relatórios dos processos de qualidade das empresas. Registra o controle da qualidade, em formulários específicos e de acordo com as normas e padrões preestabelecidos. Atua ainda na elaboração e execução da auditoria interna da qualidade e acompanha a auditoria externa. Identifica inconformidades em produtos e processos, suas possíveis causas, ações corretivas e preventivas, capacitando assim as equipes de trabalho das empresas para a disseminação da cultura da qualidade.
Ele pode atuar em indústrias, comércios e empresas prestadoras de serviços ou qualquer companhia que queira implementar a qualidade dentro dos seus processos ou procedimentos internos. Empresas nos mais variados ramos buscam por esse serviço, como: produtoras de eletrodomésticos, alimentícias, químicas e petroquímicas, produtoras de materiais plásticos, madeireiras e automobilísticas.
Eletrotécnica
A área de eletrotécnica é um ramo de Engenharia Elétrica que estuda o uso de circuitos formados por componentes elétricos e eletrônicos visando sempre, gerar, transmitir, distribuir e armazenar energia elétrica. O eletrotécnico pode trabalhar em indústrias metalúrgicas, assistência técnica, telecomunicações e até mesmo em construção civil. Contudo, as grandes oportunidades são as empresas voltadas a geração e distribuição de energia elétrica.
Inscrições podem ser feitas no site www.sc.senai.br/cursos2015. Informações sobre os cursos pelo telefone 0800 48 1212 ou pelo site www.sc.senai.br/cursos2015
Foto: Plinio Bordin
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br