Novo aplicativo desenvolvido em Blumenau estimula interatividade social

O Beevy, aplicativo voltado para interatividade social e desenvolvido em parceria entre empresas e programadores de Blumenau, acaba de ser lançado. O novo app aposta em um mecanismo pioneiro de funcionamento, que utiliza pontos fixos como referência para a localização de usuários, e não o posicionamento destes em relação uns aos outros, como fazem as ferramentas mais conhecidas. Ou seja, quando chegar a algum lugar cadastrado no Beevy, o usuário vai poder ver as outras pessoas que utilizam o aplicativo e que estão no mesmo lugar. Mas, só é possível essa visualização quando a pessoa estiver fisicamente no local.

“Se eu for ao parque Ramiro Ruediger, por exemplo, terei acesso a pessoas que usam o aplicativo, conhecendo-as ou não, e estejam ali naquele momento. Poderei ver o perfil delas e iniciar um contato”, explica o idealizador do aplicativo, Rodrigo Pereira. Um dos diferenciais da ferramenta, segundo ele, é que ela estimula não apenas o contato virtual, mas também o relacionamento pessoal.

Desenvolvido ao longo dos últimos dois anos, o projeto deu seus primeiros passos no Instituto Gene, incubadora de novos negócios sediada em Blumenau. Depois seguiu adiante por conta própria, vencendo obstáculos e desafios, até a publicação do aplicativo na Play Store, no último dia 25 de julho.

Como funciona o Beevy

Cada ponto fixo em relação ao qual o posicionamento do usuário é identificado representa um local público, podendo ser um bar, restaurante, casa noturna, cinema, shopping, praça pública ou outro lugar qualquer. Usando tecnologia conhecida, baseada na localização por satélite, o novo software inova na forma e nos mecanismos de utilização desta tecnologia, colocada a serviço de uma nova concepção de rede social. Beevy propõe maior interatividade entre pessoas que não se conhecem, oferecendo a elas uma ferramenta que facilita o contato entre indivíduos quando eles estão num mesmo lugar, ou antes mesmo de ir até este lugar.

O uso do aplicativo é bem simples. Em um mapa, diversos balões marcam os lugares programados para identificar a localização de usuários. Tocando sobre cada balão, é possível visualizar o lugar que ele representa e as pessoas que estão ali naquele momento. Quando já estiver em um local mapeado, o usuário verá na tela os demais usuários que também estão, automaticamente, ao abrir o aplicativo, de forma intuitiva e funcional. Visualizando o perfil de cada um, poderá se comunicar eles, independentemente de conhecê-los ou não.

O sistema de funcionamento do Beevy foi programado para fazer check in e check out automaticamente, com o objetivo de mostrar apenas os usuários que estejam em tempo real nos locais mapeados – existem ferramentas que oferecem listas de check in de amigos em locais públicos, mas elas restringem-se aos contatos pessoais do usuário e não trabalham com o conceito de simultaneidade. Assim, quando o usuário entra e sai de um lugar mapeado pelo Beevy, é adicionado e removido da tela de exposição de usuários pelo próprio aplicativo. Com isso, é possível conferir o local que mais agrada ao público do momento, antes mesmo de sair de casa ou do trabalho para ir até ele. Ou, já estando lá, se comunicar com as demais pessoas que também estejam.

Próximos passos

Por enquanto o aplicativo tem locais mapeados nas principais cidades do Vale do Itajaí e de Santa Catarina, onde foi desenvolvido. Até o final de setembro, estarão mapeadas também as capitais do Sul e do Sudeste, assim como os municípios da região com mais de 100 mil habitantes. Em seguida, será a vez de incluir lugares do restante do país no mapa da nova rede social. A meta é mapear todo o Brasil até o fim do ano. Depois o desafio passa a ser a expansão de fronteiras.

“É importante destacar que se trata de uma versão beta do aplicativo, cujo uso em massa está sendo testado pela primeira vez. Nesta fase, problemas no funcionamento podem surgir, assim como novas impressões do usuário podem aparecer”, observa Pereira.

 

 

Para colher a opinião de quem usa a ferramenta, tirar dúvidas e esclarecer aspectos de seu funcionamento, estão disponíveis conteúdos de apoio e canais de contato no endereço beevyapp.com – que pode ser acessado pelo próprio aplicativo.

 

rodrigo_pereira_credito_danielzimmermann_3 rodrigo_pereira_credito_danielzimmermann_4

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

Submit a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

You may use these HTML tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>






Presse - Todos os Direitos Reservados

Desenvolvido por: