Marcelo Rodacki
Sócio-proprietário da WRodacki
É notável o desenvolvimento acelerado de novas tecnologias em todas as áreas do conhecimento. Assistentes virtuais inteligentes, carros autônomos, realidade virtual e aumentada, machine learning, inteligência artificial e computação quântica são exemplos de realidade que até pouco tempo eram obras de ficção científica.
Este desenvolvimento em larga expansão tem gerado uma oferta cada vez maior de soluções tecnológicas, inclusive na indústria da construção civil. Estar por dentro das principais tendências e novidades do setor é fundamental para acompanhar o mercado e se manter competitivo.
Com objetivo de reunir e divulgar as novidades da área, ocorrem anualmente e em paralelo os eventos Spar3D Expo & Conference, voltado para tecnologias 3D, e AEC Next Technology Expo + Conference com foco no mercado da construção civil. Por quase duas décadas, o SPAR 3D tem sido o principal evento internacional para a aplicação da tecnologia 3D na indústria. Na edição deste ano reuniram-se durante três dias aproximadamente 1.900 profissionais de 33 países. Foram mais de 80 sessões de conferência e 118 expositores apresentando o que há de mais moderno no mundo da tecnologia 3D.
A maior parte das soluções apresentadas giram em torno da captura de realidade através do escâner a laser 3D. O equipamento fixo terrestre, que oferece os maiores níveis de precisão, continua presente em versões cada vez menores, leves e com maior alcance e qualidade. O destaque neste ano fica por conta do Topcon GTL-1000, um escâner compacto integrado a uma estação total que pode ser operado por somente uma pessoa.
Complementar ao escâner fixo, o escâner móvel vem surgindo em versões numerosas que visam atender diversos mercados, cada um com sua especificidade. O NavVis M6 é um escâner sobre rodas baseado no sistema LIDAR, que ao ser conduzido por um operador escaneia os ambientes em movimento gerando uma nuvem de pontos. A GeoSLAM propõe soluções ainda mais versáteis como escâneres móveis de pouco mais de 1kg que não precisam de uma base. Baseados no sistema de localização e mapeamento simultâneo SLAM combinado com o LIDAR, o próprio operador carrega o equipamento na mão permitindo o acesso em locais estreitos.
Buscando oferecer uma solução mais econômica para um público que não necessita da precisão oferecida pelos escâneres a laser, encontramos o uso da fotogrametria na captura de realidade e geração de nuvem de pontos. A Matterport oferece um produto que escaneia ambientes utilizando fotografias e infravermelho. O registro das cenas e geração da nuvem são feitos em uma plataforma online própria. Outra solução é o uso do software Pix4D que permite a geração de nuvem de pontos a partir de diversos formatos de vídeo e fotografias, tanto por câmeras convencionais quanto de drones.
Os RPAs, popularmente conhecidos como drones, constituem outra linha de produtos de captura de realidade que tem se difundido rapidamente. A captura de dados com RPA pode se dar tanto através de câmeras fotográficas quanto com o uso de escâneres a laser. A Phoenix LIDAR Systems oferece uma solução combinada de RPA de asa fixa e multirotor em uma mesma aeronave através da linha TerraHawk. A coleta de dados utiliza o sistema LIDAR havendo a possibilidade de combinar com fotografias de alta resolução, dependendo do modelo.
A indústria da construção civil sofrerá grande impacto nos próximos anos com tecnologias cada vez mais acessíveis e versáteis. Não apenas a qualidade dos serviços deve aumentar, como também a segurança no canteiro de obras, a diminuição de retrabalhos, desperdícios materiais e financeiros, e a redução do tempo despendido em atividades sem valor agregado.
—
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br