O que acontece com o Planejamento Estratégico se a liderança falhar

A implantação do planejamento estratégico não é certeza de sucesso para uma organização. É preciso também que toda a equipe esteja alinhada na maneira como busca os resultados. Somente com a presença de uma liderança eficaz é possível garantir a satisfação simultânea dos clientes, sociedade, colaboradores e acionistas. Com o foco neste cenário, o especialista Celso de Souza e Souza ministra palestra com o tema “O que acontece com o Planejamento Estratégico se a liderança falhar?”. O evento, que acontece no dia 21 de novembro, a partir das 19h, é promovido pela Câmara de Comércio e Indústria Brasil Alemanha de Santa Catarina.

A palestra será ministrada no Viena Park Hotel. O valor das inscrições, para associados, é R$10,00 e, para demais interessados, R$ 15,00. Para ser inscrever, é necessário entrar em contato pelo e-mail relac3.blu@ahkbrasil.com ou pelo telefone (47) 3336-4515.

Saiba mais sobre o palestrante

Celso de Souza e Souza é sócio proprietário da Souza Rocha – Soluções Educacionais e idealizador do escopo, seleção do conteúdo e metodologia de ensino da Liderança Diferenciada. Responde pela coordenação da equipe de consultores educacionais responsável pelo relacionamento e suprimento do mercado. Atua também como metodologista, educador e coach. É pedagogo com especializações em Recursos Humanos e em Dinâmica dos Grupos (SBDG). Formado em Coaching Integrado pela ICI, em Psicologia Aplicada a Negócios, Liderança Situacional e Liderança Situacional Avançada. É qualificado para aplicação do instrumento MBTI (Myers Briggs Type Indicator). Atuou na Coordenação Geral do PAEX – Programa Parceiros para a Excelência da Fundação Dom Cabral, em Santa Catarina.

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Bierland conquista medalha de ouro European Beer Star 2012

A cervejaria Bierland, de Blumenau (SC), acaba de receber mais um importante prêmio internacional. No dia 14 de novembro, o sócio da cervejaria, Eduardo Krueger e o bier sommelier Paulo Bettiol, foram a Nuremberg, na Alemanha, para receber a medalha de ouro conquistada com a Bierland Imperial Stout e a de prata da Bierland Bock, no European Beer Star, o mais respeitado concurso de cervejas do mundo.

No European Beer Star, as cervejas são avaliadas com base em critérios sensoriais, como cor, aroma e sabor. Todas as cervejas são degustadas por um júri composto por mestres cervejeiros, sommeliers de cerveja e conhecedores de cerveja credenciados. Os 98 especialistas avaliaram as cervejas às cegas e pontuaram as amostras de acordo com o estilo de cerveja avaliado.

No total foram avaliadas 1.366 cervejas de 45 países, em 50 categorias diferentes, o que representa uma aumento de 17% no número de competidores da Alemanha e 28% de outros países, com relação ao ano anterior, com isso, ano a ano a disputa se torna mais acirrada.
O European Beer Stars existe desde 2004 e é organizado pelas Associações de Cervejarias Privadas em cooperação com a Associação de Pequenas Cervejarias Independentes da Europa, com o propósito de honrar a diversidade única de cervejas e apresentá-las ao mundo. O concurso contempla cervejarias de todo o mundo que estão comprometidas com a arte tradicional europeia da fabricação de cerveja.

Sobre a Bierland

Localizada em Blumenau (SC), a Cervejaria Bierland surgiu da iniciativa de três sócios. Foi inaugurada em agosto de 2003, traduzindo o nome significa “Terra da Cerveja” uma homenagem à cidade onde está localizada.

Atualmente a Bierland produz oito tipos de cerveja: Pilsen, Bock, Weizen, Pale Ale, Vienna, Imperial Stout, Strong Golden Ale e Blumenau, esta última inspirada em uma receita do século XIX trazida pelos imigrantes alemães para a região do Vale do Itajaí. As bebidas da cervejaria blumenauense podem ser encontradas em todos os estados das regiões Sul e Sudeste, além de outras regiões, tais como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, e em alguns pontos do Nordeste do país.

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Mais informações: www.bierland.com.br
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Câmara Brasil-Alemanha celebra cinco anos em SC gerando negócios entre os dois países

A data é um marco na história da entidade, que atua no fortalecimento dos laços entre Santa Catarina e a Alemanha.

A Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina (AHK) chega a um ponto importante de sua história. Neste mês de novembro, a entidade comemora cinco anos de atividades e, por isso, no dia 22, empresários da região e associados se reúnem para celebrar a data e conhecer os projetos para o próximo ano. Na ocasião, também será apresentado um vídeo institucional, desenvolvido pela instituição, que mostra as potencialidades de Santa Catarina. Hoje, com 75 associados, é considerada a Câmara que mais cresce no Brasil, em diferentes aspectos, como em relação ao próprio número de empresas parcerias, na realização de eventos e na forma como se mantém financeiramente.

Sediada em Blumenau (SC), a entidade atende a cidades de todo o Estado. O trabalho tem a intenção de contribuir para a intensificação das relações econômicas entre o Brasil e a Alemanha. “Decidimos trazer esta unidade para Santa Catarina durante o Encontro Brasil-Alemanha, que aconteceu em 2007. Naquela época, percebemos a necessidade da constituição de um endereço físico, onde seria possível realizar negócios, fomentar a capacitação de profissionais e, por meio do trabalho de uma equipe qualificada, encurtar as distâncias entre nosso Estado e a Alemanha”, explica o diretor honorário, Sérgio Waldrich.

Para o gerente regional da entidade Otfried Schnabel, o principal objetivo da AHK é o crescimento constante. “Nossas atividades são voltadas para o fortalecimento dos laços entre organizações dos mais diferentes segmentos, além de contribuir para que o Estado seja identificado como o espaço ideal para abrigar empresas empreendedoras e receber investidores”.

Atualmente, a entidade conta com empresas associadas de capital ou know-how alemão instaladas no Brasil e empresas brasileiras com interesses na Alemanha, e age como base para a diversificação dos negócios de seus associados, na atração de investimentos, na ampliação do comércio bilateral e no incentivo à cooperação entre os países do Mercosul e da União Europeia.

Confira os principais pontos que marcaram a trajetória da entidade

2007 – Pela primeira vez, aconteceu na cidade de Blumenau, no mês de novembro, o Encontro Brasil-Alemanha, quando o ex-cônsul honorário da Alemanha, Hans Prayon, foi reconhecido como personalidade Brasil Alemanha. Naquele mesmo mês, foi criada a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha de Santa Catarina.

– Realização da primeira Campanha de Trainees. Desde o início, participantes de Santa Catarina, entre eles Cibeli Oliveira, Thiago Reitz, Jean Carlos Paulo e André H. dos Santos, foram vencedores em âmbito nacional e realizaram um estágio de três meses em Frankfurt, na Alemanha.

2008 – A entidade deu início à realização das reuniões-almoço, encontros que se consolidaram no calendário dos principais executivos de Blumenau. Ao longo dos últimos anos, palestraram para profissionais da região executivos de diferentes empresas, como Hamburg Süd, Bunge Alimentos e Allianz Seguros. No mesmo ano, foi publicado o primeiro Relatório de Atividades da Câmara, referente ao período de 2008/2009.

2009 – Foi criado o conselho da entidade e eleito Sérgio Waldrich, como diretor honorário. Também foram estabelecidos o Grupo de Intercâmbio e Experiência das Secretárias Executivas e o Grupo de Trabalho de Meio Ambiente.

2010 – Pela primeira vez, a entidade promove o AHK Business Lounge, durante a Oktoberfest. O objetivo é promover um espaço para reforçar a marca das associadas perante os clientes, em um ambiente tipicamente alemão. Desde a criação, diferentes empresas já apostaram neste projeto, entre elas estão: T-Systems, Dudalina, Kienbaum, Altenburg, Allianz Seguros, Porto Itapoá, Senior Sistemas e Trip Service.

2011 – Deu-se início à realização do Programa Senior Experten Service, com a vinda de Jochen Lehmann para a Universidade Regional de Blumenau – Furb. O SES leva a experiência de profissionais de renome já aposentados da Alemanha para aproximadamente 160 países a baixíssimos custos. A empresa deve arcar apenas com passagem aérea, os custos locais (hospedagem, alimentação e transporte), uma diária ao consultor e uma taxa administrativa, que varia de acordo com o tamanho e capacidade da empresa. O SES foi criado no início dos anos 80 e já teve mais de 25.000 missões realizadas ao redor do mundo, sendo aproximadamente 47% destas voltadas para a área industrial.

– Foi realizada a parceria com o Instituto Cultural Brasil Alemanha – ICBA, para realização do Ano Preparatório Intensivo – API, curso com foco na formação de mão de obra qualificada. O API disponibiliza ao mercado jovens talentos, lideranças capacitadas no idioma alemão e em disciplinas como economia nacional e europeia, responsabilidade social, português e inglês. Durante o curso, os alunos fazem uma viagem de duas semanas para a Alemanha, quando participam de um curso intensivo.

– A AHK de Santa Catarina recebe a delegação da IHK, com a participação de empresários da região da Saxônia. No mesmo ano, Otfried Schnabel se torna gerente regional da entidade. Também foi criado o GIE de Sustentabilidade e publicado o segundo Relatório de Atividades, relacionado ao período de 2010/2011.

2012 – Foi realizada a reorganização do departamento de Projetos Internacionais; houve um aumento considerado no número de eventos promovidos, além do fortalecimento dos projetos SES e Plataforma de Entrada no Mercado Alemão – PEMA. A entidade também recebeu uma delegação têxtil alemã e o presidente da Câmara Brasil Alemanha nacional, Weber Porto. Foi implantada a newsletter eletrônica e a Câmara também foi inserida nas redes sociais. No próximo dia 22 de novembro, haverá o lançamento oficial do vídeo institucional, desenvolvido pela entidade, que mostra as potencialidades do Estado a possíveis investidores e empresários.

Para saber mais sobre a Câmara Brasil-Alemanha de Santa Catarina, entre em contato com o escritório de Blumenau, pelo telefone (47) 3336-4515 ou email ahksantacatarina@ahkbrasil.com.

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Como incluir pessoas com deficiência nas empresas

Seminário debate boas práticas e cumprimento da legislação. Multas podem chegar a R$ 500 mil.

Dados do Censo do IBGE de 2010 revelam que quase 24% da população brasileira – 45,6 milhões de pessoas – têm algum tipo de deficiência. A inserção dessas pessoas no mercado de trabalho ainda é um desafio. Desde 1991 existe uma lei no Brasil que obriga as empresas com mais de 100 funcionários a contratarem pessoas com deficiência. A lei prevê que uma determinada quantidade de vagas, que varia de 2% a 5% do número total de funcionários, deve ser reservada para pessoas com deficiência.

Para debater esse assunto e buscar alternativas para a inclusão da pessoa com deficiência nas empresas, o Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib (Associação Empresarial de Blumenau) promove, no dia 20 de novembro, um seminário. Serão apresentadas boas práticas de inclusão e informações sobre as cotas para reabilitados – quem sofreu alguma diminuição de capacidade laborativa – e pessoas com deficiência. Entre os cases a serem apresentados estão os do Senai de Osasco (SP), Cremer, Portobello e Embraco.

“Temos a preocupação de, por um lado, cumprir o que a legislação determina e, por outro, qualificar a mão-de-obra composta por pessoas com deficiência, que muitas vezes não têm oportunidade de se aperfeiçoar em uma profissão”, destaca a coordenadora do Núcleo, Patrícia Gonçalves. Em 2013, mais de 150 empresas localizadas em Blumenau devem ser fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho e Emprego, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho. As multas para empresas que não atendem à legislação pode chegar a R$ 500 mil.

O evento é direcionado a empresários, profissionais de saúde e segurança do trabalho, RH, advogados e contabilistas. O seminário acontece na Fundação Fritz Müller, das 8h às 17h. O investimento é de R$ 50,00 para associados Acib ou Simmmeb e R$ 70,00 não associados. Informações pelo email eventos@acib.net ou telefone (47) 3326-1230.

Agenda
Seminário: Inclusão da pessoa com deficiência
Data: 20 de novembro
Horário: das 8h às 17h
Local: Fundação Fritz Müller
Informações: (47) 3326-1230
Promoção: Núcleo de Segurança e Saúde do Trabalho da Acib

Saiba mais sobre a legislação
A lei 8213 de 1991 dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social e dá outras providências. No artigo 89 a lei determina que a habilitação e a reabilitação profissional e social deverão proporcionar ao beneficiário incapacitado parcial ou totalmente para o trabalho, e às pessoas portadoras de deficiência, os meios para a (re)educação e de (re)adaptação profissional e social indicados para participar do mercado de trabalho e do contexto em que vive.

Já o artigo 93 da mesma lei prevê que a empresa com 100 ou mais empregados está obrigada a preencher de 2% a 5% dos seus cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência, habilitadas, na seguinte proporção:
– até 200 empregados: 2%
– de 201 a 500 empregados: 3%
– de 501 a 1.000 empregados: 4%
– acima de 1.000 empregados: 5%

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Enoteca Decanter Balneário Camboriú comemora cinco anos

Jantar Harmonizado celebra a data.

No dia 14 de novembro, a Enoteca Decanter Balneário Camboriú realiza um jantar harmonizado em comemoração aos cinco anos de sucesso divulgando o mundo dos vinhos. O evento será conduzido pelo sommelier bicampeão brasileiro, Guilherme Corrêa.

O especialista selecionou os mais importantes vinhos italianos, eleitos recentemente entre os dez melhores vinhos da Itália pelo concurso “Best Italian Wine Awards 2012”, para compor o cardápio. A comemoração terá início às 20h30 na própria Enoteca, que está localizada na Rua 4.600, número 89 – Barra Sul – Balneário Camboriú – Telefones: 9979-0321 / 3360-0206.

Entre as opções do cardápio, canapés harmonizados com Giulio Ferrari Riserva del Fondatore 2001; vieiras gratinadas ao molho de ervas finas com Vitovska 2009; bacalhau cremoso acompanhado de Trebbiano d´Abruzzo 2007; e cheesecake de frutas com Vecchio samperi Ventennale .

A Enoteca

A Enoteca da Decanter apresenta, em um só local, mais de mil rótulos exclusivos, de 14 países diferentes.

A Decanter

Fundada em Blumenau em 1997, a Decanter é uma das maiores importadora de vinhos finos do país e é a primeira na região Sul do Brasil. Com mais de 40 distribuidores, reúne cerca de 180 produtores de 20 países diferentes, em mais de mil e duzentos rótulos.

A matriz se situa em Blumenau, com filiais em Florianópolis e São Paulo. Conta também com ampla rede de distribuidores e 22 Enotecas: em Balneário Camboriu, Belém, Belo Horizonte, Blumenau, Brasília, Brusque, Campo Grande, Cuiabá, Curitiba Barigui, Curitiba Batel, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Joinville, Londrina, Marília, Piracicaba, Porto Alegre, Rio Preto, Santos, São Bento do Sul, São José e São Paulo.

Acesse www.decanter.com.br e saiba mais sobre a importadora.

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