O Brasil está entre os 10 países que mais utilizam o Pinterest no mundo. São cerca de 60 milhões de usuários ativos mundialmente e um milhão de empresas. A grande maioria, aproximadamente 80%, do público é feminina. Além disso, o Pinterest é bastante popular entre pessoas com maior renda e educação de nível superior completa.
Mais do que um painel de fotos, ele é uma vitrine para sua empresa. Ao postar imagens, ou melhor, incluir Pins em seus boards (quadros) do Pinterest, leve em consideração o forte apelo visual da rede, dedicando tempo para uma boa seleção do que será publicado. A ideia para empresas é desenvolver quadros que sirvam de inspiração para utilização de seus produtos e despertem o desejo para a compra dos mesmos.
O que mais atrai o interesse do público no Pinterest, em ordem decrescente, segundo a RJ Metrics, são: imagens de comidas e bebidas; faça você mesmo (diy), artesanatos de forma geral; e decoração. Outro dado interessante sobre o Pinterest é que a maioria dos usuários continua fiel à rede há quatro anos seguidos, dedicando uma média de 14 minutos cada vez que acessa a plataforma.
Além disso, para quem quer bons resultados em mecanismos de busca, como o Google, o Pinterest também é um ótimo aliado, sendo um dos maiores geradores de referências em redes sociais, de acordo com o Shareaholic. Ele possibilita a inclusão de links no material publicado, o que auxilia na geração de tráfego para sites e blogs. Mas, é preciso também avaliar bem títulos, descrições e legendas, além de aplicar hashtags estratégicas e palavras-chave nas imagens. Tudo isso vai ajudar em sua estratégia de SEO e de marketing de conteúdo.
Uma forma de estimular a interação com o público é criar murais coletivos, onde outros usuários podem postar fotos. Lembre-se também de mostrar sua história e sua marca por meio de imagens atraentes; marcar presença nas categorias mais relevantes do Pinterest, sem deixar de manter vínculo com seu negócio; e criar conteúdo próprio.
Um dos grandes cases de sucesso do Pinterest é a Sephora, que vende 15 vezes mais pela rede do que pelo Facebook. Para atingir esse resultado, a empresa dá dicas de maquiagem; sugestões de especialistas e investe em campanhas em datas comemorativas, como o Dia das Mães.
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