Promovido pelo SESI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Dia V acontece em quatro cidades do Vale do Itajaí. A ação deve beneficiar cerca de dois mil trabalhadores das indústrias desses municípios. O Dia V é para trabalhadores e indústrias que fizeram a adesão pelo site, mas não puderam receber a vacina na empresa, por não possuir local adequado de acordo com a vigilância sanitária.
No sábado, dia 16, a ação será em Blumenau e Timbó. E no sábado seguinte, dia 23, será a vez de Pomerode e Indaial. O horário é das 9h às 16h. “Essa é uma importante ação da FIESC em parceria com o SESI voltada para a qualidade de vida do trabalhador da indústria catarinense. Precisamos garantir a saúde dos colaboradores”, afirma o vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Jr.
Locais para o Dia V
Blumenau
Clínica do Sesi, na Rua Ângelo Dias, 72 – Centro.
Timbó
Clínica do Sesi – Rua Venezuela, 74 – Centro
Indaial
ACID – Associação Empresarial de Indaial – Av. Manoel Simão, 863 – Nações
Pomerode
ACIP – Associação Empresarial de Pomerode – Rua Hermann Weege, 2113 – Centro
Campanha de Vacinação
A campanha de vacinação contra a gripe promovida pelo SESI/SC deve imunizar mais de 240 mil trabalhadores de três mil indústrias catarinenses. Na regional de Blumenau a expectativa é imunizar cerca de 31.300 trabalhadores a partir do dia nove de abril.
Prevenção
A produção de anticorpos contra a gripe se inicia depois de 14 dias da vacinação e o pico se dá de quatro e seis semanas, sendo que a imunização dura cerca de um ano. A médica da entidade, Elisa Martinez, destaca que os vírus da doença estão em constante mutação, por isso a imunização deve ser feita por todos anualmente. “As indústrias dependem de trabalhadores saudáveis para manter a produtividade. A vacina reduz o número de faltas por causa da doença, impactando diretamente no absenteísmo”, aponta Elisa.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), a influenza ocorre durante todo o ano, mas é mais frequente nos meses do outono e inverno, quando as temperaturas caem, principalmente no sul e sudeste do País. Durante uma epidemia sazonal de gripe, cerca de 5% a 15% da população é infectada, resultando em aproximadamente 3 a 5 milhões de casos graves por ano e de 250 a 500 mil mortes no mundo, principalmente entre idosos e portadores de doenças crônicas.
A prevenção contra a gripe depende também de outras ações. É importante manter a higiene, principalmente das mãos, e evitar lugares pouco arejados, além de buscar hábitos de vida saudáveis como uma alimentação equilibrada e a prática de atividades físicas.
Mais informações no site vacinacao.sesisc.org.br, pelo e-mail faleconosco@fiescnet.com.br ou por meio da Central de Atendimento 0800 48 1212. A campanha de vacinação contra a gripe é uma ação da Gerência da Qualidade de Vida do SESI/SC para a promoção de saúde e bem-estar dos trabalhadores catarinenses.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br