O futuro da assessoria de imprensa na era digital

A mudança no perfil do consumidor contemporâneo exige cada vez mais do trabalho de comunicação das organizações, sejam elas públicas ou privadas. A tendência de todas as áreas que fazem parte do composto da comunicação organizacional aponta para o marketing de conteúdo. Publicidade, relações públicas e o próprio jornalismo praticado pelas assessorias de imprensa devem voltar os olhos para este tema nos próximos anos. Sobretudo as assessorias que, guiadas pelo fazer jornalístico, são as que possuem mais habilidade para promover ações estratégicas de marketing de conteúdo, voltadas agora não apenas para os jornalistas de redações, mas também para o público final.

 

Tornou-se necessário transformar as notícias estáticas em conversas diretas com o público-alvo. É o que podemos chamar de assessoria de imprensa digital: uma combinação da assessoria de imprensa tradicional com o marketing de conteúdo. É preciso contar histórias, envolver o público, promover o engajamento com as marcas. As redes sociais nos permitem maximizar as notícias como jamais ocorreu.

 

O offline pode ser estrategicamente levado ao online, incorporando os conteúdos adaptados da assessoria de imprensa para blogs, Facebook, Twitter, apresentações do Slideshare, publicações no LinkedIn e no Pinterest, etc. Mas, aqui, além de comunicar, é fundamental estar disposto a conversar, a trocar informações, a ouvir e a dialogar. Além disso, tão importante quanto: medir. É imprescindível mensurar os resultados e adaptar as ações a partir dessa avaliação, tendo como foco os objetivos estratégicos das organizações.

 

Não é mais opcional, é dever de quem trabalha com comunicação corporativa dominar esses conhecimentos. As assessorias de imprensa não podem mais se vender “apenas” como assessorias. Elas são estratégicas para alcançar os resultados pretendidos pelos clientes quando o assunto é atingir o público alvo por meio de uma exposição qualificada e assertiva. Com um trabalho bem realizado pela assessoria de imprensa digital, é possível promover campanhas multicanais, abrangendo todos os propósitos da marca, dando uma visão holística do perfil da empresa e direcionando a mensagem, de forma a atingir os resultados desejados.
A ideia não é deixar de lado o offline, mas complementar a comunicação fora e dentro da web, para que haja muito o que falar (bem) da marca em ambos os canais. Além disso, é preciso ter em mente que as práticas de comunicação na web, assim como fora dela, devem ter o objetivo de construir relacionamentos de longo prazo. Já começou uma nova era para as assessorias de imprensa e quem não estiver atento a essas mudanças certamente irá perder espaço no mercado.

 

IMGP1348

Por Cristiane Soethe

Jornalista com especialização em Gestão da Comunicação Empresarial, sócia da Presse Comunicação Empresarial.

 

Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br

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