Para evitar combinações desastrosas entre os rótulos de vinhos e espumantes nos pratos típicos de Natal e Ano Novo, o sommelier dá algumas dicas.
O prato mais clássico da ceia natalina, pode ser um verdadeiro desafio na hora de combinar com a bebida. Harmonizar vinhos e carnes de aves pode parecer simples, mas é preciso ficar atento, pois nem todas as aves são delicadas em sabor. O sommelier ressalta que no caso do peru natalino, que possui uma carne delicada e inclinada ao doce, a sugestão é um vinho tinto mais leve, como o Terranoble Reserva Pinot Noir 2017.
O cordeiro que também possui um espaço especial na ceia natalina, possui um sabor pronunciado e normalmente é preparado com receitas ricas em ingredientes, por isto, pede a harmonização com vinhos tintos mais encorpados, de boa estrutura e olfativamente intensos, como o Basilisco Teodosio Aglinico del Vulture 2013.
Para aqueles que preferem algo mais leve na mesa de natal, o bacalhau pode ser uma boa opção, pois se trata de um prato muito versátil e, dependendo da receita harmoniza bem com vinhos brancos ou tintos menos encorpados, como o Nicodemi Le Murate Montep. D’Abruzzo Colline Teramane 2017 e o Marques de Toledo Verdejo 2016.
Doces
Seja com frutas cristalizadas ou com gotas de chocolate, esse é um prato difícil de resistir nas festas de Natal e Ano Novo. Ao contrário do que muitos imaginam, o panetone fica ainda mais gostoso ao ser degustado com vinhos doces e espumantes. Para ficar ainda mais especial e delicioso, o doce pode ser acompanhado do Italiano Medici Ermete Lambrusco I Quercioli Dell’ Emilia Bianco Dolce.
Para a rabanada, o mais aconselhado é o francês Alain Brumont Torus Pacherenc du Vic-Bilh 2013. “A dica mais importante para harmonizar de forma correta, é prestar atenção na doçura dos vinhos, mas atenção, é preciso conter níveis parecidos com a do alimento”, sugere.
Para presentear
Além de ser uma excelente opção para as ocasiões festivas, um bom vinho e um bom espumante são também opções de presente sempre muito bem-vindas. Dentre as opções para presentear uma pessoa especial, os espumantes Vinícola Hermann Lírica Crua e o Les Vins Bréban Lavendette Rosé fazem sucesso entre os apaixonados pela bebida. Já para os que preferem um bom e agradável vinho branco, o Domaine Du Salvard Cheverny Le Vieux Clos é a dica do sommelier.
Decanter
Uma das maiores e mais destacadas importadoras de vinhos do Brasil, a Decanter foi eleita a Importadora do Ano, na edição anual de vinhos da revista Gula. Fundada em Blumenau, em 1997, conta com mais de 50 distribuidores por todo o país, além da rede de Enotecas Decanter.
Seriedade, respeito ao cliente e uma política de preços convidativos têm sidos alguns dos suportes desse crescimento. No entanto, é a esmerada seleção de vinhos que dá corpo à empresa.
Mais informações:
Presse Comunicação Empresarial – Assessoria de Imprensa
Blumenau – Santa Catarina
(47) 3041-2990 ou 3035-5482 | www.presse.inf.br