O Observatório Social de Blumenau (Osblu) realizou nesta terça-feira (19) um evento de sensibilização e capacitação de novos voluntários. O objetivo foi o de atrair mais pessoas para auxiliar nos trabalhos da entidade e mostrar a importância da atuação do Osblu no combate à corrupção e no bom uso dos recursos públicos. Cerca de 30 pessoas, de diferentes áreas de formação, participaram do evento.
O presidente do Observatório, Avelino Lombardi Jr., apresentou todas as atividades do Osblu, a metodologia adotada pela entidade e destacou a importância dessa diversidade de formações para a uma fiscalização completa eficaz. Atualmente, o Observatório está mais focado na segunda fase de fiscalização, que é a análise e acompanhamento das licitações. De acordo com Lombardi Jr., hoje cerca de 80% das licitações municipais já passam pelo crivo do Osblu. Com os novos voluntários, a ideia é ampliar a atuação na primeira e terceira fase de compra ou contratação do município, que são a análise da real necessidade de aquisição do produto ou serviço e a conferência se o produto comprado ou serviço contratado estava de acordo com o licitado.
Felipe Bittencourt, empresário e voluntário do Osblu há um ano e meio, orientou os novos voluntários, que foram separados em oito grupos de trabalho nas áreas de: educação, engenharia e arquitetura, alimentação, informática, turismo, saúde, mobilidade urbana e meio ambiente. “Decidi ser voluntário para trazer um pouco da minha experiência de gestão para ser usada em defesa do dinheiro público”, destacou Biettencourt.
O matemático e empresário Maurício de Miranda também participou do evento de capacitação e disse que se interessou em ser voluntário dada a importância de se fiscalizar o poder público. “Faço parte do Rotary e conheci o Osblu em uma das reuniões, desde então me interessei em fazer parte do trabalho da entidade”, explicou.
Outra voluntária presente no evento de capacitação foi a dona de casa Alcione Kleine. “Vi o Osblu em uma entrevista na televisão e a importância de tudo que pode ser feito. Como sempre fui interessada por estes temas, decidi me voluntariar. Dona de casa também pode fazer a sua parte”, destacou.
Como ser voluntário
Quem quer ajudar a cidade a controlar e melhorar os gastos públicos, pode se inscrever e ser um voluntário do Osblu. A única exigência da entidade é que não se tenha vínculo partidário.
As atividades realizadas pelos voluntários são desenvolvidas de acordo com a sua disponibilidade de tempo, na área em que mais se interessam, e são coordenadas pela secretaria executiva da instituição. Em nenhum momento o voluntário se expõe perante as autoridades. “O Osblu coordena a distribuição, suporte e trabalho prático entre os núcleos estabelecidos no evento. Se o núcleo constatar um problema, ele relata à coordenação para que esta tome a atitude necessária”, explica o diretor do Osblu, Jorge Lobe.
Os interessados em serem voluntários podem fazer a inscrição pelo site www.osblu.org.br ou pela secretaria do Observatório. Mais informações pelo telefone (47) 3326-1230 ou no e-mail administrativo@osblu.org.br.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br